A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897 |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA. |
id |
UFPB-11_e9994d91bd8a747fff26723dd88d41ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/18897 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNOA inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA.Editora da UFPB2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 139-146Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 139-146Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 139-1462359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897/11445Lima, Fabiana de Oliveirada Silva, Nilson Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18897Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
title |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO Lima, Fabiana de Oliveira |
title_short |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
title_full |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
title_sort |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO |
author |
Lima, Fabiana de Oliveira |
author_facet |
Lima, Fabiana de Oliveira da Silva, Nilson Rogério |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Nilson Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fabiana de Oliveira da Silva, Nilson Rogério |
description |
A inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897/11445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 139-146 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 139-146 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 139-146 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908738244608 |