THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614 |
Resumo: | O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica. |
id |
UFPB-11_06b837e1ec535f3b860eb5249c8d10c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/64614 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAICEL CONCEPTO DE FORMACIÓN DOCENTE EN EL PACTO NACIONAL POR LA ALFABETIZACIÓN A LA EDAD CORRECTA - PNAIC Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Teacher training. Rationalities. PNAIC.Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC.Formação docente. Racionalidades. PNAIC.O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6461410.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023092359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614/36461Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Salazar, Jerry Wendellda Silva Araújo, Sônia Maria 2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/64614Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC EL CONCEPTO DE FORMACIÓN DOCENTE EN EL PACTO NACIONAL POR LA ALFABETIZACIÓN A LA EDAD CORRECTA - PNAIC Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
spellingShingle |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC Rocha Salazar, Jerry Wendell Teacher training. Rationalities. PNAIC. Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC. Formação docente. Racionalidades. PNAIC. |
title_short |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
title_full |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
title_fullStr |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
title_full_unstemmed |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
title_sort |
THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC |
author |
Rocha Salazar, Jerry Wendell |
author_facet |
Rocha Salazar, Jerry Wendell da Silva Araújo, Sônia Maria |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Araújo, Sônia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Salazar, Jerry Wendell da Silva Araújo, Sônia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training. Rationalities. PNAIC. Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC. Formação docente. Racionalidades. PNAIC. |
topic |
Teacher training. Rationalities. PNAIC. Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC. Formação docente. Racionalidades. PNAIC. |
description |
O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614/36461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309 Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309 Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908146847744 |