MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996 |
Resumo: | Este artigo propõe uma discussão acerca da masculinidade hegêmonica, que oprime o acesso das corporeidades dissidentes na cena mainstream da música pop global e, de forma oposta, como o surgimento de representações LGBTQIAP+ apontam uma utopia de virada contracultural na ocupação de espaços que não são cotidianamente possíveis à essas corporeidades. Aborda-se centralmente o estudo do corpo pretogay- queer do cantor Lil Nas X, que possui um percurso que rompe barreiras dessa masculinidade hegemônica constantemente firmada na música pop estadunidense. Discutimos a espacialidade pela ótica simbólica constituída a partir de Henri Lefebvre, compreendendo além do espaço físico, o corpo dissidente como produtor de espaços e gestos capazes de promover ocupação de determinados lugares de poder. Por fim, entende-se que a ocupação de espaços dissidentes percorre, primeiramente, a produção de espaços através do coletivo e da reinvindicação atravessada as corporeidades marginalizadas, já que essas se estabelecem espacialmente diante de muitas lutas. |
id |
UFPEL-1_42c25ae4ada85f08ce7f1eeca1ff5b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6996 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAMcorpo queerespaço de representaçãomúsica popLGBTQIAPEste artigo propõe uma discussão acerca da masculinidade hegêmonica, que oprime o acesso das corporeidades dissidentes na cena mainstream da música pop global e, de forma oposta, como o surgimento de representações LGBTQIAP+ apontam uma utopia de virada contracultural na ocupação de espaços que não são cotidianamente possíveis à essas corporeidades. Aborda-se centralmente o estudo do corpo pretogay- queer do cantor Lil Nas X, que possui um percurso que rompe barreiras dessa masculinidade hegemônica constantemente firmada na música pop estadunidense. Discutimos a espacialidade pela ótica simbólica constituída a partir de Henri Lefebvre, compreendendo além do espaço físico, o corpo dissidente como produtor de espaços e gestos capazes de promover ocupação de determinados lugares de poder. Por fim, entende-se que a ocupação de espaços dissidentes percorre, primeiramente, a produção de espaços através do coletivo e da reinvindicação atravessada as corporeidades marginalizadas, já que essas se estabelecem espacialmente diante de muitas lutas.Universidade Federal de Pelotas2024-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 28 (2024): OKUPAS (verão); 410-4232526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996/6066Copyright (c) 2024 Vinicios Nalininfo:eu-repo/semantics/openAccessNalin, Vinicios2024-02-27T13:29:23Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6996Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2024-02-27T13:29:23Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
title |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
spellingShingle |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM Nalin, Vinicios corpo queer espaço de representação música pop LGBTQIAP |
title_short |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
title_full |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
title_fullStr |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
title_full_unstemmed |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
title_sort |
MASCULINIDADES DISSIDENTES NA MÚSICA POP MAINSTREAM |
author |
Nalin, Vinicios |
author_facet |
Nalin, Vinicios |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nalin, Vinicios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo queer espaço de representação música pop LGBTQIAP |
topic |
corpo queer espaço de representação música pop LGBTQIAP |
description |
Este artigo propõe uma discussão acerca da masculinidade hegêmonica, que oprime o acesso das corporeidades dissidentes na cena mainstream da música pop global e, de forma oposta, como o surgimento de representações LGBTQIAP+ apontam uma utopia de virada contracultural na ocupação de espaços que não são cotidianamente possíveis à essas corporeidades. Aborda-se centralmente o estudo do corpo pretogay- queer do cantor Lil Nas X, que possui um percurso que rompe barreiras dessa masculinidade hegemônica constantemente firmada na música pop estadunidense. Discutimos a espacialidade pela ótica simbólica constituída a partir de Henri Lefebvre, compreendendo além do espaço físico, o corpo dissidente como produtor de espaços e gestos capazes de promover ocupação de determinados lugares de poder. Por fim, entende-se que a ocupação de espaços dissidentes percorre, primeiramente, a produção de espaços através do coletivo e da reinvindicação atravessada as corporeidades marginalizadas, já que essas se estabelecem espacialmente diante de muitas lutas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6996/6066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Vinicios Nalin info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Vinicios Nalin |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 28 (2024): OKUPAS (verão); 410-423 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064568442880 |