Cores de uma colcha de retalhos: a presença de professores homens na educação infantil da Paraíba
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27530 |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática a atuação docente masculina na Educação Infantil, considerando aspectos históricos e culturais da educação brasileira especificamente do estado da Paraíba. Considerando que na EI a criança, comumente, se depara com os primeiros momentos de convivência em sociedade fora do âmbito familiar, sendo essa etapa responsável por integrar e propiciar vivências coletivas, possibilitando práticas de inclusão e diversidade. A falta de uma figura masculina priva a criança do contato com homens atuando em um ambiente de aprendizagens, coibindo a criança de um direito garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o de conviver. Este estudo tem como objetivo principal pensar a atuação docente masculina na Educação Infantil. E ainda, compreender o que motivou esses professores a trabalhar com bebês, crianças bem pequenas e pequenas; caracterizar o lugar de atuação dos professores na EI e identificar a visão dos professores acerca da atuação do homem na referida etapa. Para tal, se entrevistou três professores que aturam ou atuam na EI no estado da paraíba. A pesquisa é de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada realizadas de forma on-line por meios do WhatsApp. Os dados coletados foram analisados com a contribuição dos/as autores/as que tratam da temática discutida ao longo da pesquisa, a saber: gêneros, masculinidades e identidade docente. Abordando as múltiplas cores e retalhos que compõem esses conceitos, os resultados da respectiva pesquisa mostraram a importância da presença de homens na EI para o desenvolvimento das aprendizagens dos bebês, das crianças bem pequenas e pequenas, além dos desafios da docência masculina nessa etapa da educação. |
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2023-07-19T18:37:19Z2023-06-222023-07-19T18:37:19Z2023-06-07https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27530O presente trabalho tem como temática a atuação docente masculina na Educação Infantil, considerando aspectos históricos e culturais da educação brasileira especificamente do estado da Paraíba. Considerando que na EI a criança, comumente, se depara com os primeiros momentos de convivência em sociedade fora do âmbito familiar, sendo essa etapa responsável por integrar e propiciar vivências coletivas, possibilitando práticas de inclusão e diversidade. A falta de uma figura masculina priva a criança do contato com homens atuando em um ambiente de aprendizagens, coibindo a criança de um direito garantido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o de conviver. Este estudo tem como objetivo principal pensar a atuação docente masculina na Educação Infantil. E ainda, compreender o que motivou esses professores a trabalhar com bebês, crianças bem pequenas e pequenas; caracterizar o lugar de atuação dos professores na EI e identificar a visão dos professores acerca da atuação do homem na referida etapa. Para tal, se entrevistou três professores que aturam ou atuam na EI no estado da paraíba. A pesquisa é de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada realizadas de forma on-line por meios do WhatsApp. Os dados coletados foram analisados com a contribuição dos/as autores/as que tratam da temática discutida ao longo da pesquisa, a saber: gêneros, masculinidades e identidade docente. Abordando as múltiplas cores e retalhos que compõem esses conceitos, os resultados da respectiva pesquisa mostraram a importância da presença de homens na EI para o desenvolvimento das aprendizagens dos bebês, das crianças bem pequenas e pequenas, além dos desafios da docência masculina nessa etapa da educação.The present work has as its theme the male teaching role in Early Childhood Education, considering historical and cultural aspects of Brazilian education specifically in the state of Paraíba. Considering that in Early Childhood Education, the child is commonly faced with the first moments of coexistence in society outside the family sphere, this stage being responsible for integrating and providing collective experiences, enabling practices of inclusion and diversity. The lack of a male figure deprives the child of contact with men working in a learning environment, preventing the child from a right guaranteed by the National Common Curricular Base (BNCC), which is to live together. The main objective of this study is to think about male teaching activities in Early Childhood Education. And yet, to understand what motivated these teachers to work with babies, very small and small children; characterize the role of teachers in Early Childhood Education and identify the view of teachers about the performance of men in that stage. Para tal, se entrevistou três professores que aturam ou atuam na Educação Infantil no estado da Paraíba. The research has a qualitative approach and as a data collection instrument, a semi-structured interview was used online via WhatsApp. The collected data were analyzed with the contribution of the authors who deal with the theme discussed throughout the research, namely: gender, masculinities and teaching identity. Addressing the multiple colors and patches that make up these concepts, the results of the respective research showed the importance of the presence of men in Early Childhood Education for the development of the learning of babies, very young and small children, in addition to the challenges of male teaching at this stage of life. education.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-07-19T18:37:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSRA22062023.pdf: 1140248 bytes, checksum: 6d5a01a94744e685ced79e8f01cd23ae (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-19T18:37:19Z (GMT). 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