O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 |
Resumo: | O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados. |
id |
UFPA_f03d30614b05c01a459912e9530a42f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/14661 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2022-08-26T12:02:18Z2022-08-26T12:02:18Z2020-06AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces.UFPA - Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe#reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAComunicação e CulturaCulturaPublicidadeAmazônia CulturePublicityAmazonO marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na AmazôniaForest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject29http://lattes.cnpq.br/2605877670235703AMARAL FILHO, OtacílioORIGINALArtigo_MarketingFlorestaPromessa.pdfArtigo_MarketingFlorestaPromessa.pdfapplication/pdf582741http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/1/Artigo_MarketingFlorestaPromessa.pdf8d0927ec14bf6615f93cc2529c05aa55MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146612022-08-26 10:08:46.302oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T13:08:46Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Forest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazon |
title |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
spellingShingle |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia AMARAL FILHO, Otacílio Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura |
title_short |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_full |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_fullStr |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_full_unstemmed |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
title_sort |
O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia |
author |
AMARAL FILHO, Otacílio |
author_facet |
AMARAL FILHO, Otacílio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2605877670235703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMARAL FILHO, Otacílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Publicidade |
topic |
Cultura Publicidade Amazônia Culture Publicity Amazon Comunicação e Cultura |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Amazônia Culture Publicity Amazon |
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação e Cultura |
description |
O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T12:02:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4285 |
identifier_str_mv |
AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:. 2236-4285 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Compós |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe# |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/1/Artigo_MarketingFlorestaPromessa.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d0927ec14bf6615f93cc2529c05aa55 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771926016753664 |