Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19360 |
Resumo: | Este estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents. |
id |
UFPEL-2_51d93fbbe76380e4bb25c2be582762df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/19360 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser GramadensePatrimônio; Educação; TurismoGramado, Educação, Turismo, Patrimônios CulturaisEste estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.Universidade Federal de PelotasBarbacovi, ManoelaZubaran, Maria Angélica2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1936010.15210/lepaarq.v17i34.193605391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-254Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-2542316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19360/12211http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12441http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12442http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12443http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12444http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12445http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12446http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12447Direitos autorais 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaranhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:33:23Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19360Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T16:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
title |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
spellingShingle |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense Barbacovi, Manoela Patrimônio; Educação; Turismo Gramado, Educação, Turismo, Patrimônios Culturais |
title_short |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
title_full |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
title_fullStr |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
title_full_unstemmed |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
title_sort |
Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense |
author |
Barbacovi, Manoela |
author_facet |
Barbacovi, Manoela Zubaran, Maria Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Zubaran, Maria Angélica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbacovi, Manoela Zubaran, Maria Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio; Educação; Turismo Gramado, Educação, Turismo, Patrimônios Culturais |
topic |
Patrimônio; Educação; Turismo Gramado, Educação, Turismo, Patrimônios Culturais |
description |
Este estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19360 10.15210/lepaarq.v17i34.19360 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19360 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v17i34.19360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19360/12211 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12441 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12442 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12443 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12444 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12445 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12446 http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/downloadSuppFile/19360/12447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaran http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaran http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
5391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-254 Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-254 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v17i34 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1750217417876832256 |