DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree. |
id |
UFPEL-2_e3a90160cb7896d69db83e708bded32d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/3339 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIPDIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIABehaviorsArt teachingEnvironmentEducation-Art.ComportamentosEnsino da ArteMeio AmbienteArte-educaçãoResumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree. This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one ofeducation and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation type was theaction-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education, verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree.Universidade Federal de Pelotas2014-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/333910.15210/lepaarq.v11i22.3339Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-4475391545420; V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-4472316-84121806-911810.15210/lepaarq.v11i22reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339/3433Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, DiegoLima Pacheco, PaulaGomes Lemos, Rosemar2020-07-29T21:13:18Zoai:ojs.ufpel:article/3339Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-29T21:13:18Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP DIFERENTES TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA |
title |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
spellingShingle |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP Schmitz, Diego Behaviors Art teaching Environment Education-Art. Comportamentos Ensino da Arte Meio Ambiente Arte-educação |
title_short |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
title_full |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
title_fullStr |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
title_full_unstemmed |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
title_sort |
DIFFERENT THEORIES AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF ART APPLIED TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP |
author |
Schmitz, Diego |
author_facet |
Schmitz, Diego Lima Pacheco, Paula Gomes Lemos, Rosemar |
author_role |
author |
author2 |
Lima Pacheco, Paula Gomes Lemos, Rosemar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Diego Lima Pacheco, Paula Gomes Lemos, Rosemar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Behaviors Art teaching Environment Education-Art. Comportamentos Ensino da Arte Meio Ambiente Arte-educação |
topic |
Behaviors Art teaching Environment Education-Art. Comportamentos Ensino da Arte Meio Ambiente Arte-educação |
description |
Resumo: O presente trabalho trata de uma experiência realizada através de oficinas didático-pedagógicas em duas Instituições Públicas, sendo uma de ensino e outra assistencial, especificamente uma escola municipal de ensino fundamental e uma Casa Lar para Menores. A investigação realizada foi do tipo pesquisa-ação. Os autores levando em consideração o pensamento de teóricos da área de educação verificaram e analisaram os diferentes comportamentos observados no processo de ensino-aprendizagem nas duas instituições a partir do público-alvo envolvido. Os graduandos tiveram por referência alguns teóricos abordados, especialmente, nas disciplinas de Pedagogia e Arte-educação, do Curso de Artes Visuais Licenciatura.Abstract: This paper deals with an experiment carried out through didactic and educational workshops in two public institutions, one of education and other assistencialist, specifically a municipal elementary school and a House for Children. The investigation-type was the action-research type. The authors considering the thought of the theoretical area of education verified and analyzed the different behaviors observed in the teaching-learning process in two institutions from the audience involved. The theoretical reference for graduate had addressed, especially in the disciplines of Education and Arts Education, the School of Visual Arts Degree. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339 10.15210/lepaarq.v11i22.3339 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v11i22.3339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/3339/3433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos do LEPAARQ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-447 5391545420; V. 11, N. 22 (2014): JUL-DEC; 436-447 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v11i22 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1799756125534420992 |