Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbacovi, Manoela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zubaran, Maria Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19360
Resumo: Este estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.
id UFPEL-2_e880893d850d3612c4e95f8d8753c0ee
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/19360
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser GramadenseGramadoEducaçãoTurismoPatrimônios CulturaisEste estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.Universidade Federal de Pelotas2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/1936010.15210/lepaarq.v17i34.19360Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-2545391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-2542316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19360/12211Copyright (c) 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaranhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbacovi, ManoelaZubaran, Maria Angélica2021-05-28T13:33:23Zoai:ojs.ufpel:article/19360Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T13:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
title Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
spellingShingle Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
Barbacovi, Manoela
Gramado
Educação
Turismo
Patrimônios Culturais
title_short Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
title_full Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
title_fullStr Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
title_full_unstemmed Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
title_sort Educação para o Turismo em Gramado: Patrimônios Culturais e Modos de Ser Gramadense
author Barbacovi, Manoela
author_facet Barbacovi, Manoela
Zubaran, Maria Angélica
author_role author
author2 Zubaran, Maria Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbacovi, Manoela
Zubaran, Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Gramado
Educação
Turismo
Patrimônios Culturais
topic Gramado
Educação
Turismo
Patrimônios Culturais
description Este estudo analisa as epistemologias e pedagogias disseminadas pela disciplina Educação para o Turismo no currículo do Ensino Fundamental das Escolas Municipais da cidade de Gramado. Pretende-se investigar como a disciplina Educação para o Turismo tem representado a cidade de Gramado e seus patrimônios culturais, materiais e imateriais, examinando as estratégias representacionais acionadas nos Cursos de Capacitação Docente para a educação em turismo na cidade de Gramado. Em termos teóricos, o estudo se inscreve no Campo dos Estudos Culturais e nas discussões acerca dos Patrimônios Culturais. Neste sentido, o objetivo central da pesquisa é analisar a produção discursiva acerca dos patrimônios culturais da cidade de Gramado e das identidades locais nos enunciados do Curso de Capacitação Docente em Educação para o Turismo e nas entrevistas realizadas com docentes das escolas municipais de Gramado que trabalham com esta disciplina. Busca-se assim, problematizar as noções de uma Gramado intrinsecamente turística e europeia e de uma vocação naturalmente turística de seus moradores. Abstract: This study analyzes the epistemologies and pedagogies disseminated by the subject Tourism Education in the Elementary School curriculum of Municipal Schools in Gramado. It is intended to investigate how the subject Tourism Education has represented the city of Gramado and its cultural, material and immaterial heritage, examining the representational strategies used in the Teacher’s Training Courses for tourism education in Gramado. In theoretical terms, this study is part of the Cultural Studies Field and in the discussions on Cultural Heritage. In this sense, the main objective of this research is to analyze the discursive production on Gramado’s cultural heritage and the local identities in the statements of the Teacher’s Training Course in Tourism Education and in the interviews carried out with teachers who work with this subject in Gramado’s municipal schools. Thus, the aim is to problematize the notions of an intrinsically touristic and European Gramado and of a naturally tourist vocation of its residents.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19360
10.15210/lepaarq.v17i34.19360
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19360
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v17i34.19360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/19360/12211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaran
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Manoela Barbacovi, Maria Angélica Zubaran
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17 n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-254
5391545420; Vol. 17 No. 34 (2020): JUL-DEZ.; 236-254
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v17i34
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1799756126968872960