A educação inclusiva na rede regular de ensino: contribuições da formação docente inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Elaine Cristina da Silva Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27249
Resumo: Os crescentes debates acerca da educação inclusiva têm evidenciado, entre outros aspectos, a necessidade de uma formação docente que considere a diversidade de estudantes incluídos na escola regular. Tomando como base a legislação brasileira que dispõe sobre a educação em uma perspectiva inclusiva, as políticas públicas, como também os referenciais teóricos sobre Educação Especial e inclusiva e a formação docente, buscou-se compreender como a formação inicial dos professores vem sendo ofertada, frente ao atual paradigma educacional da Inclusão, especialmente, no que concerne aos professores do ensino regular. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições oferecidas no processo de formação docente inicial, tendo em vista a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um roteiro de entrevista, com três docentes de diferentes licenciaturas, em atuação no Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública Municipal de João Pessoa - PB. Os resultados da investigação demonstraram algumas lacunas nos processos formativos vivenciados pelas professoras. De acordo com a pesquisa, as licenciaturas analisadas ofertaram poucas ou nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e/ou inclusiva. Essas lacunas refletem diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes com deficiência e outras necessidades específicas, uma vez que muitos professores chegam às escolas sem um mínimo de conhecimento sobre as práticas educacionais em uma perspectiva inclusiva. Por fim, é importante evidenciar a relevância da realização de outras pesquisas no campo da educação inclusiva, não apenas voltadas ao curso de pedagogia, mas também em outras licenciaturas, para que tais pesquisas possam fomentar o interesse por essa temática entre os formandos e os formadores, contribuindo assim para o aprimoramento dos cursos de formação de professores e, consequentemente, para a promoção de uma educação de qualidade.
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Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um roteiro de entrevista, com três docentes de diferentes licenciaturas, em atuação no Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública Municipal de João Pessoa - PB. Os resultados da investigação demonstraram algumas lacunas nos processos formativos vivenciados pelas professoras. De acordo com a pesquisa, as licenciaturas analisadas ofertaram poucas ou nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e/ou inclusiva. Essas lacunas refletem diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes com deficiência e outras necessidades específicas, uma vez que muitos professores chegam às escolas sem um mínimo de conhecimento sobre as práticas educacionais em uma perspectiva inclusiva. Por fim, é importante evidenciar a relevância da realização de outras pesquisas no campo da educação inclusiva, não apenas voltadas ao curso de pedagogia, mas também em outras licenciaturas, para que tais pesquisas possam fomentar o interesse por essa temática entre os formandos e os formadores, contribuindo assim para o aprimoramento dos cursos de formação de professores e, consequentemente, para a promoção de uma educação de qualidade.The growing debates about inclusive education have highlighted, among other aspects, the need for teacher training that considers the diversity of students included in regular schools. Based on the Brazilian legislation that provides about education in an inclusive perspective, public policies, as well as theoretical references about Special and Inclusive Education and teacher training, we sought to understand how the initial training of teachers has been offered, facing the current educational paradigm of Inclusion, especially regarding teachers of regular education. Thus, this work aims to identify the contributions offered in the process of initial teacher training, considering the inclusion of students targeted for Special Education in regular education. To achieve this goal, field research was carried out based on a qualitative approach, using as instrument for data collection an interview script, with three teachers from different degrees, working in Elementary Education in two schools of the Municipal public network of João Pessoa - PB. The results of the research showed some gaps in the formative processes experienced by the teachers. According to the research, the undergraduate courses analyzed offered few or none subjects related to Special and/or Inclusive Education. These gaps reflect directly on the quality of education offered to students with disabilities and other specific needs, since many teachers arrive at schools without a minimum of knowledge about educational practices in an inclusive perspective. Finally, it is important to highlight the relevance of conducting further research in the field of inclusive education, not only focused on the pedagogy course, but also on other degrees, so that such research can foster interest in this theme among students and teachers, thus contributing to the improvement of teacher training courses and, consequently, to the promotion of quality education.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-27T14:24:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECSBF20062023.pdf: 448192 bytes, checksum: 9d55d615f1ac456c856b2fcaddfa8882 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-27T14:24:29Z (GMT). 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