THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Salazar, Jerry Wendell
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Araújo, Sônia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614
Resumo: O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de  estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.
id UFPB-11_06b837e1ec535f3b860eb5249c8d10c0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/64614
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAICEL CONCEPTO DE FORMACIÓN DOCENTE EN EL PACTO NACIONAL POR LA ALFABETIZACIÓN A LA EDAD CORRECTA - PNAIC Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Teacher training. Rationalities. PNAIC.Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC.Formação docente. Racionalidades. PNAIC.O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de  estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6461410.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023092359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614/36461Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Salazar, Jerry Wendellda Silva Araújo, Sônia Maria 2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/64614Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
EL CONCEPTO DE FORMACIÓN DOCENTE EN EL PACTO NACIONAL POR LA ALFABETIZACIÓN A LA EDAD CORRECTA - PNAIC
Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
spellingShingle THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
Rocha Salazar, Jerry Wendell
Teacher training. Rationalities. PNAIC.
Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC.
Formação docente. Racionalidades. PNAIC.
title_short THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
title_full THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
title_fullStr THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
title_full_unstemmed THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
title_sort THE CONCEPT OF TEACHER TRAINING IN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE RIGHT AGE - PNAIC
author Rocha Salazar, Jerry Wendell
author_facet Rocha Salazar, Jerry Wendell
da Silva Araújo, Sônia Maria
author_role author
author2 da Silva Araújo, Sônia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Salazar, Jerry Wendell
da Silva Araújo, Sônia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training. Rationalities. PNAIC.
Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC.
Formação docente. Racionalidades. PNAIC.
topic Teacher training. Rationalities. PNAIC.
Formación de profesores. Racionalidades. PNAIC.
Formação docente. Racionalidades. PNAIC.
description O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de  estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614/36461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202309
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908146847744