Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843 |
Resumo: | The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view. |
id |
UFPA_b3bb619d3f21fd55b36c182daa5d8f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1843 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:35Z2011-03-23T21:19:35Z2007-03-23SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view.A atual dinâmica sociocultural tem pressionado o ensino para formar cidadãos críticos e compromissados com o bem estar coletivo. Privilegiando esse tipo de formação, apresenta-se como alternativa na Educação em Ciências a prática pedagógica das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (11 R) apoiada nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Na presente pesquisa, analiso a aplicação de uma IIR, cujo tema foi "reciclagem de lixo urbano", numa turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação foi registrada em um diário de bordo, questionários e o produto elaborado pelos estudantes. Os resultados mostraram alguns desafios impostos aos sujeitos participantes, como o ensino centrado no professor, a organização do tempo, a adoção de uma prática interdisciplinar em contexto disciplinar e o cumprimento de tarefas em equipe; indicaram a necessidade de se assumir compromissos quando se considera uma perspectiva de cooperação em sala de aula, tais como o estabelecimento de um clima favorável para a aprendizagem, a disponibilização de recursos humanos, materiais e audiovisuais, o abandono de zonas de conforto e a responsabilidade pela própria aprendizagem; além disso, evidenciaram aspectos na aprendizagem potencializados pela experiência, relacionados ao desenvolvimento de conteúdos da formação para a cidadania, como a visão humanista, a argumentação crítica e a ecocidadania.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOCiênciaReaproveitamentoCidadaniaEducação de adultoDesafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbanoChallenges, potentialities and commitments of a pedagogical experience for the formation citizen: practical CTS constructed from an island to interdisciplinar of rationality on recycling of the urban garbage.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRITO, Licurgo Peixoto dehttp://lattes.cnpq.br/5100592138044970http://lattes.cnpq.br/8867297427981798SOUSA, Rogério Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdfDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdfapplication/pdf7239261http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/1/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf8ce477470167cc1e689590a85039ebdcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txtDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txtExtracted texttext/plain460482http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/5/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txt0c51cbced20140c4bb397b88e601b1e7MD552011/18432018-02-27 09:59:38.04oai:repositorio.ufpa.br:2011/1843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-27T12:59:38Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Challenges, potentialities and commitments of a pedagogical experience for the formation citizen: practical CTS constructed from an island to interdisciplinar of rationality on recycling of the urban garbage. |
title |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
spellingShingle |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano SOUSA, Rogério Gonçalves de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Ciência Reaproveitamento Cidadania Educação de adulto |
title_short |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
title_full |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
title_fullStr |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
title_full_unstemmed |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
title_sort |
Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano |
author |
SOUSA, Rogério Gonçalves de |
author_facet |
SOUSA, Rogério Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BRITO, Licurgo Peixoto de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5100592138044970 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8867297427981798 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Rogério Gonçalves de |
contributor_str_mv |
BRITO, Licurgo Peixoto de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Ciência Reaproveitamento Cidadania Educação de adulto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Reaproveitamento Cidadania Educação de adulto |
description |
The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/1/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/5/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ce477470167cc1e689590a85039ebdc 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 0c51cbced20140c4bb397b88e601b1e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771993412927488 |