Transporte marítimo internacional de mercadorias : o impacto da Covid-19 aos contratos e às cláusulas aplicáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FILIZOLA, Andréia Carolina de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000002c39
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52273
Resumo: Este estudo objetiva analisar se diante das medidas adotadas para a contenção da pandemia de covid-19 e a própria doença em si, ela poderia ser considerada causa de impossibilidade de cumprimento (força maior) ou de onerosidade excessiva (imprevisão) no caso de inadimplemento dos contratos marítimos utilizados para transporte de mercadorias? A dissertação foi estruturada a partir da pesquisa bibliográfica, partindo da coleta e da análise de dados encontrados na doutrina e em periódicos, a fim de permitir a discussão recente sobre a matéria. E conclui-se que, diante da heterogeneidade de interpretação entre as leis domésticas, principalmente quando envolvidos sistemas jurídicos diferentes, questões como inadimplemento e válvulas de liberação da prestação são percebidas de forma diversa entre o Common Law e Civil Law, de forma que algumas noções, como a de imprevisão, são inconcebíveis para algumas leis nacionais. Desse modo, a noção de força maior, por ser mais difundida e até mesmo semelhante a alguns outros institutos como o Act of God, seria a melhor forma de classificar a pandemia de covid-19. Contudo, este estudo aponta a necessidade de harmonização do entendimento desse termo fazendo uso de regras de soft law, como os Princípios do UNIDROIT.
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A dissertação foi estruturada a partir da pesquisa bibliográfica, partindo da coleta e da análise de dados encontrados na doutrina e em periódicos, a fim de permitir a discussão recente sobre a matéria. E conclui-se que, diante da heterogeneidade de interpretação entre as leis domésticas, principalmente quando envolvidos sistemas jurídicos diferentes, questões como inadimplemento e válvulas de liberação da prestação são percebidas de forma diversa entre o Common Law e Civil Law, de forma que algumas noções, como a de imprevisão, são inconcebíveis para algumas leis nacionais. Desse modo, a noção de força maior, por ser mais difundida e até mesmo semelhante a alguns outros institutos como o Act of God, seria a melhor forma de classificar a pandemia de covid-19. Contudo, este estudo aponta a necessidade de harmonização do entendimento desse termo fazendo uso de regras de soft law, como os Princípios do UNIDROIT.This study aims to analyze whether, in view of the measures adopted to contain the COVID-19 pandemic and the disease itself, it could be considered a cause of impossibility of compliance (force majeure) or excessive burden (imprévision) in the event of breach of maritime contracts used to transport goods? The dissertation was structured from bibliographical research, starting from the collection and analysis of data found in doctrine and journals, in order to allow a recent discussion on the matter. And it is concluded that, given the heterogeneity of interpretation between domestic laws, especially when different legal systems are involved, issues such as default and provision release valves are perceived differently between Common Law and Civil Law, so that some notions, such as that of imprévision, are inconceivable for some national laws. In this way, the notion of force majeure, being more widespread and even similar to some other institutes such as the Act of God, would be the best way to classify the Covid-19 pandemic. However, this study points to the need to harmonize the understanding of this term using soft law rules, such as the UNIDROIT Principles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DireitoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessDireito Marítimo - BrasilContratos de afretamentoCOVID-19, Pandemia de, 2020-Common LawCivil LawTransporte marítimo internacional de mercadorias : o impacto da Covid-19 aos contratos e às cláusulas aplicáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Andreia Carolina de Castro Filizola.pdfDISSERTAÇÃO Andreia Carolina de Castro Filizola.pdfapplication/pdf2612376https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52273/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andreia%20Carolina%20de%20Castro%20Filizola.pdffedd776ac47adf4623ddbd6a74dc7800MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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