DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Diego
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima Pacheco, Paula, Gomes Lemos, Rosemar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339
Resumo: Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.  
id UFPEL-2_e3a90160cb7896d69db83e708bded32d
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/3339
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIPDIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIABehaviorsArt teachingEnvironmentEducation-Art.ComportamentosEnsino da ArteMeio AmbienteArte-educaçãoResumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.  This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one ofeducation and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation type was theaction-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education, verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.Universidade Federal de Pelotas2014-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/333910.15210/lepaarq.v11i22.3339Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-4475391545420; V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-4472316-84121806-911810.15210/lepaarq.v11i22reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339/3433Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, DiegoLima Pacheco, PaulaGomes Lemos, Rosemar2020-07-29T21:13:18Zoai:ojs.ufpel:article/3339Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-29T21:13:18Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
DIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
title DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
spellingShingle DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
Schmitz, Diego
Behaviors
Art teaching
Environment
Education-Art.
Comportamentos
Ensino da Arte
Meio Ambiente
Arte-educação
title_short DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
title_full DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
title_fullStr DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
title_full_unstemmed DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
title_sort DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
author Schmitz, Diego
author_facet Schmitz, Diego
Lima Pacheco, Paula
Gomes Lemos, Rosemar
author_role author
author2 Lima Pacheco, Paula
Gomes Lemos, Rosemar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Diego
Lima Pacheco, Paula
Gomes Lemos, Rosemar
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviors
Art teaching
Environment
Education-Art.
Comportamentos
Ensino da Arte
Meio Ambiente
Arte-educação
topic Behaviors
Art teaching
Environment
Education-Art.
Comportamentos
Ensino da Arte
Meio Ambiente
Arte-educação
description Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339
10.15210/lepaarq.v11i22.3339
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v11i22.3339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339/3433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-447
5391545420; V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-447
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v11i22
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1799756125534420992