TERRITÓRIOS EDUCACIONAIS: OS AMBIENTES DA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque da Silva, Marcella
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brayner Ramalho, Letícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2797
Resumo: As abordagens Waldorf, Montessoriana e Pikleriana possuem em seus princípios a importância da observação do bebê, sua competência na autonomia de explorar seu corpo e o ambiente em que está inserido. Para esses autores, o ambiente é propulsor de estímulos sensoriais, aprendizagem e desenvolvimento. Os materiais arquitetônicos que compõem os ambientes possuem a intenção de que a criança, através do brincar livre e da exploração espontânea, encontre descobertas, crie memórias, novas habilidades, conceituando assim a aprendizagem e o desenvolvimento na fase da primeira infância. O estudo tem o objetivo de observar como as abordagens compõem seus ambientes, que priorizam, através da organização, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. A revisão bibliográfica e sistemática do tema envolve as áreas da educação, da psicologia e da arquitetura, que contribuem para o conhecimento da organização, do ambiente e para o propósito de conceituar, através do espaço, a aprendizagem e o desenvolvimento.
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