FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tito, Bianca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alem Mello Ferreira, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/244372
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a implementação de um Novo Regime Fiscal - NRF no Brasil, após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, influencia na formulação de políticas públicas educacionais. Tal exercício se faz necessário tendo em vista a contribuição que pode dar ao Direito Brasileiro, isso frente a importância que as políticas públicas educacionais têm para a concretização do direito à educação, previsto constitucionalmente. Para tanto adota como metodologia a de pesquisa exploratória, realizando uma revisão bibliográfica dos autores que já discorreram quanto ao tema objeto aqui em análise. Como resultado verifica-se que a imposição de limitação gerada pelo NRF, a partir da adoção desta Emenda, cria dificuldades para que novas políticas públicas educacionais sejam formuladas e assim, consequentemente, também na concretização do direito à educação.
id UFPE-1_d14e03b4a39d5a18f52479dc12a87727
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/244372
network_acronym_str UFPE-1
network_name_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository_id_str
spelling FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃOEmenda Constitucional 95/2016Políticas PúblicasEducaçãoNovo Regime FiscalEstado DemocráticoO presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a implementação de um Novo Regime Fiscal - NRF no Brasil, após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, influencia na formulação de políticas públicas educacionais. Tal exercício se faz necessário tendo em vista a contribuição que pode dar ao Direito Brasileiro, isso frente a importância que as políticas públicas educacionais têm para a concretização do direito à educação, previsto constitucionalmente. Para tanto adota como metodologia a de pesquisa exploratória, realizando uma revisão bibliográfica dos autores que já discorreram quanto ao tema objeto aqui em análise. Como resultado verifica-se que a imposição de limitação gerada pelo NRF, a partir da adoção desta Emenda, cria dificuldades para que novas políticas públicas educacionais sejam formuladas e assim, consequentemente, também na concretização do direito à educação.Universidade Federal de Pernambuco2021-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/24437210.51359/2448-2307.2021.244372Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 No. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 Núm. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 No. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 93 n. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 422448-23071980-3087reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/244372/38228Copyright (c) 2021 Bianca de Paiva F. B. B. de Sant'Ana Tito, Rafael Alem Mello Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessTito, BiancaAlem Mello Ferreira, Rafael2021-04-27T12:22:47Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/244372Revistahttp://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/oai||revista.academica@ufpe.br2448-23071980-3087opendoar:2021-04-27T12:22:47Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
title FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
spellingShingle FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Tito, Bianca
Emenda Constitucional 95/2016
Políticas Públicas
Educação
Novo Regime Fiscal
Estado Democrático
title_short FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
title_full FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
title_fullStr FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
title_sort FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: O IMPACTO DE UM NOVO REGIME FISCAL NA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
author Tito, Bianca
author_facet Tito, Bianca
Alem Mello Ferreira, Rafael
author_role author
author2 Alem Mello Ferreira, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tito, Bianca
Alem Mello Ferreira, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Emenda Constitucional 95/2016
Políticas Públicas
Educação
Novo Regime Fiscal
Estado Democrático
topic Emenda Constitucional 95/2016
Políticas Públicas
Educação
Novo Regime Fiscal
Estado Democrático
description O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma a implementação de um Novo Regime Fiscal - NRF no Brasil, após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, influencia na formulação de políticas públicas educacionais. Tal exercício se faz necessário tendo em vista a contribuição que pode dar ao Direito Brasileiro, isso frente a importância que as políticas públicas educacionais têm para a concretização do direito à educação, previsto constitucionalmente. Para tanto adota como metodologia a de pesquisa exploratória, realizando uma revisão bibliográfica dos autores que já discorreram quanto ao tema objeto aqui em análise. Como resultado verifica-se que a imposição de limitação gerada pelo NRF, a partir da adoção desta Emenda, cria dificuldades para que novas políticas públicas educacionais sejam formuladas e assim, consequentemente, também na concretização do direito à educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/244372
10.51359/2448-2307.2021.244372
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/244372
identifier_str_mv 10.51359/2448-2307.2021.244372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/244372/38228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Bianca de Paiva F. B. B. de Sant'Ana Tito, Rafael Alem Mello Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Bianca de Paiva F. B. B. de Sant'Ana Tito, Rafael Alem Mello Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 No. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 Núm. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 93 No. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 93 n. 1 (2021): Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (UFPE); 26 - 42
2448-2307
1980-3087
reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
collection Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.academica@ufpe.br
_version_ 1798321554532073472