TERRITÓRIOS EDUCACIONAIS: OS AMBIENTES DA INFÂNCIA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2797 |
Resumo: | As abordagens Waldorf, Montessoriana e Pikleriana possuem em seus princípios a importância da observação do bebê, sua competência na autonomia de explorar seu corpo e o ambiente em que está inserido. Para esses autores, o ambiente é propulsor de estímulos sensoriais, aprendizagem e desenvolvimento. Os materiais arquitetônicos que compõem os ambientes possuem a intenção de que a criança, através do brincar livre e da exploração espontânea, encontre descobertas, crie memórias, novas habilidades, conceituando assim a aprendizagem e o desenvolvimento na fase da primeira infância. O estudo tem o objetivo de observar como as abordagens compõem seus ambientes, que priorizam, através da organização, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. A revisão bibliográfica e sistemática do tema envolve as áreas da educação, da psicologia e da arquitetura, que contribuem para o conhecimento da organização, do ambiente e para o propósito de conceituar, através do espaço, a aprendizagem e o desenvolvimento. |
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