Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066 |
Resumo: | Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica. |
id |
UFPE-3_722a366dd80b093494e27d9516019f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251066 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, BrasilEducação históricaExplicação históricaNarrativas.Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica.Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25106610.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-252525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066/40772Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessNicolini, CristianoSilva, Maria da Conceição2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251066Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
title |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
spellingShingle |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil Nicolini, Cristiano Educação histórica Explicação histórica Narrativas. |
title_short |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
title_full |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
title_fullStr |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
title_full_unstemmed |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
title_sort |
Ensino de História em tempos de pandemia: percepções e narrativas de estudantes da Educação Básica de Goiás, Brasil |
author |
Nicolini, Cristiano |
author_facet |
Nicolini, Cristiano Silva, Maria da Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria da Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolini, Cristiano Silva, Maria da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Explicação histórica Narrativas. |
topic |
Educação histórica Explicação histórica Narrativas. |
description |
Para suprir a necessidade de escolarização durante a pandemia da Covid-19, os estudantes passaram a ter aulas no formato virtual e a enfrentar uma série de inquietações no processo de aprendizagem. Pensando nisso, passamos a desenvolver uma investigação com estudantes da Educação Básica do Estado de Goiás, Brasil, para captar as percepções e narrativas produzidas durante esse período de suspensão das aulas presenciais no componente curricular de História. A partir de resultados prévios, apresentamos uma análise a partir da perspectiva da Educação Histórica, mais especificamente através dos conceitos de aprendizagem e consciência histórica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251066/40772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 6-25 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112461905920 |