Conhecimentos matemáticos utilizados por pizzaiolos de Itapororoca - PB : um olhar a partir da etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Carolina Vitorino de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27740
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral investigar os conhecimentos matemáticos utilizados nas atividades dos pizzaiolos de Itapororoca-PB, no intuito de elaborar uma proposta de ensino que associe esses conhecimentos aos conhecimentos matemáticos ensinados nas escolas da região. Para isto, foram traçados como objetivos específicos: identificar os conhecimentos matemáticos dos pizzaiolos e relacioná-los como uma forma de etnomatemática; verificar possíveis associações com os conceitos matemáticos formais; e por fim elaborar uma sequência didática que agregue os conhecimentos matemáticos dos pizzaiolos aos conhecimentos matemáticos formais trabalhados nas escolas da região. A pesquisa, em virtude de sua finalidade, caracteriza-se com abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, é de caráter exploratório, e com relação aos procedimentos técnicos de investigação, a pesquisa é classificada como um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados são a observação participante e a entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica da pesquisa se deu a partir de estudos de livros, dissertações, artigos e teses, esses que abordavam sobre Etnomatemática, tais como D‟Ambrosio (2007), Gerdes (2010), Knijnik et al (2013) e Bandeira (2016), que serviram como auxílio para a investigação dos conhecimentos matemáticos na profissão dos três pizzaiolos de Itapororoca-PB. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar os conhecimentos matemáticos utilizados por esses pizzaiolos, relacioná-los como uma forma de Etnomatemática e associá-los a conceitos matemáticos formais, como o de frações no momento de dividir a pizza em sabores diferentes, proporção ao saber a quantidade de ingredientes que terá que colocar ao aumentar ou diminuir a quantidade de massa a ser preparada, entre outros. Além disso, foi apresentada uma sequência didática que possibilite uma aprendizagem mais significativa a respeito dos conceitos matemáticos trabalhados nas escolas da região.
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spelling 2023-08-14T14:03:54Z2023-08-14T14:03:54Z2022-06-17https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27740O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral investigar os conhecimentos matemáticos utilizados nas atividades dos pizzaiolos de Itapororoca-PB, no intuito de elaborar uma proposta de ensino que associe esses conhecimentos aos conhecimentos matemáticos ensinados nas escolas da região. Para isto, foram traçados como objetivos específicos: identificar os conhecimentos matemáticos dos pizzaiolos e relacioná-los como uma forma de etnomatemática; verificar possíveis associações com os conceitos matemáticos formais; e por fim elaborar uma sequência didática que agregue os conhecimentos matemáticos dos pizzaiolos aos conhecimentos matemáticos formais trabalhados nas escolas da região. A pesquisa, em virtude de sua finalidade, caracteriza-se com abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, é de caráter exploratório, e com relação aos procedimentos técnicos de investigação, a pesquisa é classificada como um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa utilizados são a observação participante e a entrevista semiestruturada. A fundamentação teórica da pesquisa se deu a partir de estudos de livros, dissertações, artigos e teses, esses que abordavam sobre Etnomatemática, tais como D‟Ambrosio (2007), Gerdes (2010), Knijnik et al (2013) e Bandeira (2016), que serviram como auxílio para a investigação dos conhecimentos matemáticos na profissão dos três pizzaiolos de Itapororoca-PB. A partir dos dados obtidos, foi possível identificar os conhecimentos matemáticos utilizados por esses pizzaiolos, relacioná-los como uma forma de Etnomatemática e associá-los a conceitos matemáticos formais, como o de frações no momento de dividir a pizza em sabores diferentes, proporção ao saber a quantidade de ingredientes que terá que colocar ao aumentar ou diminuir a quantidade de massa a ser preparada, entre outros. Além disso, foi apresentada uma sequência didática que possibilite uma aprendizagem mais significativa a respeito dos conceitos matemáticos trabalhados nas escolas da região.The present undergraduate thesis had the general objective of investigating the mathematical knowledge used in the activities of pizzaiolos from Itapororoca-PB, in order to develop a teaching proposal that associates this knowledge with the mathematical knowledge taught in schools in the region. For this, the following specific objectives were outlined: to identify the pizzaiolos' mathematical knowledge and relate them as a form of ethnomathematics; verify possible associations with formal mathematical concepts; and finally, to elaborate a didactic sequence that adds the pizzaiolos' mathematical knowledge to the formal mathematical knowledge worked in schools in the region. The research, by virtue of its purpose, is characterized by a qualitative approach; in terms of objectives, it is exploratory in nature, and in terms of technical investigation procedures, the research is classified as a case study. The research instruments used are participant observation and semi-structured interviews. The theoretical foundation of the research was based on studies of books, dissertations, articles and theses, which addressed Ethnomathematics, such as D'Ambrosio (2007), Gerdes (2010), Knijnik et al (2013) and Bandeira (2016), which served as an aid to the investigation of the mathematical knowledge in the profession of the three pizzaiolos of Itapororoca-PB. From the data obtained, it was possible to identify the mathematical knowledge used by these pizza chefs, relate them as a form of Ethnomathematics and associate them with formal mathematical concepts, such as fractions when dividing the pizza into different flavors, proportion to the know the amount of ingredients that will have to be added when increasing or decreasing the amount of dough to be prepared, among others. In addition, a didactic sequence was presented that allows a more significant learning about the mathematical concepts worked in schools in the region.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T14:03:54Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCarolinaVitorinodePaula__TCC.pdf: 1280945 bytes, checksum: 1dc29609239c3e43b75b72c049986ea4 (MD5) AnaCarolinaVitorinodePaula__TERMO.pdf: 271185 bytes, checksum: 9641f3ea93b43739a72af37d84072d52 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T14:03:54Z (GMT). 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