A afetividade no processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27311 |
Resumo: | A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais evidenciada na literatura científica. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo geral investigar a influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem de ciências e biologia, e por objetivos específicos discutir de que modo a afetividade pode ser utilizada como uma ferramenta para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, apontar a importância da formação dos professores que visam desenvolver habilidades socioemocionais e relações afetivas positivas na sala de aula e identificar como a afetividade pode ser desenvolvida no contexto do ensino a distância. A partir de uma revisão de literatura, foram analisados os principais estudos que abordam a relação entre a afetividade e o desempenho dos alunos em disciplinas cientificas. Diante disso, a presente pesquisa contribuiu para ampliar a compreensão sobre o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a necessidade de considerar as emoções dos estudantes e de investir em uma formação docente que valorize a construção de relações afetivas positivas na sala de aula. Essa reflexão sobre a prática docente permite repensar o verdadeiro papel do professor como facilitador do conhecimento e agente de transformação na vida dos alunos. |
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2023-06-30T20:09:14Z2023-06-302023-06-30T20:09:14Z2023-06-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27311A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem tem sido cada vez mais evidenciada na literatura científica. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo geral investigar a influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem de ciências e biologia, e por objetivos específicos discutir de que modo a afetividade pode ser utilizada como uma ferramenta para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, apontar a importância da formação dos professores que visam desenvolver habilidades socioemocionais e relações afetivas positivas na sala de aula e identificar como a afetividade pode ser desenvolvida no contexto do ensino a distância. A partir de uma revisão de literatura, foram analisados os principais estudos que abordam a relação entre a afetividade e o desempenho dos alunos em disciplinas cientificas. Diante disso, a presente pesquisa contribuiu para ampliar a compreensão sobre o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a necessidade de considerar as emoções dos estudantes e de investir em uma formação docente que valorize a construção de relações afetivas positivas na sala de aula. Essa reflexão sobre a prática docente permite repensar o verdadeiro papel do professor como facilitador do conhecimento e agente de transformação na vida dos alunos.The importance of affectivity in the teaching-learning process has been increasingly highlighted in the scientific literature. Thus, this work has the general objective of investigating the influence of affectivity in the teaching-learning process of science and biology, and for specific objectives to discuss how affectivity can be used as a tool to improve the academic performance of students, to point out the importance of training of teachers who aim to develop socio-emotional skills and positive affective relationships in the classroom and identify how affectivity can be developed in the context of distance learning. Based on a literature review, the main studies that address the relationship between affectivity and student performance in scientific disciplines were analyzed. Therefore, this research contributed to broaden the understanding of the role of affectivity in the teaching-learning process, emphasizing the need to consider students' emotions and to invest in teacher training that values the construction of positive affective relationships in the classroom. classroom. This reflection on teaching practice makes it possible to rethink the true role of the teacher as a facilitator of knowledge and an agent of transformation in students' lives.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-30T20:09:14Z No. of bitstreams: 1 CTSF30062023.pdf: 1014567 bytes, checksum: 42b9a2dd3ae4834d35e9d882a5717760 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-30T20:09:14Z (GMT). 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