Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845
Resumo: The distance learning in Brazil is a reality and, to each day, has increased the number of institutions, courses and people, who aspire to qualify professionally and even pursue an undergraduate or graduate degree. The accreditation of technical and higher education institutions to implement the modality of distance education; the creation of the Program Open University of Brazil – which allowed undergraduate and graduate degrees in various locations for partnership between public institution of higher education; and municipal management for the creation of an ODL center. These three main topics listed above, were determining factors for the growth in the number of students enrolled in distance education in Brazil. In this type of education, teachers and tutors are responsible for mediation of student learning, but for that to happen satisfactorily, it is essential the use technologies and methodologies that enable them to plan and monitor the activities assigned to students. The practice of teaching an undergraduate, as an open distance learning, has been a challenge for teachers of the curricular subjects - especially with regard to the activities assigned to students. Therefore, the present research work presents a methodology for a systematic approach in the planning and monitoring of activities in undergraduate distance learning courses.
id UFPB_09960e2b8e3a21b486295fcf6bc03192
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/7845
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distânciaEducação a DistânciaDistance EducationSistemas de Apoio ao MoodleAmbiente Virtual de AprendizagemMetodologia de Ensino-aprendizagemSystems Support MoodleVirtual Learning EnvironmentTeaching-learning methodologyCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe distance learning in Brazil is a reality and, to each day, has increased the number of institutions, courses and people, who aspire to qualify professionally and even pursue an undergraduate or graduate degree. The accreditation of technical and higher education institutions to implement the modality of distance education; the creation of the Program Open University of Brazil – which allowed undergraduate and graduate degrees in various locations for partnership between public institution of higher education; and municipal management for the creation of an ODL center. These three main topics listed above, were determining factors for the growth in the number of students enrolled in distance education in Brazil. In this type of education, teachers and tutors are responsible for mediation of student learning, but for that to happen satisfactorily, it is essential the use technologies and methodologies that enable them to plan and monitor the activities assigned to students. The practice of teaching an undergraduate, as an open distance learning, has been a challenge for teachers of the curricular subjects - especially with regard to the activities assigned to students. Therefore, the present research work presents a methodology for a systematic approach in the planning and monitoring of activities in undergraduate distance learning courses.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA educação a distância no Brasil é uma realidade e, a cada dia, vem crescendo o número de instituições, cursos e de pessoas que almejam se qualificar profissionalmente, cursar uma graduação ou uma pós-graduação. O credenciamento de instituições de ensino técnico e superior para a implantação da modalidade de educação a distância, a criação do Programa Universidade Aberta do Brasil que permitiu que cursos de graduação e pós-graduação em diversas localidades pela parceria firmada entre instituição pública de ensino superior e a gestão municipal para a criação de um polo de EAD foram fatores determinantes para o crescimento do número de alunos matriculados em cursos a distância no Brasil. Nesta modalidade de educação, professores e tutores são responsáveis pela mediação da aprendizagem do aluno, mas, para que possa acontecer de maneira satisfatória, é imprescindível a utilização de tecnologias e metodologias que lhes permitam planejar e monitorar as atividades atribuídas aos alunos. O exercício da docência em cursos de graduação a distância tem sido um desafio para os professores das disciplinas curriculares – principalmente com relação às atividades atribuídas aos alunos. Portanto, o presente trabalho de pesquisa apresenta uma metodologia para uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBMedeiros, Alvaro Francisco de Castrohttp://lattes.cnpq.br/5061312286412870Costa Neto, Oswaldo Evaristo da2016-02-15T19:39:27Z2018-07-21T00:14:52Z2018-07-21T00:14:52Z2015-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA NETO, Oswaldo Evaristo da. Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T00:21:40Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/7845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T00:21:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
title Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
spellingShingle Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
Educação a Distância
Distance Education
Sistemas de Apoio ao Moodle
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Metodologia de Ensino-aprendizagem
Systems Support Moodle
Virtual Learning Environment
Teaching-learning methodology
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
title_full Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
title_fullStr Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
title_full_unstemmed Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
title_sort Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância
author Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
author_facet Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Alvaro Francisco de Castro
http://lattes.cnpq.br/5061312286412870
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Distance Education
Sistemas de Apoio ao Moodle
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Metodologia de Ensino-aprendizagem
Systems Support Moodle
Virtual Learning Environment
Teaching-learning methodology
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Educação a Distância
Distance Education
Sistemas de Apoio ao Moodle
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Metodologia de Ensino-aprendizagem
Systems Support Moodle
Virtual Learning Environment
Teaching-learning methodology
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The distance learning in Brazil is a reality and, to each day, has increased the number of institutions, courses and people, who aspire to qualify professionally and even pursue an undergraduate or graduate degree. The accreditation of technical and higher education institutions to implement the modality of distance education; the creation of the Program Open University of Brazil – which allowed undergraduate and graduate degrees in various locations for partnership between public institution of higher education; and municipal management for the creation of an ODL center. These three main topics listed above, were determining factors for the growth in the number of students enrolled in distance education in Brazil. In this type of education, teachers and tutors are responsible for mediation of student learning, but for that to happen satisfactorily, it is essential the use technologies and methodologies that enable them to plan and monitor the activities assigned to students. The practice of teaching an undergraduate, as an open distance learning, has been a challenge for teachers of the curricular subjects - especially with regard to the activities assigned to students. Therefore, the present research work presents a methodology for a systematic approach in the planning and monitoring of activities in undergraduate distance learning courses.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-17
2016-02-15T19:39:27Z
2018-07-21T00:14:52Z
2018-07-21T00:14:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA NETO, Oswaldo Evaristo da. Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845
identifier_str_mv COSTA NETO, Oswaldo Evaristo da. Uma abordagem sistêmica no planejamento e monitoramento de atividades em cursos de graduação a distância. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842903497048064