EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795 |
Resumo: | O campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível. |
id |
UFPEL-1_76f769e90dc3a39ad1ad65638043912b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2795 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RSarquitetura e urbanismopatrimônio culturalpreservação patrimonialensinoO campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 178-1912526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795/2198Fraga Pereira, FrancieleMontagna da Silveira, AlineAurich, Maureninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2795Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
title |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS Fraga Pereira, Franciele arquitetura e urbanismo patrimônio cultural preservação patrimonial ensino |
title_short |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
title_full |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
title_sort |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UM ATELIÊ DE PROJETO ARQUITETÔNICO: REFLEXÕES SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO EM PELOTAS/RS |
author |
Fraga Pereira, Franciele |
author_facet |
Fraga Pereira, Franciele Montagna da Silveira, Aline Aurich, Mauren |
author_role |
author |
author2 |
Montagna da Silveira, Aline Aurich, Mauren |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga Pereira, Franciele Montagna da Silveira, Aline Aurich, Mauren |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquitetura e urbanismo patrimônio cultural preservação patrimonial ensino |
topic |
arquitetura e urbanismo patrimônio cultural preservação patrimonial ensino |
description |
O campo do patrimônio cultural exige uma postura crítico-reflexiva e uma capacidade de trabalho interdisciplinar dos profissionais envolvidos com essa temática. Este ensaio apresenta uma discussão sobre as práticas pedagógicas realizadas na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel). O ateliê propõe a imersão dos alunos na realidade local, a partir do contato com edificações de valor patrimonial que são seus objetos de estudo. As práticas pedagógicas compreendem atividades em grupo e individuais, relacionando conteúdos teóricos e práticos, a fim de que, ao final do semestre, os alunos elaborem uma proposta de intervenção no patrimônio cultural edificado. Este trabalho busca debater como as práticas pedagógicas do ateliê abordam o desafio de capacitar os futuros arquitetos e urbanistas da FAUrb-UFPel para atuar nesse campo de trabalho que é ao mesmo tempo tão complexo e sensível. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2795/2198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 178-191 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063161253888 |