Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Diego
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635
Resumo: Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.
id UFPEL-4_3baa2f6f4e9d9d22748f2867e449aa7c
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/20635
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literaturaEscrita Criativaformação de professoresensino de literaturaescritaleitura.Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.Universidade Federal de Pelotas2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2063510.15210/cdl.v0i40.20635Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 435-4502358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635/13503Copyright (c) 2021 Diego Grandohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrando, Diego2021-09-08T19:13:40Zoai:ojs.ufpel:article/20635Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T19:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
title Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
spellingShingle Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
Grando, Diego
Escrita Criativa
formação de professores
ensino de literatura
escrita
leitura.
title_short Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
title_full Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
title_fullStr Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
title_full_unstemmed Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
title_sort Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
author Grando, Diego
author_facet Grando, Diego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Criativa
formação de professores
ensino de literatura
escrita
leitura.
topic Escrita Criativa
formação de professores
ensino de literatura
escrita
leitura.
description Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635
10.15210/cdl.v0i40.20635
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i40.20635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635/13503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diego Grando
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diego Grando
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 435-450
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i40
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755958644113408