Formação de professores e relações étnico-raciais: estudo sobre as produções científicas do período de 2003-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Nicelma Josenila Costa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10891
Resumo: Este trabalho inspeciona o tema formação de professores, mediante o recorte a partir do objeto estado da arte sobre formação de professores e relações étnico-raciais, publicizadas entre 2003 à 2013, em periódicos com qualificação entre A1 à B5, teses e dissertações e eventos vinculados à temática havidos no período que demarca dez anos de promulgação da Lei n. 10.639/2003. Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, durante o período de 2003 à 2013, que demarca dez anos de vigência da Lei n. 10.639/2003. Ancorados a este, os objetivos específicos tencionam distinguir que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos periódicos qualificados, nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino; identificar a conformação destas discussões em teses e dissertações no que tange a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas; relacionar os trabalhos publicados em eventos situando aspectos presentes na literatura especializada, estruturantes na produção de sentidos que circulam nesse campo. O problema que desencadeia essa pesquisa ampara-se na necessidade de intensificação de estudos dessa natureza os quais demandam a análise da produção em determinados campos. Nesse aspecto, as questões de investigação que permearão esta tese doutoral, inquirem: Que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino? Qual a conformação destas discussões em relação a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas? Que aspectos presentes na literatura especializada estruturam os sentidos que circulam nesse campo? Em face da problemática apresentada, esse estudo pauta-se na tese de que, os tensionamentos mobilizados na legitimação do campo, em face da promulgação da Lei n. 10.639/2003 apresentam em sua conformação pautas que emergem de demandas historicamente silenciadas. Em meio às disputas pelo protagonismo de temáticas urgentes e caras a questão da diversidade no âmbito da educação brasileira, a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores em interseção com as relações étnico-raciais, balizada pela produção de artigos em revistas qualificadas, em teses e dissertações e em publicações em eventos, impõe deslocamentos que supõem modos de percepção, e que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores e nas práticas docentes destes. Para leitura do objeto da presente proposta, serão adotados como aporte teórico-metodológico, as formulações sobre poder simbólico, habitus e campo em Pierre Bourdieu (1983, 1998, 1999, 2003); representações em Chartier (1991, 1994), formação de professores e relações étnico-raciais em Gomes (2001, 2003, 2004, 2005, 2011, 2012); Cavalleiro (2000); Coelho (2009, 2010, 2014); Coelho e Coelho (2013, 2013a, 2014) e nos estudos do tipo estado da arte em André (2001, 2002, 2009, 2010) ; Brzezinski, Garrido, et. al.(2006) ; Brzezinski (2014). O aporte metodológico será amparado em Bardin (2008), mediante a adoção de algumas técnicas da Análise de Conteúdo para tratamento das informações que serão levantadas por meio da análise do mapeamento da produção acadêmica sobre formação de professores e relações étnico-raciais. Os resultados indicam que, embora pareça “existir um divórcio, ou um hiato enorme, entre essas pesquisas e a realidade de uma parcela significativa dos cursos de formação de professores, notadamente nas diferentes licenciaturas.” (SISS, 2005,p.10-11) a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores e relações étnico-raciais, registrada nos elementos que compõem o corpus desta investigação, impõe deslocamentos que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores, representando uma matriz de percepção conformando o campo.
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Este trabalho, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar o percurso da literatura especializada sobre a temática formação de professores e relações étnico-raciais, durante o período de 2003 à 2013, que demarca dez anos de vigência da Lei n. 10.639/2003. Ancorados a este, os objetivos específicos tencionam distinguir que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos periódicos qualificados, nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino; identificar a conformação destas discussões em teses e dissertações no que tange a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas; relacionar os trabalhos publicados em eventos situando aspectos presentes na literatura especializada, estruturantes na produção de sentidos que circulam nesse campo. O problema que desencadeia essa pesquisa ampara-se na necessidade de intensificação de estudos dessa natureza os quais demandam a análise da produção em determinados campos. Nesse aspecto, as questões de investigação que permearão esta tese doutoral, inquirem: Que feições são conferidas à produção acadêmica publicizada nos dez anos de vigência da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino? Qual a conformação destas discussões em relação a recorrências, a aportes teórico-metodológicos acionados e às perspectivas delineadas? Que aspectos presentes na literatura especializada estruturam os sentidos que circulam nesse campo? Em face da problemática apresentada, esse estudo pauta-se na tese de que, os tensionamentos mobilizados na legitimação do campo, em face da promulgação da Lei n. 10.639/2003 apresentam em sua conformação pautas que emergem de demandas historicamente silenciadas. Em meio às disputas pelo protagonismo de temáticas urgentes e caras a questão da diversidade no âmbito da educação brasileira, a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores em interseção com as relações étnico-raciais, balizada pela produção de artigos em revistas qualificadas, em teses e dissertações e em publicações em eventos, impõe deslocamentos que supõem modos de percepção, e que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores e nas práticas docentes destes. Para leitura do objeto da presente proposta, serão adotados como aporte teórico-metodológico, as formulações sobre poder simbólico, habitus e campo em Pierre Bourdieu (1983, 1998, 1999, 2003); representações em Chartier (1991, 1994), formação de professores e relações étnico-raciais em Gomes (2001, 2003, 2004, 2005, 2011, 2012); Cavalleiro (2000); Coelho (2009, 2010, 2014); Coelho e Coelho (2013, 2013a, 2014) e nos estudos do tipo estado da arte em André (2001, 2002, 2009, 2010) ; Brzezinski, Garrido, et. al.(2006) ; Brzezinski (2014). O aporte metodológico será amparado em Bardin (2008), mediante a adoção de algumas técnicas da Análise de Conteúdo para tratamento das informações que serão levantadas por meio da análise do mapeamento da produção acadêmica sobre formação de professores e relações étnico-raciais. Os resultados indicam que, embora pareça “existir um divórcio, ou um hiato enorme, entre essas pesquisas e a realidade de uma parcela significativa dos cursos de formação de professores, notadamente nas diferentes licenciaturas.” (SISS, 2005,p.10-11) a visibilidade conferida ao debate acerca da formação de professores e relações étnico-raciais, registrada nos elementos que compõem o corpus desta investigação, impõe deslocamentos que engendram práticas e/ou habitus, internalizados nos processos de formação de professores, representando uma matriz de percepção conformando o campo.This work examines the theme of teacher education, through the cut from the state-of-the-art object on teacher education and ethnic-racial relations, published between 2003 and 2013, in periodicals with A1 to B5 qualifications, theses and dissertations and related events in the period that marked ten years of enactment of Law n. 10,639 / 2003. The purpose of this bibliographical study is to analyze the literature on the subject of teacher training and ethnic-racial relations during the period 2003 to 2013, which marks ten years of Law no. 10,639 / 2003. Anchored to this, the specific objectives intend to distinguish what features are conferred on the academic production published in the qualified journals, during the ten years of the law that establishes the obligation to include the theme of Afro-Brazilian History and Culture in the official curriculum of the educational network; to identify the conformation of these discussions in theses and dissertations regarding recurrences, theoretical-methodological contributions and the outlined perspectives; to relate the works published in events situating aspects present in the specialized literature, structuring in the production of meanings that circulate in this field. The problem that triggers this research is based on the need to intensify studies of this nature which demand the analysis of production in certain fields. In this aspect, the research questions that will permeate this doctoral thesis, inquire: What features are conferred on the academic production published in the ten years of the law that establishes the obligation to include the topic of Afro-Brazilian History and Culture in the official curriculum of the network of teaching? What is the conformation of these discussions in relation to recurrences, the theoretical-methodological contributions and the outlined perspectives? What aspects present in the specialized literature structure the meanings that circulate in this field? In view of the problematic presented, this study is based on the thesis that, the tensions mobilized in the legitimation of the field, in view of the enactment of Law no. 10,639 / 2003 present in their conformation guidelines that emerge from historically silenced demands. Amidst the disputes over the urgent and expensive themes of the issue of diversity in Brazilian education, the visibility given to the debate about the formation of teachers in intersection with ethnic-racial relations, marked by the production of articles in qualified journals, in theses and dissertations and publications in events, imposes displacements that assume modes of perception, and that generate practices and / or habitus, internalized in the teacher training processes and in the teaching practices of these. For the purpose of reading the object of the present proposal, the formulations on symbolic power, habitus and field in Pierre Bourdieu (1983, 1998, 1999, 2003) will be adopted as a theoretical-methodological contribution; representations in Chartier (1991, 1994), teacher training and ethnic-racial relations in Gomes (2001, 2003, 2004, 2005, 2011, 2012); Cavalleiro (2000); Coelho (2009, 2010, 2014); Coelho and Coelho (2013, 2013a, 2014) and state-of-the-art studies in André (2001, 2002, 2009, 2010); Brzezinski, Garrido, et. al. (2006); Brzezinski (2014). The methodological contribution will be supported by Bardin (2008), through the adoption of some techniques of Content Analysis to treat the information that will be raised through the analysis of the mapping of academic production on teacher training and ethnic-racial relations. The results indicate that, although it seems "there is a divorce, or a huge gap, between these researches and the reality of a significant part of the teacher training courses, especially in the different degrees" (SISS, 2005, p.10-11). ), the visibility given to the debate about the formation of teachers and ethnic-racial relations, registered in the elements that compose the corpus of this investigation, imposes displacements that engender practices and / or habitus, internalized in the processes of teacher training, representing a matrix of perception conforming the field.FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e PesquisasporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVASEDUCAÇÃOEstado da arteFormação de ProfessoresRelações étnico-raciaisProdução acadêmicaMapeamentoFormação de professores e relações étnico-raciais: estudo sobre as produções científicas do período de 2003-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCOELHO, Wilma de Nazaré Baíahttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088http://lattes.cnpq.br/4700018914880466BRITO, Nicelma Josenila Costa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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