Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ana Karla de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000kvw2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833
Resumo: O consumo se reflete nos padrões de comportamento de diversos grupos sociais e, como fenômeno social, certos grupos são excluídos de experiências específicas. Nos bares não é diferente. Por se tratar de um serviço hedônico com expectativas sociais elevadas, a experiência do consumidor em ambientes de bares pode ser considerada complexa devido à sua atmosfera física única, que pode dificultar certas interações sociais. Pessoas com deficiência são frequentemente excluídas desses estabelecimentos de serviços. A gestão atual dos ambientes de serviço gastronômico precisa compreender o comportamento do consumidor para evitar que a experiência do consumidor se torne uma situação de vulnerabilidade e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam resiliência como fator de proteção para lidar com os desafios. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a experiência de consumo de usuários de cadeira de rodas em bares na Região Metropolitana do Recife (RMR) e os construtos de vulnerabilidade e resiliência no consumo. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, tanto online quanto presencialmente, utilizando amostragem por conveniência. A análise dos dados utilizou a matriz de correlação de Pearson para atingir o objetivo da pesquisa. Os perfis socioeconômicos dos respondentes foram analisados e foram examinadas as correlações entre os construtos do estudo. Os resultados indicaram que a maioria dos consumidores que participaram do estudo não se percebe em situação de vulnerabilidade durante a experiência de consumo em bares. No entanto, a resiliência foi percebida em níveis fracos a moderados, de acordo com os parâmetros utilizados neste estudo. Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que a experiência de consumo de pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, não está relacionada à vulnerabilidade e à resiliência no consumo em bares na RMR. Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor com deficiência física em ambientes de bares e ressaltam a importância de estratégias inclusivas e acessíveis nesses estabelecimentos. No entanto, é importante destacar que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento nessa área e identificar estratégias eficazes para aprimorar a experiência de consumo de pessoas com deficiência física em ambientes de serviço gastronômico.
id UFPE_105fe6746b97f3e93dd2772a4507972a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/50833
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Ana Karla de Melohttp://lattes.cnpq.br/6166385539999573http://lattes.cnpq.br/0046828379483932SOUZA, Anderson Gomes de2023-06-05T11:56:24Z2023-06-05T11:56:24Z2023-03-20SILVA, Ana Karla de Melo. Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833ark:/64986/001300000kvw2O consumo se reflete nos padrões de comportamento de diversos grupos sociais e, como fenômeno social, certos grupos são excluídos de experiências específicas. Nos bares não é diferente. Por se tratar de um serviço hedônico com expectativas sociais elevadas, a experiência do consumidor em ambientes de bares pode ser considerada complexa devido à sua atmosfera física única, que pode dificultar certas interações sociais. Pessoas com deficiência são frequentemente excluídas desses estabelecimentos de serviços. A gestão atual dos ambientes de serviço gastronômico precisa compreender o comportamento do consumidor para evitar que a experiência do consumidor se torne uma situação de vulnerabilidade e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam resiliência como fator de proteção para lidar com os desafios. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a experiência de consumo de usuários de cadeira de rodas em bares na Região Metropolitana do Recife (RMR) e os construtos de vulnerabilidade e resiliência no consumo. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, tanto online quanto presencialmente, utilizando amostragem por conveniência. A análise dos dados utilizou a matriz de correlação de Pearson para atingir o objetivo da pesquisa. Os perfis socioeconômicos dos respondentes foram analisados e foram examinadas as correlações entre os construtos do estudo. Os resultados indicaram que a maioria dos consumidores que participaram do estudo não se percebe em situação de vulnerabilidade durante a experiência de consumo em bares. No entanto, a resiliência foi percebida em níveis fracos a moderados, de acordo com os parâmetros utilizados neste estudo. Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que a experiência de consumo de pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, não está relacionada à vulnerabilidade e à resiliência no consumo em bares na RMR. Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor com deficiência física em ambientes de bares e ressaltam a importância de estratégias inclusivas e acessíveis nesses estabelecimentos. No entanto, é importante destacar que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento nessa área e identificar estratégias eficazes para aprimorar a experiência de consumo de pessoas com deficiência física em ambientes de serviço gastronômico.CAPESConsumption is reflected in the behavior patterns of different social groups, and as a social phenomenon, certain groups are excluded from specific experiences. The bar industry in the gastronomy sector is no exception. Being a hedonic service and subject to high societal demands, the consumer experience in bar environments can be considered complex due to its distinct physical atmosphere, which can hinder certain social interactions. Individuals with disabilities are often excluded from these service establishments. The current management of gastronomic service environments needs to understand consumer behavior to prevent the consumer experience from becoming a situation of vulnerability and to enable individuals with disabilities to develop resilience as a protective factor in dealing with challenges. The objective of this research was to investigate the relationship between the consumer experience of wheelchair users in bars in the Metropolitan Region of Recife (RMR) and the constructs of vulnerability and resilience in consumption. To achieve this objective, a quantitative and descriptive research approach was employed. Data collection was carried out through structured questionnaires, both online and in-person, using convenience sampling. The data analysis utilized Pearson's correlation matrix to fulfill the research objective. The respondents' socio-demographic profiles were analyzed, and the correlations between the study constructs were examined. The results indicated that the majority of consumers who participated in the study did not perceive themselves as vulnerable during the bar consumption experience. However, resilience was perceived at a weak to moderate level, according to the parameters used in this study. Based on the presented results, it can be concluded that the consumer experience of individuals with physical disabilities who use wheelchairs is not related to vulnerability and resilience in bar consumption in the RMR. These findings contribute to a better understanding of the consumer behavior of individuals with physical disabilities in bar environments and emphasize the importance of inclusive and accessible strategies in these establishments. However, it is important to note that further research is needed to deepen our knowledge in this area and identify effective strategies to enhance the consumer experience of individuals with physical disabilities in gastronomic service environments.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumoServiços ao clienteConsumidor – satisfaçãoExperiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdfDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdfapplication/pdf1337610https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdfca190bfc54a4462aefc927c4219819eaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain169669https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdf.txtc862532ddce9e0135f41f35524fc34cfMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdf.jpg3e2e9d69ff1db9a2c55e317b7741bbdfMD55123456789/508332023-06-06 02:20:49.746oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-06-06T05:20:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
title Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
spellingShingle Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
SILVA, Ana Karla de Melo
Consumo
Serviços ao cliente
Consumidor – satisfação
title_short Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
title_full Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
title_fullStr Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
title_full_unstemmed Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
title_sort Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife
author SILVA, Ana Karla de Melo
author_facet SILVA, Ana Karla de Melo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6166385539999573
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0046828379483932
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ana Karla de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Anderson Gomes de
contributor_str_mv SOUZA, Anderson Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Serviços ao cliente
Consumidor – satisfação
topic Consumo
Serviços ao cliente
Consumidor – satisfação
description O consumo se reflete nos padrões de comportamento de diversos grupos sociais e, como fenômeno social, certos grupos são excluídos de experiências específicas. Nos bares não é diferente. Por se tratar de um serviço hedônico com expectativas sociais elevadas, a experiência do consumidor em ambientes de bares pode ser considerada complexa devido à sua atmosfera física única, que pode dificultar certas interações sociais. Pessoas com deficiência são frequentemente excluídas desses estabelecimentos de serviços. A gestão atual dos ambientes de serviço gastronômico precisa compreender o comportamento do consumidor para evitar que a experiência do consumidor se torne uma situação de vulnerabilidade e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam resiliência como fator de proteção para lidar com os desafios. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a experiência de consumo de usuários de cadeira de rodas em bares na Região Metropolitana do Recife (RMR) e os construtos de vulnerabilidade e resiliência no consumo. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, tanto online quanto presencialmente, utilizando amostragem por conveniência. A análise dos dados utilizou a matriz de correlação de Pearson para atingir o objetivo da pesquisa. Os perfis socioeconômicos dos respondentes foram analisados e foram examinadas as correlações entre os construtos do estudo. Os resultados indicaram que a maioria dos consumidores que participaram do estudo não se percebe em situação de vulnerabilidade durante a experiência de consumo em bares. No entanto, a resiliência foi percebida em níveis fracos a moderados, de acordo com os parâmetros utilizados neste estudo. Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que a experiência de consumo de pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, não está relacionada à vulnerabilidade e à resiliência no consumo em bares na RMR. Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor com deficiência física em ambientes de bares e ressaltam a importância de estratégias inclusivas e acessíveis nesses estabelecimentos. No entanto, é importante destacar que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento nessa área e identificar estratégias eficazes para aprimorar a experiência de consumo de pessoas com deficiência física em ambientes de serviço gastronômico.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-05T11:56:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-05T11:56:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Karla de Melo. Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000kvw2
identifier_str_mv SILVA, Ana Karla de Melo. Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ark:/64986/001300000kvw2
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50833/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Karla%20de%20Melo%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca190bfc54a4462aefc927c4219819ea
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
c862532ddce9e0135f41f35524fc34cf
3e2e9d69ff1db9a2c55e317b7741bbdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172851404111872