An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in Canada
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873 |
Resumo: | Discutimos nesse artigo nossas experiências pessoais ao desenvolver umprojeto de pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR) com a PrimeiraNação do Lac Seul para registrar algumas de suas histórias de uso da terra e paratreinar jovens da Primeira Nação e estudantes de nossa universidade em Arqueologia,Antropologia Cultural e Geografia. Com base na literatura acadêmica dos campos deGeografia e Antropologia, ilustramos como ambas as disciplinas influenciaram nossotrabalho e o entendimento de nossas jornadas profissionais e pessoais. Descobrimosprincipalmente que as fases tradicionais de pesquisa acadêmica do projeto e coleta dedados não descreviam adequadamente a fase inicial do projeto e a subsequente troca deinformações. Em vez disso, descobrimos as seguintes fases de pesquisa que se tornaramimportantes: Construção de relacionamentos, Projeto, Aprendizado, Imersão / Coleta dedados e Ativismo / Mudança de perspectivas. |
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An Autoethnographic Account of Experiences with a Community-Based Participatory Research Project in CanadaUma Descrição Autoetnográfica de Experiências com um Projeto de Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade no CanadáIndigenous Research MethodsTraditional TeachingsEntanglementEncountersAnthropologyAnishinaabe CultureGeography.Métodos de pesquisa indígenaEnsinamentos TradicionaisEnvolvimentoEncontrosAntropologiaCultura AnishinaabeGeografia.Discutimos nesse artigo nossas experiências pessoais ao desenvolver umprojeto de pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR) com a PrimeiraNação do Lac Seul para registrar algumas de suas histórias de uso da terra e paratreinar jovens da Primeira Nação e estudantes de nossa universidade em Arqueologia,Antropologia Cultural e Geografia. Com base na literatura acadêmica dos campos deGeografia e Antropologia, ilustramos como ambas as disciplinas influenciaram nossotrabalho e o entendimento de nossas jornadas profissionais e pessoais. Descobrimosprincipalmente que as fases tradicionais de pesquisa acadêmica do projeto e coleta dedados não descreviam adequadamente a fase inicial do projeto e a subsequente troca deinformações. Em vez disso, descobrimos as seguintes fases de pesquisa que se tornaramimportantes: Construção de relacionamentos, Projeto, Aprendizado, Imersão / Coleta dedados e Ativismo / Mudança de perspectivas.We discuss our personal experiences developing a community-based participatory research (CBPR) project with Lac Seul First Nation for the purposes of recording some of their land use history and training youth from the First Nation and students from our university in Archaeology, Social-Cultural Anthropology and Geography. Drawing on Geography and Anthropology literature we illustrate how both disciplines influenced our work and understandings of our professional and personal journeys. We discovered primarily that the traditional academic research phases of project design, and data collection did not adequately describe the birth of the project and the subsequent information exchange. Instead, we found that the phases of research that were important were: Relationship building, Project design, Learning, Immersion/Data Collection and Activism/Shifting Perspectives. Abecan2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1387310.15210/interfaces.v18i2.13873Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 2 (2018): Relocating the ‘peripheral’ in Anthropology: Exchanging glances on indigenous social problems in Brazil and Canada; 47-68Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-68Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 47-681984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13873/8716Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessDowsley, MarthaOliveira, Frederico2019-08-15T23:45:30Zoai:ojs.ufpel:article/13873Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-08-15T23:45:30Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
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