A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fabiana de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: da Silva, Nilson Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA.
id UFPB-11_e9994d91bd8a747fff26723dd88d41ad
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/18897
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNOA inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA.Editora da UFPB2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 139-146Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 139-146Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 139-1462359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897/11445Lima, Fabiana de Oliveirada Silva, Nilson Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/18897Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
title A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
spellingShingle A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
Lima, Fabiana de Oliveira
title_short A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
title_full A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
title_fullStr A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
title_sort A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERFIL DO ALUNO
author Lima, Fabiana de Oliveira
author_facet Lima, Fabiana de Oliveira
da Silva, Nilson Rogério
author_role author
author2 da Silva, Nilson Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fabiana de Oliveira
da Silva, Nilson Rogério
description A inclusão de alunos com deficiência na EJA é um tema ainda novo e nota-se pouca literatura existente sobre o assunto, o que o torna além de relevante nacionalmente, oportuno no contexto de construção de escolas inclusivas para todos. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos em um município de médio porte do Estado de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2013. Para o estudo foi realizada análise de documentos, utilizando-se do Sistema de Cadastro de Alunos do estado de São Paulo (PRODESP). Como instrumento, foi utilizado um roteiro de caracterização dos alunos. Foi possível levantar dados referentes ao total de matrículas por ano, número de alunos com deficiência, tipos de deficiência, gênero e faixa etária. A procura pela EJA por pessoas com deficiência vem aumentando e nesse sentido, observa-se que o público alvo da EJA hoje vem mudando, incluindo a pessoa com deficiência, indicando a necessidade de se pensar em desenvolvimento de práticas pedagógicas em consonância com as necessidades e demandas dos novos alunos da EJA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18897/11445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 139-146
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 139-146
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 139-146
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908738244608