Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877
Resumo: A presente pesquisa visa investigar as possibilidades de utilização de mídias móveis digitais como interfaces de criação para a dança contemporânea. Foram propostos experimentos com a Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará, em que os 10 sujeitos participantes vivenciaram relações de criação de imagens corporais fotográficas e videográficas de si e dos outros, numa proposta de recriação das visões sobre corpo e a dança na composição coreográfica contemporânea. As pesquisas de movimento e criação coreográfica se davam a partir da visualização das imagens produzidas a partir do uso dialógico de mídias móveis digitais. Os experimentos, intitulados “Videocoreográficos”, dividiram-se em três momentos: Experimentos Videocoreográficos 1 no qual se desenvolveu possibilidades criativas com a câmera fixa e Experimentos Videocoreográficos 2 a partir do uso dos movimentos de câmera e de seus filtros e efeitos. Cada uma dessas etapas culminou na criação de pequenos videodanças aqui chamados de “videocorporeidades” que foram utilizados na elaboração de uma instalação cênica interativa que, somada ao registro simultâneo da experimentação corporal dos intérpretes-criadores, resultou nos Experimentos Videocoreográficos 3. O resultado estético proveniente dessa experimentação foi a hipermediação e hiperimediatização tecnológica do corpo e da dança. Prática que foi nomeada de hipercoreografia.
id UFPA_e7d3eb60970f50aec9d7cd0031449f23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7877
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-03-16T14:37:32Z2017-03-16T14:37:32Z2013-06-19CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento. Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877A presente pesquisa visa investigar as possibilidades de utilização de mídias móveis digitais como interfaces de criação para a dança contemporânea. Foram propostos experimentos com a Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará, em que os 10 sujeitos participantes vivenciaram relações de criação de imagens corporais fotográficas e videográficas de si e dos outros, numa proposta de recriação das visões sobre corpo e a dança na composição coreográfica contemporânea. As pesquisas de movimento e criação coreográfica se davam a partir da visualização das imagens produzidas a partir do uso dialógico de mídias móveis digitais. Os experimentos, intitulados “Videocoreográficos”, dividiram-se em três momentos: Experimentos Videocoreográficos 1 no qual se desenvolveu possibilidades criativas com a câmera fixa e Experimentos Videocoreográficos 2 a partir do uso dos movimentos de câmera e de seus filtros e efeitos. Cada uma dessas etapas culminou na criação de pequenos videodanças aqui chamados de “videocorporeidades” que foram utilizados na elaboração de uma instalação cênica interativa que, somada ao registro simultâneo da experimentação corporal dos intérpretes-criadores, resultou nos Experimentos Videocoreográficos 3. O resultado estético proveniente dessa experimentação foi a hipermediação e hiperimediatização tecnológica do corpo e da dança. Prática que foi nomeada de hipercoreografia.The current research aims to investigate the possibilities on digital mobile media uses as interfaces for creation in contemporary dance. Some experiments have been proposed to Companhia Moderno de Dança, from Belém, Pará, where the 10 participating subjects experienced relations on photographic and videographic corporal image creation, of themselves and others, in a proposal of recreation of views upon the body and the dance in the choreographic composition. The researches in movement and choreographic creation were understood by the visualization of images produced by the dialogic use of mobile digital media. The experiments, titled as “Videochoreographics”, were divided into three moments: Videochoreographic Experiments 1, in which creative possibilities have been developed with a fixed camera, and Videochoreographic Experiments 2, made up from the use of the camera movements and its filters and effects. Each one of these stages has culminated in the creation of short videodances, here called “videocorporeities”, which have been used for the elaboration of an interactive scenic installation that, added to the simultaneous registry of the corporal experimentation of the interpreters-creators, has resulted as the Videographic Experiments 3. The aesthetic result come from this experimentation was the technological hypermediation and hypermediatization of the body and the dance; such practice has been name as hyperchoreography.FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e PesquisasporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEODançaCoreografiaImagem digitalVídeocoreografiaImagem corporalCorpo e dançaCompanhia Moderno de DançaBelém - PAPará - EstadoHipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSAPUCAHY, Ana Flávia Mendeshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776http://lattes.cnpq.br/7318017690334785CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdfDissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdfapplication/pdf2105120http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/1/Dissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf8e5a19ba84a198ffe1ef049ffbc45c3eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf.txtDissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf.txtExtracted texttext/plain288911http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/6/Dissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf.txtdbe91cafbf96f3a7fa90b7b062bdb81dMD562011/78772018-04-24 19:58:27.295oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-04-24T22:58:27Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
spellingShingle Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
title_short Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_full Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_fullStr Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_full_unstemmed Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_sort Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
author CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
author_facet CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6144243746546776
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7318017690334785
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
contributor_str_mv SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
description A presente pesquisa visa investigar as possibilidades de utilização de mídias móveis digitais como interfaces de criação para a dança contemporânea. Foram propostos experimentos com a Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará, em que os 10 sujeitos participantes vivenciaram relações de criação de imagens corporais fotográficas e videográficas de si e dos outros, numa proposta de recriação das visões sobre corpo e a dança na composição coreográfica contemporânea. As pesquisas de movimento e criação coreográfica se davam a partir da visualização das imagens produzidas a partir do uso dialógico de mídias móveis digitais. Os experimentos, intitulados “Videocoreográficos”, dividiram-se em três momentos: Experimentos Videocoreográficos 1 no qual se desenvolveu possibilidades criativas com a câmera fixa e Experimentos Videocoreográficos 2 a partir do uso dos movimentos de câmera e de seus filtros e efeitos. Cada uma dessas etapas culminou na criação de pequenos videodanças aqui chamados de “videocorporeidades” que foram utilizados na elaboração de uma instalação cênica interativa que, somada ao registro simultâneo da experimentação corporal dos intérpretes-criadores, resultou nos Experimentos Videocoreográficos 3. O resultado estético proveniente dessa experimentação foi a hipermediação e hiperimediatização tecnológica do corpo e da dança. Prática que foi nomeada de hipercoreografia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T14:37:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-16T14:37:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento. Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877>. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento. Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877>. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/1/Dissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7877/6/Dissertacao_HipercoreografiasCorpoImagem.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e5a19ba84a198ffe1ef049ffbc45c3e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
dbe91cafbf96f3a7fa90b7b062bdb81d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771896002314240