O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora. |
id |
UFPB-2_34b6681b75c1d824fa8d710c04de2965 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27604 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-07T14:56:38Z2023-06-142023-08-07T14:56:38Z2023-05-31https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora.This study presents an investigation into the role of communication professionals in the music industry, aiming to understand how they can contribute to this industry. Specifically, it seeks to analyze the demands and perspectives, the expected profile, and the challenges of this market today. Data collection was done through interviews with two communication professionals: a public relations specialist and an advertiser, both of whom have direct experience in the music industry, working with nationally renowned artists. The results were obtained through content analysis, which allowed for the creation of categories to better address the research questions. Ultimately, this study provides a better understanding of the industry and highlights relevant characteristics for this market, reinforcing crucial elements for the performance of communication professionals in this promising field.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-08-07T14:56:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T14:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCTG14062023.pdf: 542657 bytes, checksum: 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 (MD5) Previous issue date: 2023-05-31porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARelações PúblicasComunicaçãoMúsicaPlanejamento de comunicaçãoIndústria musicalO profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivasThe communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrança, André Luiz Dias de014283425583Gomes, Maria Clara TeixeiraABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada–histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 85, p. 105-129, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2017. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, p. 73-83, 2001. CAVALLINI, Marta. Rendimento de trabalho em home office sobe 53% desde o início da pandemia – e ganha do presencial. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho ecarreira/noticia/2022/12/20/rendimento-de-trabalho-em-home-office-sobe-53percent-desde o-inicio-da-pandemia-e-ganha-do-presencial.ghtml. Acesso em: 18 maio 2023. CHAVES, Antônio José Abrantes. Comunicação e Música. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. FUBINI, Enrico. Estética da música. [S.l]: Edições 70, 2019. GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 20 nov. 2022. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995. GOMES, Carolina et al. Spotify: streaming e as novas formas de consumo na era digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2598-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022. KRÖHLING KUNSCH, Margarida M. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, n. 51, p. 38-51, 2007. MELO, Victor Andrade de.; ALVES Jr., Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520444665. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444665/. Acesso em: 20 nov. 2022. MORESCO, Marcielly C.; SACCOL, Tércio; BARRETO, Cristiane Parente de S. et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: Sagah: Grupo A, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900865/. Acesso em: 18 nov. 2022. MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, p. 258-292, 2018. NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. [S.l]: UFRB, 2012. PEREIRA PINHEIRO, C. M., VOLTZ, V., & FERRARELI, C. M. O profissional de comunicação na indústria musical. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, v. 11, n. 1, p. 170-187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i1.8785. Acesso em: 20 nov. 2022. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013948. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/. Acesso em: 16 dez. 2022.reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMCTG14062023.pdf.txtMCTG14062023.pdf.txtExtracted texttext/plain57532https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/4/MCTG14062023.pdf.txtb3fd9329cc0230d2bb2cb3b51f79b2efMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALMCTG14062023.pdfMCTG14062023.pdfapplication/pdf542657https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/1/MCTG14062023.pdf9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8MD51123456789/276042023-08-08 03:03:46.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The communication professional in the music segment: challenges, professional profile and perspectives |
title |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
spellingShingle |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas Gomes, Maria Clara Teixeira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações Públicas Comunicação Música Planejamento de comunicação Indústria musical |
title_short |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
title_full |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
title_fullStr |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
title_full_unstemmed |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
title_sort |
O profissional de comunicação no segmento da música: desafios, perfil profissional e perspectivas |
author |
Gomes, Maria Clara Teixeira |
author_facet |
Gomes, Maria Clara Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, André Luiz Dias de |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
014283425583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Clara Teixeira |
contributor_str_mv |
França, André Luiz Dias de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Relações Públicas Comunicação Música Planejamento de comunicação Indústria musical |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações Públicas Comunicação Música Planejamento de comunicação Indústria musical |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel do profissional de comunicação no segmento da música, com o objetivo geral de compreender como ele pode contribuir com esta indústria, buscando-se analisar de maneira específica as demandas e perspectivas, o perfil esperado e os desafios deste mercado na atualidade. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas realizadas com dois profissionais da área da comunicação, um relações-públicas e uma publicitária, que atuam ou atuaram de forma direta no segmento da música, trabalhando com artistas de grande renome em nível nacional. Os seus resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo, proporcionando a criação de categorias para o melhor aproveitamento das questões. Ao término, foi possível ter um maior entendimento a respeito do segmento, assim como de algumas características que são relevantes para este mercado, reforçando elementos importantes para a atuação do profissional de comunicação nesta área que se mostra bastante promissora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T14:56:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-14 2023-08-07T14:56:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
ABREU, Paula. A indústria fonográfica e o mercado da música gravada–histórias de um longo desentendimento. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 85, p. 105-129, 2009. BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2017. BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, v. 15, p. 73-83, 2001. CAVALLINI, Marta. Rendimento de trabalho em home office sobe 53% desde o início da pandemia – e ganha do presencial. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho ecarreira/noticia/2022/12/20/rendimento-de-trabalho-em-home-office-sobe-53percent-desde o-inicio-da-pandemia-e-ganha-do-presencial.ghtml. Acesso em: 18 maio 2023. CHAVES, Antônio José Abrantes. Comunicação e Música. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. FUBINI, Enrico. Estética da música. [S.l]: Edições 70, 2019. GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788597020991. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 20 nov. 2022. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr., 1995. GOMES, Carolina et al. Spotify: streaming e as novas formas de consumo na era digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, 2015, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2598-1.pdf. Acesso em: 18 nov. 2022. KRÖHLING KUNSCH, Margarida M. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, n. 51, p. 38-51, 2007. MELO, Victor Andrade de.; ALVES Jr., Edmundo de Drummond. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520444665. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444665/. Acesso em: 20 nov. 2022. MORESCO, Marcielly C.; SACCOL, Tércio; BARRETO, Cristiane Parente de S. et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: Sagah: Grupo A, 2020. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900865/. Acesso em: 18 nov. 2022. MOSCHETTA, Pedro Henrique; VIEIRA, Jorge. Música na era do streaming: curadoria e descoberta musical no Spotify. Sociologias, v. 20, p. 258-292, 2018. NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. [S.l]: UFRB, 2012. PEREIRA PINHEIRO, C. M., VOLTZ, V., & FERRARELI, C. M. O profissional de comunicação na indústria musical. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, v. 11, n. 1, p. 170-187, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i1.8785. Acesso em: 20 nov. 2022. RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas: Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013948. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013948/. Acesso em: 16 dez. 2022. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/4/MCTG14062023.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27604/1/MCTG14062023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3fd9329cc0230d2bb2cb3b51f79b2ef e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 9e225290d537f2375c86e73a5782a6a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562299238711296 |