Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635 |
Resumo: | Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade. |
id |
UFPEL-4_3baa2f6f4e9d9d22748f2867e449aa7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/20635 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literaturaEscrita Criativaformação de professoresensino de literaturaescritaleitura.Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade.Universidade Federal de Pelotas2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2063510.15210/cdl.v0i40.20635Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 435-4502358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635/13503Copyright (c) 2021 Diego Grandohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrando, Diego2021-09-08T19:13:40Zoai:ojs.ufpel:article/20635Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T19:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
title |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
spellingShingle |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura Grando, Diego Escrita Criativa formação de professores ensino de literatura escrita leitura. |
title_short |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
title_full |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
title_fullStr |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
title_full_unstemmed |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
title_sort |
Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura |
author |
Grando, Diego |
author_facet |
Grando, Diego |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grando, Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criativa formação de professores ensino de literatura escrita leitura. |
topic |
Escrita Criativa formação de professores ensino de literatura escrita leitura. |
description |
Se a área da Escrita Criativa, em seu atual estágio de desenvolvimento no Brasil, ainda está prioritariamente voltada para um público interessado em construir uma carreira de escritor – que procura formações desse tipo com o intuito de praticar, de forma mais sistemática e aprofundada, a escrita literária –, não significa que as experiências e reflexões produzidas em seu seio nada tenham a oferecer às licenciaturas em Letras, tanto aos estudantes – futuros professores de literatura – quanto aos docentes. Neste trabalho, busco justamente estabelecer relações entre a Escrita Criativa e a formação de professores de literatura, valendo-me da produção acadêmica de ambas as áreas. Parto da constatação do desinteresse pela prática da escrita no ensino universitário de literatura, associando tal desinteresse à concepção tradicional de ensino vigente nos cursos de Letras do país e refletindo sobre seus impactos no ensino escolar, com base em estudos de Bordini e Aguiar (1983), Castanho (2012), Cosson (2009), Dalla Bona e Martins (2016), Mazanatti (2007), Segabinazi (2011) e Segabinazi e Lucena (2016). Em seguida, discuto dois aspectos centrais para campo da Escrita Criativa: a metodologia da oficina, a partir de Ander-Egg (1991), e o caráter indissociável e solidário entre escrita e leitura que se estabelece em uma oficina de escrita, segundo Dawson (2005) e Houdart-Merot (2018b, 2019). Destaco, por fim, a relevância da prática da escrita literária durante o percurso formativo do futuro professor de literatura, conforme abordada por Sant’Anna (1977) e Antunes (2015), e assinalo a pertinência das contribuições da Escrita Criativa para se repensar o ensino de literatura na universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635 10.15210/cdl.v0i40.20635 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i40.20635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20635/13503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diego Grando http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diego Grando http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 435-450 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i40 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755958644113408 |