An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dowsley, Martha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873
Resumo: Discutimos nesse artigo nossas experiências pessoais ao desenvolver umprojeto de pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR) com a PrimeiraNação do Lac Seul para registrar algumas de suas histórias de uso da terra e paratreinar jovens da Primeira Nação e estudantes de nossa universidade em Arqueologia,Antropologia Cultural e Geografia. Com base na literatura acadêmica dos campos deGeografia e Antropologia, ilustramos como ambas as disciplinas influenciaram nossotrabalho e o entendimento de nossas jornadas profissionais e pessoais. Descobrimosprincipalmente que as fases tradicionais de pesquisa acadêmica do projeto e coleta dedados não descreviam adequadamente a fase inicial do projeto e a subsequente troca deinformações. Em vez disso, descobrimos as seguintes fases de pesquisa que se tornaramimportantes: Construção de relacionamentos, Projeto, Aprendizado, Imersão / Coleta dedados e Ativismo / Mudança de perspectivas.
id UFPEL-3_9e62fb005b29016ac42d33dea0cca8a4
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/13873
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in CanadaUma Descrição Autoetnográfica de Experiências com um Projeto de Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade no CanadáIndigenous Research MethodsTraditional TeachingsEntanglementEncountersAnthropologyAnishinaabe CultureGeography.Métodos de pesquisa indígenaEnsinamentos TradicionaisEnvolvimentoEncontrosAntropologiaCultura AnishinaabeGeografia.Discutimos nesse artigo nossas experiências pessoais ao desenvolver umprojeto de pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR) com a PrimeiraNação do Lac Seul para registrar algumas de suas histórias de uso da terra e paratreinar jovens da Primeira Nação e estudantes de nossa universidade em Arqueologia,Antropologia Cultural e Geografia. Com base na literatura acadêmica dos campos deGeografia e Antropologia, ilustramos como ambas as disciplinas influenciaram nossotrabalho e o entendimento de nossas jornadas profissionais e pessoais. Descobrimosprincipalmente que as fases tradicionais de pesquisa acadêmica do projeto e coleta dedados não descreviam adequadamente a fase inicial do projeto e a subsequente troca deinformações. Em vez disso, descobrimos as seguintes fases de pesquisa que se tornaramimportantes: Construção de relacionamentos, Projeto, Aprendizado, Imersão / Coleta dedados e Ativismo / Mudança de perspectivas.We discuss our personal experiences developing a community-based participatory research (CBPR) project with Lac Seul First Nation for the purposes of recording some of their land use history and training youth from the First Nation and students from our university in Archaeology, Social-Cultural Anthropology and Geography. Drawing on Geography and Anthropology literature we illustrate how both disciplines influenced our work and understandings of our professional and personal journeys. We discovered primarily that the traditional academic research phases of project design, and data collection did not adequately describe the birth of the project and the subsequent information exchange. Instead, we found that the phases of research that were important were: Relationship building, Project design, Learning, Immersion/Data Collection and Activism/Shifting Perspectives. Abecan2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1387310.15210/interfaces.v18i2.13873Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 2 (2018): Relocating the ‘peripheral’ in Anthropology: Exchanging glances on indigenous social problems in Brazil and Canada; 47-68Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-681984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873/8716Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessDowsley, MarthaOliveira, Frederico2019-08-15T23:45:30Zoai:ojs.ufpel:article/13873Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-08-15T23:45:30Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
Uma Descrição Autoetnográfica de Experiências com um Projeto de Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade no Canadá
title An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
spellingShingle An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
Dowsley, Martha
Indigenous Research Methods
Traditional Teachings
Entanglement
Encounters
Anthropology
Anishinaabe Culture
Geography.
Métodos de pesquisa indígena
Ensinamentos Tradicionais
Envolvimento
Encontros
Antropologia
Cultura Anishinaabe
Geografia.
title_short An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
title_full An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
title_fullStr An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
title_full_unstemmed An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
title_sort An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
author Dowsley, Martha
author_facet Dowsley, Martha
Oliveira, Frederico
author_role author
author2 Oliveira, Frederico
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dowsley, Martha
Oliveira, Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv Indigenous Research Methods
Traditional Teachings
Entanglement
Encounters
Anthropology
Anishinaabe Culture
Geography.
Métodos de pesquisa indígena
Ensinamentos Tradicionais
Envolvimento
Encontros
Antropologia
Cultura Anishinaabe
Geografia.
topic Indigenous Research Methods
Traditional Teachings
Entanglement
Encounters
Anthropology
Anishinaabe Culture
Geography.
Métodos de pesquisa indígena
Ensinamentos Tradicionais
Envolvimento
Encontros
Antropologia
Cultura Anishinaabe
Geografia.
description Discutimos nesse artigo nossas experiências pessoais ao desenvolver umprojeto de pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR) com a PrimeiraNação do Lac Seul para registrar algumas de suas histórias de uso da terra e paratreinar jovens da Primeira Nação e estudantes de nossa universidade em Arqueologia,Antropologia Cultural e Geografia. Com base na literatura acadêmica dos campos deGeografia e Antropologia, ilustramos como ambas as disciplinas influenciaram nossotrabalho e o entendimento de nossas jornadas profissionais e pessoais. Descobrimosprincipalmente que as fases tradicionais de pesquisa acadêmica do projeto e coleta dedados não descreviam adequadamente a fase inicial do projeto e a subsequente troca deinformações. Em vez disso, descobrimos as seguintes fases de pesquisa que se tornaramimportantes: Construção de relacionamentos, Projeto, Aprendizado, Imersão / Coleta dedados e Ativismo / Mudança de perspectivas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873
10.15210/interfaces.v18i2.13873
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v18i2.13873
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873/8716
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 2 (2018): Relocating the ‘peripheral’ in Anthropology: Exchanging glances on indigenous social problems in Brazil and Canada; 47-68
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v18i2
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085397028864