Marketing de mídias sociais e produtos gastronômicos da caatinga : estudo sobre o desenvolvimento de conteúdo da coopercuc em seu instagram
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54720 |
Resumo: | O avanço da tecnologia tem permitido uma maior interação entre as organizações e seu público, aproximando-os. O uso frequente das redes sociais é um dos motivos dessa aproximação e o conteúdo produzido e postado se tornou um chamariz para este público. Neste contexto, o marketing digital, as estratégias de marketing de mídias sociais e o marketing de conteúdo tornaram-se, praticamente, indispensáveis, principalmente o Instagram, por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no Mundo. O crescimento do uso dessa ferramenta atrai muitas empresas, entre elas as cooperativas, ligadas ao ramo de alimentação, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, localizada no sertão da Bahia, objeto de pesquisa desta dissertação. A finalidade deste estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional da Coopercuc, em específico o dos produtos gastronômicos da Caatinga, é desenvolvido em seu perfil do Instagram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada, com a assessora de comunicação da cooperativa, responsável pelo Instagram. A coleta de dados documental resultou em um corpus da pesquisa, com 219 documentos em texto, que acompanhavam as postagens em fotos, vídeos e nas construções de hashtags. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, com categorização do conteúdo, todas envolvendo promoção e atrelada a uma outra categoria, que tenha aparecido com frequência. Os resultados encontrados indicaram que a Coopercuc utiliza o marketing digital e as estratégias citadas acima, utilizando-as para a promoção dos produtos gastronômicos produzidos pela cooperativa, com insumos provenientes da Caatinga. Foi constatado também que esse conteúdo promocional vai além da venda pela venda, pois ele usualmente é associado a outra categoria, como forma de desenvolver um tema pertinente, ligado geralmente as questões sociais, ambientais e de sustentabilidade agregando valor, pois muito mais do que vender a Coopercuc quer passar conceitos, que são demonstrados ao slogan que a cooperativa utiliza, que é “Mais do que sabor... Histórias” |
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FONSECA, Patrícia Cardoso Lyra dahttp://lattes.cnpq.br/6351616007818932http://lattes.cnpq.br/0305629481310082DURÃO, André Falcão2024-01-23T19:25:31Z2024-01-23T19:25:31Z2023-10-04FONSECA, Patrícia Cardoso Lyra da. Marketing de mídias sociais e produtos gastronômicos da caatinga: estudo sobre o desenvolvimento de conteúdo da coopercuc em seu instagram. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54720ark:/64986/0013000006ng1O avanço da tecnologia tem permitido uma maior interação entre as organizações e seu público, aproximando-os. O uso frequente das redes sociais é um dos motivos dessa aproximação e o conteúdo produzido e postado se tornou um chamariz para este público. Neste contexto, o marketing digital, as estratégias de marketing de mídias sociais e o marketing de conteúdo tornaram-se, praticamente, indispensáveis, principalmente o Instagram, por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no Mundo. O crescimento do uso dessa ferramenta atrai muitas empresas, entre elas as cooperativas, ligadas ao ramo de alimentação, como a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá-Coopercuc, localizada no sertão da Bahia, objeto de pesquisa desta dissertação. A finalidade deste estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional da Coopercuc, em específico o dos produtos gastronômicos da Caatinga, é desenvolvido em seu perfil do Instagram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada pesquisa documental e uma entrevista semiestruturada, com a assessora de comunicação da cooperativa, responsável pelo Instagram. 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Foi constatado também que esse conteúdo promocional vai além da venda pela venda, pois ele usualmente é associado a outra categoria, como forma de desenvolver um tema pertinente, ligado geralmente as questões sociais, ambientais e de sustentabilidade agregando valor, pois muito mais do que vender a Coopercuc quer passar conceitos, que são demonstrados ao slogan que a cooperativa utiliza, que é “Mais do que sabor... Histórias”FACEPEThe advancement of technology has allowed for greater interaction between organizations and their audience, bringing them closer together. The frequent use of social networks is one of the reasons for this approach and the content produced and posted has become an attraction for this audience. In this context, digital marketing, social media marketing strategies and content marketing have become practically indispensable, especially Instagram, as it is one of the most used social networks in Brazil and in the world. The growth in the use of this tool attracts many companies, among them cooperatives, linked to the food industry, such as the Family Agricultural Cooperative of Canudos, Uauá and Curaçá-Coopercuc, located in the hinterland of Bahia, object of research of this dissertation. The purpose of this study is to analyze how Coopercuc's promotional content, specifically that of the gastronomic products of the Caatinga, is developed on its Instagram profile. To this end, research with a qualitative approach, of the Case Study type, was developed. As a data collection strategy, documentary research and a semi-structured interview were used, with the cooperative's communication advisor, responsible for Instagram. The collection of documentary data resulted in a corpus of the research, with 219 text documents, which accompanied the posts in photos, videos and the construction of hashtags. For data analysis, Content Analysis was used, with categorization of the content, all involving promotion and linked to another category, which has appeared frequently. The results indicated that Coopercuc uses digital marketing and the strategies mentioned above, using them to promote the gastronomic products produced by the cooperative, with inputs from the Caatinga. It was also found that this promotional content goes beyond sale for sale's sake, as it is usually associated with another category, as a way to develop a pertinent theme, usually linked to social, environmental and sustainability issues, adding value, because much more than selling, Coopercuc wants to pass on concepts, which are demonstrated to the slogan that the cooperative uses, which is "More than taste... Stories."porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing digitalMídia (Publicidade)Gastronomia – CaatingaCooperativa Agropecuária - BahiaMarketing de mídias sociais e produtos gastronômicos da caatinga : estudo sobre o desenvolvimento de conteúdo da coopercuc em seu instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Patrícia Cardoso Lyra da Fonseca.pdfDISSERTAÇÃO Patrícia Cardoso Lyra da Fonseca.pdfapplication/pdf3335267https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54720/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Patr%c3%adcia%20Cardoso%20Lyra%20da%20Fonseca.pdfae04b0af8e508a40f1a1548486020cafMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54720/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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