Etnografia na dança : a pesquisa de campo como caminho metodológico no processo criativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Paula Regi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31696
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo observar, descrever e refletir sobre as relações que artistas da Dança estabelecem com a Etnografia e/ou com a Autoetnografia no processo de criação artística. A metodologia foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas semiestruturadas com a artista Ewé Lima (PB) e o Grupo Totem (PE), além de análises de seus respectivos espetáculos, “Reza” e “Retomada”. Os processos criativos desses artistas possibilitaram refletir se os métodos em questão se encontram ou não explícitos em seus discursos e se há correspondências e diferenciações entre eles e suas metodologias criativas, pois os artistas não utilizaram a etnografia como escolha consciente de uma metodologia de pesquisa. Assim, notamos que o resultado da pesquisa está relacionado com a aproximação nas bases etnográficas em relaçãoao que sustenta a metodologia dos processos criativos dos entrevistados, como a interação prolongada na relação com o outro, a troca cotidiana do pesquisador no universo do outro, relacionado a pesquisa de campo e, por fim, a relação com os elementos culturais tradicionais.
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Assim, notamos que o resultado da pesquisa está relacionado com a aproximação nas bases etnográficas em relaçãoao que sustenta a metodologia dos processos criativos dos entrevistados, como a interação prolongada na relação com o outro, a troca cotidiana do pesquisador no universo do outro, relacionado a pesquisa de campo e, por fim, a relação com os elementos culturais tradicionais.This course completion work (TCC) aims to observe, describe and reflect on the relationships that Dance artists establish with Ethnography and/or Autoethnography in the process of artistic creation. The methodology was carried out through bibliographic research, semi-structured interviews with the artist Ewé Lima (PB) and Totem Group (PE), in addition to analyzes of their respective shows, “Reza” and “Retomada”. The creative processes of these artists enabled them to reflect on whether or not the methods in question are explicit in their speeches and whether there are correspondences and differences between them and their creative methodologies, because the artists did not use ethnography as a conscious choiceof a research methodology. Thus, we note that the result of the research is related to the approximation in the ethnographic bases in relation to what sustains the methodology of the creative processes of the interviewees, such as the prolonged interaction in the relationship with the other, the daily exchange of the researcher in the universe of the other, related to field research and, finally, the relationship with traditional cultural elementsSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-09-04T13:59:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PRM04092024.pdf: 1048519 bytes, checksum: 989ed4f75ad81a82835e10c63f83d5dc (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-04T13:59:07Z (GMT). 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