Educação do campo e educação popular: enlaces e contribuições a uma educação pública e de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Juliana França de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25498
Resumo: O presente trabalho discute as aproximações teórico-metodológicas dos campos de conhecimento da Educação Popular e Educação do Campo a partir da pesquisa de campo realizada com a Escola Viva Olho do Tempo, instituição pública localizada no Vale do Gramame (João Pessoa-PB). O trabalho se desenvolve a partir da questão: Quais as aproximações teórico-práticas entre a Educação Popular e Educação do Campo? O Objetivo é compreender as aproximações teórico-práticas entre Educação Popular e Educação do Campo, para fortalecer a luta dos movimentos por uma educação pública e de qualidade. A metodologia é inspirada nos princípios da pesquisa de campo participante de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos a observação, diários de bordo, entrevistas e análise documental. Como referencial teórico, Brandão (2006, 2009), Torres (2013) e Freire (1697, 1996, 1974) dialogam sobre elementos históricos, concepções e princípios da Educação Popular, enquanto Silva (2018), Arroyo (1999), Molina e Freitas (2011) e Fernandes e Molina (2004) debatem trajetos históricos, princípios e caráter contra paradigmático da Educação do Campo. A partir da análise dos dados coletados é possível afirmar que as concepções de educação contra hegemônicas, a contextualização como princípio e fundamento da práxis educativa, a superação das opressões, a busca do “ser mais”, a afetividade no fazer educativo bem como o planejamento e a prática realizados por sujeitos do campo, são evidências presentes no trabalho educativo popular da Escola do Campo Viva Olho do Tempo. Esses são também elementos constitutivos de uma práxis de Educação Popular.
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Como referencial teórico, Brandão (2006, 2009), Torres (2013) e Freire (1697, 1996, 1974) dialogam sobre elementos históricos, concepções e princípios da Educação Popular, enquanto Silva (2018), Arroyo (1999), Molina e Freitas (2011) e Fernandes e Molina (2004) debatem trajetos históricos, princípios e caráter contra paradigmático da Educação do Campo. A partir da análise dos dados coletados é possível afirmar que as concepções de educação contra hegemônicas, a contextualização como princípio e fundamento da práxis educativa, a superação das opressões, a busca do “ser mais”, a afetividade no fazer educativo bem como o planejamento e a prática realizados por sujeitos do campo, são evidências presentes no trabalho educativo popular da Escola do Campo Viva Olho do Tempo. Esses são também elementos constitutivos de uma práxis de Educação Popular.This paper discusses the theoretical-methodological approaches of the fields of knowledge of Popular Education and Rural Education based on field research carried out with the Escola Viva Olho do Tempo, a public institution located in Vale do Gramame (João Pessoa-PB). The work develops from the question: What are the theoretical-practical approaches between Popular Education and Rural Education? The objective is to understand the theoretical- practical approaches between Popular Education and Rural Education, in order to strengthen the movement's struggle for quality public education. The methodology is inspired by the principles of participatory field research of a qualitative nature, which used observation, logbooks, interviews and document analysis as instruments. As a theoretical framework, Brandão (2006, 2009), Torres (2013) and Freire (1697, 1996, 1974) discuss historical elements, concepts and principles of Popular Education, while Silva (2018), Arroyo (1999), Molina and Freitas (2011) and Fernandes and Molina (2004) debate historical paths, principles and counter-paradigmatic character of Rural Education. From the analysis of the collected data, it is possible to affirm that the conceptions of education are against hegemonic, the contextualization as a principle and foundation of the educational praxis, the overcoming of oppressions, the search for “being more”, the affectivity in the educational action as well as the planning and the practice carried out by subjects from the countryside, are evidences present in the popular educational work of Escola do Campo Viva Olho do Tempo. These are also constitutive elements of a Popular Education praxis.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-11-28T12:54:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFS03082022.pdf: 13959777 bytes, checksum: 697c0007df9544d4ba1999d583fae8ad (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-28T12:54:16Z (GMT). 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