EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga Pereira, Franciele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Montagna da Silveira, Aline, Aurich, Mauren
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795
Resumo: O campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível.
id UFPEL-1_76f769e90dc3a39ad1ad65638043912b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2795
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RSarquitetura e urbanismopatrimônio culturalpreservação patrimonialensinoO campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 178-1912526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795/2198Fraga Pereira, FrancieleMontagna da Silveira, AlineAurich, Maureninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2795Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
title EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
spellingShingle EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
Fraga Pereira, Franciele
arquitetura e urbanismo
patrimônio cultural
preservação patrimonial
ensino
title_short EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
title_full EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
title_fullStr EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
title_sort EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
author Fraga Pereira, Franciele
author_facet Fraga Pereira, Franciele
Montagna da Silveira, Aline
Aurich, Mauren
author_role author
author2 Montagna da Silveira, Aline
Aurich, Mauren
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga Pereira, Franciele
Montagna da Silveira, Aline
Aurich, Mauren
dc.subject.por.fl_str_mv arquitetura e urbanismo
patrimônio cultural
preservação patrimonial
ensino
topic arquitetura e urbanismo
patrimônio cultural
preservação patrimonial
ensino
description O campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795/2198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 178-191
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063161253888