Razão e proporção : suas diversas alternativas nas resoluções de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, José Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29948
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta metodológica para o ensino de questões específicas e recorrentes em vestibulares e concursos públicos na temática de razão e proporção, buscando permitir ao aluno duas percepções diferentes sobre um mesmo problema: método tradicional e o método proposto pelo autor deste trabalho. Dividimos essas questões e situações problemas em quatro grupos: problemas com frações, problemas com razão e proporção, problemas com regra de três composta e problemas com porcentagem. Além disso, com o objetivo de preparar o leitor para um melhor entendimento da nossa proposta, mostramos em cada tópico, a teoria objetiva para que ele entenda as resoluções através dos dois métodos, bem como seis exemplos resolvidos de cada método para cada tópico trabalhado. No final de cada temática, fizemos uma pesquisa de opinião com dez estudantes, de modo a expor seus entendimentos com a resolução de uma questão através dos dois métodos e assim definir as potencialidades e deficiências de cada um sob os seus respectivos pontos de vista.
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No final de cada temática, fizemos uma pesquisa de opinião com dez estudantes, de modo a expor seus entendimentos com a resolução de uma questão através dos dois métodos e assim definir as potencialidades e deficiências de cada um sob os seus respectivos pontos de vista.In this work, we present a methodological proposal for the teaching of specific and recurrent questions in entrance exams and public contests on the subject of ratio and proportion, seeking to allow the student two different perceptions about a same problem: traditional method and the method proposed by the author of this work. We divided these issues and problem situations into four groups: problems with fractions, problems with ratio and proportion, problems with the compound rule of three and percentage problems. Furthermore, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we show in each topic, the theory objective so that he understands the resolutions through the two methods, as well as six Worked examples of each method for each topic worked on. At the end of each theme, we conducted an opinion poll with ten students, in order to expose their understandings with the resolution of an issue through the two methods and thus define the strengths and weaknesses of each one from their respective points of view.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-04-02T13:31:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséFerreiraLimaNeto_Dissert.pdf: 6464467 bytes, checksum: 5c661e8dc07fc8dfd3eacb7c8c841b9c (MD5)Made available in DSpace on 2024-04-02T13:31:41Z (GMT). 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