O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL FILHO, Otacílio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661
Resumo: O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.
id UFPA_f03d30614b05c01a459912e9530a42f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14661
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-08-26T12:02:18Z2022-08-26T12:02:18Z2020-06AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:.2236-4285http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.The article analyzes the publicity promise offered by the consumer culture, highlighting the mediatization process of indigenous populations through the documentary “Os warriors of the forest”, which shows the sustainable experience of Huni-Kuin in Acre, of Paeter-Suruí in Rondônia, and the Yanomami in Amazonas as a form of resistance in the fight against the invasion of their lands. The communication process based on visuality and visibility is evidenced, which allows the presentation of the culture of these populations in a spectacular way, driven by the discourse of sustainability that guides, to a large extent, environmental activism and new sociability in media spaces.UFPA - Universidade Federal do ParáporAssociação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em ComunicaçãoBrasilCompóshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe#reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAComunicação e CulturaCulturaPublicidadeAmazônia CulturePublicityAmazonO marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na AmazôniaForest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject29http://lattes.cnpq.br/2605877670235703AMARAL FILHO, OtacílioORIGINALArtigo_MarketingFlorestaPromessa.pdfArtigo_MarketingFlorestaPromessa.pdfapplication/pdf582741http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/1/Artigo_MarketingFlorestaPromessa.pdf8d0927ec14bf6615f93cc2529c05aa55MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/146612022-08-26 10:08:46.302oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232022-08-26T13:08:46Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Forest marketing: the advertising promise for indigenous peoples, traditional populations and new populations from the global world in the Amazon
title O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
spellingShingle O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
AMARAL FILHO, Otacílio
Cultura
Publicidade
Amazônia Culture
Publicity
Amazon
Comunicação e Cultura
title_short O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_full O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_fullStr O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_full_unstemmed O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
title_sort O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia
author AMARAL FILHO, Otacílio
author_facet AMARAL FILHO, Otacílio
author_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2605877670235703
dc.contributor.author.fl_str_mv AMARAL FILHO, Otacílio
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Publicidade
topic Cultura
Publicidade
Amazônia Culture
Publicity
Amazon
Comunicação e Cultura
dc.subject.eng.fl_str_mv Amazônia Culture
Publicity
Amazon
dc.subject.thematicaxis.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e Cultura
description O artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T12:02:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-4285
identifier_str_mv AMARAL FILHO, Otacílio. O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/. Acesso em:.
2236-4285
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Compós
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/o-marketing-da-floresta--a-promessa-publicitaria-para-as-populacoes-indigenas--populacoes-tradicionais-e-novas-populacoe#
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/1/Artigo_MarketingFlorestaPromessa.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14661/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d0927ec14bf6615f93cc2529c05aa55
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
2b55adef5313c442051bad36d3312b2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771926016753664