A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Zuleide Abrantes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447
Resumo: This study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing.
id UFPB_bc8efde969f0838a852b603096a93edc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/6447
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamentalAvaliaçãoProdução textualCiclo de alfabetizaçãoEvaluationTextual ProductionCycle literacyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste estudo tem como objetivo geral analisar as concepções e as práticas avaliativas do professor frente aos desvios dos alunos do Ciclo de Aprendizagem (correspondente ao 1o, 2o e 3o anos, denominado também de Ciclo de Alfabetização) na produção textual escrita. Para isso, nos apoiamos teoricamente em autores como: Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002), Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995), Perrenoud (1991), Estebam (2003), Soares (1998, 2004) Ferreiro, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), Dolz e Schneuwly(2004), entre outros. Nosso trabalho defende uma abordagem sociointeracionista de língua, uma concepção de avaliação na perspectiva formativa e desenvolveu uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, que foi realizada numa escola pública municipal de João Pessoa, com uma professora que leciona no 2o ano do Ciclo de Aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação em sala de aula, entrevista gravada em aúdio e recolhidas práticas de produção escrita dos cadernos de dois alunos, para a coleta de dados, que foram analisados a partir da proposta do PNAIC, Programa de Formação Continuada lançado no ano de 2012 pelo MEC para os alfabetizadores dos sistemas de ensino público do país. O resultado das análises aponta que apesar dos avanços no discurso da professora, mesmo que timidamente efetivados na sua prática pedagógica, ainda existem desafios na transposição didática, na perspectiva de um ensino reflexivo, pelo menos no que diz respeito à produção textual escrita.Universidade Federal da Paraí­baBRLinguísticaPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBFaria, Evangelina Maria Brito dehttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488Soares, Maria Zuleide Abrantes2015-05-14T12:43:09Z2018-07-21T00:20:09Z2014-10-272018-07-21T00:20:09Z2014-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-09-19T15:25:06Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-09-19T15:25:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
title A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
Soares, Maria Zuleide Abrantes
Avaliação
Produção textual
Ciclo de alfabetização
Evaluation
Textual Production
Cycle literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
author Soares, Maria Zuleide Abrantes
author_facet Soares, Maria Zuleide Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Evangelina Maria Brito de
http://lattes.cnpq.br/1042071001002488
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Zuleide Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Produção textual
Ciclo de alfabetização
Evaluation
Textual Production
Cycle literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Avaliação
Produção textual
Ciclo de alfabetização
Evaluation
Textual Production
Cycle literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
2014-07-14
2015-05-14T12:43:09Z
2018-07-21T00:20:09Z
2018-07-21T00:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447
identifier_str_mv SOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Linguística
Programa de Pós Graduação em Linguística
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842910567596032