Ensino de português para surdos: O que apresentam os documentos oficiais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Carvalho da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27751
Resumo: O ensino de Português para surdos deve ser mediado considerando as especificidades sociais, linguísticas e culturais desses estudantes, desse modo, as práticas de ensino devem ser moldadas considerando esses aspectos, pois, quando realizadas de forma inadequadas causam defasagens no ensino, prejudicando o desenvolvimento dos surdos. Assim, a existência de documentos que norteiam o ensino são essencias para mediar essas práticas. O presente trabalho tem como finalidade investigar a existência de encaminhamentos metodológicos referentes ao ensino da Língua Portuguesa para pessoas surdas nos documentos oficiais tendo como objetivo geral: compreender como deve se dar o ensino de língua portuguesa para surdos à luz dos documentos oficiais. Referente aos embasamentos teóricos, guiamo-nos em estudantes surdos e a relação da língua de sinais com a Língua Portuguesa, a partir dos estudos de Harrison (2021), Gesser (2009), Silva (2001), Quadros e Karnopp (2004), Quadros, Pizzio e Rezende (2008), Zílio (2012), Fernandes (2006), Quadro e Schmiedt (2006) e Neves e Quadros (2015). Para discorrer acerca do Português para surdos: alfabetização e letramento, baseamo-nos nos estudos de Soares e Batista (2005), Soares (2012) e Fernandes (2006). Para basear nossas reflexões acerca da importância do trabalho com gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa para surdos, orientamo-nos nos estudos de Marcuschi (2012), Marcuschi (2010), Teixeira (2017), Fernandes (2006), Lacerda et. al. (2021) e Sales et.al. (2004). Por fim, para nortear nossa análise utilizamonos dos autores mencionados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa cujos resultados mostraram que os documentos analisados apresentam considerações limitadas acerca do ensino de Língua Portuguesa, mencionando de forma genérica poucas informações referente ao tema. Sendo assim, chegou-se à conclusão de que esses documentos precisam ser reformulados para acrescentar encaminhamentos referentes ao ensino de Português para surdos que norteiem profissionais da educação.
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Referente aos embasamentos teóricos, guiamo-nos em estudantes surdos e a relação da língua de sinais com a Língua Portuguesa, a partir dos estudos de Harrison (2021), Gesser (2009), Silva (2001), Quadros e Karnopp (2004), Quadros, Pizzio e Rezende (2008), Zílio (2012), Fernandes (2006), Quadro e Schmiedt (2006) e Neves e Quadros (2015). Para discorrer acerca do Português para surdos: alfabetização e letramento, baseamo-nos nos estudos de Soares e Batista (2005), Soares (2012) e Fernandes (2006). Para basear nossas reflexões acerca da importância do trabalho com gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa para surdos, orientamo-nos nos estudos de Marcuschi (2012), Marcuschi (2010), Teixeira (2017), Fernandes (2006), Lacerda et. al. (2021) e Sales et.al. (2004). Por fim, para nortear nossa análise utilizamonos dos autores mencionados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa cujos resultados mostraram que os documentos analisados apresentam considerações limitadas acerca do ensino de Língua Portuguesa, mencionando de forma genérica poucas informações referente ao tema. Sendo assim, chegou-se à conclusão de que esses documentos precisam ser reformulados para acrescentar encaminhamentos referentes ao ensino de Português para surdos que norteiem profissionais da educação.The teaching of Portuguese for the deaf should be mediated considering the social, linguistic and cultural specificities of these students, in this way, the teaching practices should be shaped considering these aspects, because when carried out inadequately they cause lags in teaching, harming the development of the deaf. Accordingly, the existence of documents that guide teaching are essential to mediate these practices. The present work aims to investigate the existence of methodological referrals related to the teaching of the Portuguese language to deaf people in the official documents with the general objective: to understand how the teaching of the Portuguese language for the deaf should take place in the light of the official documents. Regarding the theoretical foundations, we are guided in Deaf Students and the relationship of sign language with the Portuguese language, from the studies of Harrison (2021), Gesser (2009), Silva (2001), Quadros and Karnopp (2004), Quadros, Pizzio and Rezende (2008), Zílio (2012), Fernandes (2006), Quadro and Schmiedt (2006) and Neves and Quadros (2015). To talk about Portuguese for the deaf: literacy and yours skills, we are based on the studies of Soares and Batista (2005), Soares (2012) and Fernandes (2006). To base our reflections on the Importance of working with textual genres in the teaching of the Portuguese language for the deaf, we are guided in the studies of Teixeira (2017), Sales et.al. (2004), Fernandes (2006) and Lacerda et. al. (2021). Finally, to guide our analysis we use the same authors. This is a bibliographic research with a qualitative approach whose results showed that the documents analyzed present limited considerations about the teaching of the Portuguese language, mentioning in a generic way little information regarding the subject. Thefore, it was concluded that these documents need to be reformulated to add referrals regarding the teaching of Portuguese for the deaf who guide education professionals.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T17:27:08Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCarvalhodaSilva_TCC.pdf: 636072 bytes, checksum: 145911cb001f6295e94ad7c52646af9a (MD5) AlineCarvalhodaSilva_TERMO.pdf: 189431 bytes, checksum: 87e1d2dc2bac462c88aa620d6431ae2f (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T17:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCarvalhodaSilva_TCC.pdf: 636072 bytes, checksum: 145911cb001f6295e94ad7c52646af9a (MD5) AlineCarvalhodaSilva_TERMO.pdf: 189431 bytes, checksum: 87e1d2dc2bac462c88aa620d6431ae2f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T17:27:52Z (GMT). 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