TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX. Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação. |
id |
UFPB-11_e50bf69790fd8d8b8d3c0d18a3b74345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/20215 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCIO presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX. Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 31-47Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 31-47Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 31-472359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215/11239Baptista, Maria Graças de AlmeidaPalhano, Tânia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20215Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
title |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
spellingShingle |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI Baptista, Maria Graças de Almeida |
title_short |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
title_full |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
title_fullStr |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
title_full_unstemmed |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
title_sort |
TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI |
author |
Baptista, Maria Graças de Almeida |
author_facet |
Baptista, Maria Graças de Almeida Palhano, Tânia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Palhano, Tânia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Maria Graças de Almeida Palhano, Tânia Rodrigues |
description |
O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX. Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática. Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20215/11239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 31-47 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 31-47 Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 31-47 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908762361856 |