O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Martha Bulcão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28379
Resumo: Em meio às inúmeras mudanças que atingem nossas vidas devido ao surgimento e utilização das novas tecnologias e das ferramentas disponíveis na internet, é imprescindível pensarmos nas transformações que tais recursos podem gerar na sala de aula, e particularmente na sala de aula de língua inglês, língua franca. Há pesquisadores que estudam o processo de gamificação e de que forma esse atinge a sala de aula. Destacamos aqui os trabalhos Fadel (2014), Falcão (2014), Fardo (2013) e Leffa (2014). A presente pesquisa busca relatar, usando o método dedutivo de abordagem, os resultados obtidos em dois meses de estudo, fazendo um estudo de caso quantitativo e qualitativo sobre o uso da gamificação na aprendizagem de língua inglesa através aplicativo Duolingo. O objetivo central foi verificar a relevância da utilização do aplicativo Duolingo como forma de otimizar a aprendizagem dos alunos. Os dados foram levantados a partir da realização de um experimento com duas turmas de um curso de idiomas da cidade de João Pessoa, cujos alunos são adolescentes e cursam o mesmo nível: a primeira permaneceu na sua rotina de aulas e os conteúdos trabalhados restringiram-se aos do livro didático adotado, e, a segunda foi convidada a fazer uso do aplicativo Duolingo. Além disto, foram elaborados dois questionários (em função dos conteúdos estudados no aplicativo) de forma a comparar os resultados dos alunos das duas turmas. Buscamos conhecer o aplicativo, aplicá-lo e compreender a repercussão deste no processo de aprendizagem. A reflexão a respeito da gamificação por meio do Duolingo evidenciou a possibilidade de uso de novas ferramentas e o caráter lúdico que elas podem trazer para a sala de aula, mas, também apontou para uma dimensão não-significativa em termos de desenvolvimento de capacidades linguísticas.
id UFPB-2_6d48c862770a49585147247f66014067
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28379
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-09-12T17:40:31Z2023-09-12T17:40:31Z2018-06-11https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28379Em meio às inúmeras mudanças que atingem nossas vidas devido ao surgimento e utilização das novas tecnologias e das ferramentas disponíveis na internet, é imprescindível pensarmos nas transformações que tais recursos podem gerar na sala de aula, e particularmente na sala de aula de língua inglês, língua franca. Há pesquisadores que estudam o processo de gamificação e de que forma esse atinge a sala de aula. Destacamos aqui os trabalhos Fadel (2014), Falcão (2014), Fardo (2013) e Leffa (2014). A presente pesquisa busca relatar, usando o método dedutivo de abordagem, os resultados obtidos em dois meses de estudo, fazendo um estudo de caso quantitativo e qualitativo sobre o uso da gamificação na aprendizagem de língua inglesa através aplicativo Duolingo. O objetivo central foi verificar a relevância da utilização do aplicativo Duolingo como forma de otimizar a aprendizagem dos alunos. Os dados foram levantados a partir da realização de um experimento com duas turmas de um curso de idiomas da cidade de João Pessoa, cujos alunos são adolescentes e cursam o mesmo nível: a primeira permaneceu na sua rotina de aulas e os conteúdos trabalhados restringiram-se aos do livro didático adotado, e, a segunda foi convidada a fazer uso do aplicativo Duolingo. Além disto, foram elaborados dois questionários (em função dos conteúdos estudados no aplicativo) de forma a comparar os resultados dos alunos das duas turmas. Buscamos conhecer o aplicativo, aplicá-lo e compreender a repercussão deste no processo de aprendizagem. A reflexão a respeito da gamificação por meio do Duolingo evidenciou a possibilidade de uso de novas ferramentas e o caráter lúdico que elas podem trazer para a sala de aula, mas, também apontou para uma dimensão não-significativa em termos de desenvolvimento de capacidades linguísticas.Among the many changes that affect our lives due to the emergence and use of new technologies and the tools available on the internet, it is essential to think about the transformations that such resources can generate in the classroom, and particularly in the English language classroom, língua franca. There are researchers who study the process of gamification and how it reaches the classroom. We highlight here the works of Fadel (2014), Falcão (2014), Fardo (2013) and Leffa (2014). The present research seeks to report, using the deductive method of approach, the results obtained in two months of study, doing a qualitative and quantitative case study about the use of gamification in English language learning through Duolingo application. The main objective was to verify the relevance of using Duolingo application as a way to optimize the students´ learning. The data were collected from an experiment with two groups of a language course in the city of João Pessoa, whose students are teenagers attending the same level: the first group remained in its classroom routine and the contents worked were restricted to the adopted textbook, and the second was invited to make use of the Duolingo application. In addition, two questionnaires were developed (based on the content studied in the application) in order to compare the results of the students from both groups. We sought to know the application, apply it and understand its repercussion as to the learning process. The reflection about gamification through Duolingo made evident the possibility of using new tools and the playfulness that they can bring to the classroom, but also pointed to a non-significant dimension in terms of developing language skills.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-12T17:39:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TCC.pdf: 2363818 bytes, checksum: 4727716c9a7fa02beb74de1408549262 (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdf: 691597 bytes, checksum: 109426bd7261e355207c3351a7d76a28 (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-12T17:40:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TCC.pdf: 2363818 bytes, checksum: 4727716c9a7fa02beb74de1408549262 (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdf: 691597 bytes, checksum: 109426bd7261e355207c3351a7d76a28 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-12T17:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TCC.pdf: 2363818 bytes, checksum: 4727716c9a7fa02beb74de1408549262 (MD5) MarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdf: 691597 bytes, checksum: 109426bd7261e355207c3351a7d76a28 (MD5) Previous issue date: 2018-06-11porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLíngua inglesaGamificaçãoDuolingoO uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAndrade, Barthyra Cabral V. de804.620.734-91Lattes não recuperado em 12/09/2023008.697.814-48http://lattes.cnpq.br/1184074602241145Pessoa, Martha Bulcãoreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTMarthaBulcãoPessoa__TCC.pdf.txtMarthaBulcãoPessoa__TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain66568https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/5/MarthaBulc%c3%a3oPessoa__TCC.pdf.txtd8bb26bdf6ec98fe7485c5d845f48496MD55MarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdf.txtMarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/6/MarthaBulca%cc%83oPessoa__TERMO.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALMarthaBulcãoPessoa__TCC.pdfMarthaBulcãoPessoa__TCC.pdfTCCapplication/pdf2363818https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/1/MarthaBulc%c3%a3oPessoa__TCC.pdf4727716c9a7fa02beb74de1408549262MD51MarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdfMarthaBulcãoPessoa__TERMO.pdfTERMOapplication/pdf691597https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/2/MarthaBulca%cc%83oPessoa__TERMO.pdf109426bd7261e355207c3351a7d76a28MD52123456789/283792023-09-13 03:04:19.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
title O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
spellingShingle O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
Pessoa, Martha Bulcão
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua inglesa
Gamificação
Duolingo
title_short O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
title_full O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
title_fullStr O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
title_full_unstemmed O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
title_sort O uso da gamificação no aprendizado de língua inglesa: um estudo comparativo envolvendo o aplicativo Duolingo como ferramenta de aprendizagem
author Pessoa, Martha Bulcão
author_facet Pessoa, Martha Bulcão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Barthyra Cabral V. de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 804.620.734-91
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv Lattes não recuperado em 12/09/2023
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 008.697.814-48
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1184074602241145
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Martha Bulcão
contributor_str_mv Andrade, Barthyra Cabral V. de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua inglesa
Gamificação
Duolingo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Gamificação
Duolingo
description Em meio às inúmeras mudanças que atingem nossas vidas devido ao surgimento e utilização das novas tecnologias e das ferramentas disponíveis na internet, é imprescindível pensarmos nas transformações que tais recursos podem gerar na sala de aula, e particularmente na sala de aula de língua inglês, língua franca. Há pesquisadores que estudam o processo de gamificação e de que forma esse atinge a sala de aula. Destacamos aqui os trabalhos Fadel (2014), Falcão (2014), Fardo (2013) e Leffa (2014). A presente pesquisa busca relatar, usando o método dedutivo de abordagem, os resultados obtidos em dois meses de estudo, fazendo um estudo de caso quantitativo e qualitativo sobre o uso da gamificação na aprendizagem de língua inglesa através aplicativo Duolingo. O objetivo central foi verificar a relevância da utilização do aplicativo Duolingo como forma de otimizar a aprendizagem dos alunos. Os dados foram levantados a partir da realização de um experimento com duas turmas de um curso de idiomas da cidade de João Pessoa, cujos alunos são adolescentes e cursam o mesmo nível: a primeira permaneceu na sua rotina de aulas e os conteúdos trabalhados restringiram-se aos do livro didático adotado, e, a segunda foi convidada a fazer uso do aplicativo Duolingo. Além disto, foram elaborados dois questionários (em função dos conteúdos estudados no aplicativo) de forma a comparar os resultados dos alunos das duas turmas. Buscamos conhecer o aplicativo, aplicá-lo e compreender a repercussão deste no processo de aprendizagem. A reflexão a respeito da gamificação por meio do Duolingo evidenciou a possibilidade de uso de novas ferramentas e o caráter lúdico que elas podem trazer para a sala de aula, mas, também apontou para uma dimensão não-significativa em termos de desenvolvimento de capacidades linguísticas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T17:40:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-12T17:40:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28379
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/5/MarthaBulc%c3%a3oPessoa__TCC.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/6/MarthaBulca%cc%83oPessoa__TERMO.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/4/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/3/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/1/MarthaBulc%c3%a3oPessoa__TCC.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28379/2/MarthaBulca%cc%83oPessoa__TERMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8bb26bdf6ec98fe7485c5d845f48496
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
4727716c9a7fa02beb74de1408549262
109426bd7261e355207c3351a7d76a28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562308504977408