Ideais de formação em romances de tradição ocidental: o indivíduo e as instâncias sociais
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977 |
Resumo: | É de surpreender a pequena quantidade de trabalhos que se voltam à investigação da formação do indivíduo, ou Bildung, na literatura, embora a tradição do romance de formação, o Bildungsroman, seja bem consolidada. Com o propósito de auxiliar na redução de tal lacuna, esta tese objetiva analisar a representação da Bildung e, assim, refletir sobre como a literatura cria, divulga, critica e problematiza ideais de desenvolvimento pessoal. Como a Bildung consiste no estabelecimento de uma relação harmônica entre os desejos pessoais e as expectativas sociais, atenção especial é dada à influência da família, da escola, da religião, da preceptoria, bem como da infância e da memória – algumas das instâncias sociais que condensam as demandas externas ao crescimento dos sujeitos. Assim, parte-se da investigação das duas narrativas consideradas o paradigma do romance de aprendizagem e do romance de formação, quais sejam: Emílio ou Da Educação, de Rousseau, e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, para, posteriormente, avaliar a formação de protagonistas de romances dos séculos XX e XXI em que uma das instâncias sociais identificadas acima predomina. Na prática, comparam-se trajetórias de protagonistas a fim de investigar a relação entre a personalidade e as influências das instâncias sociais em que transita o herói e o efeito de tal interação em seu crescimento. A respeito da representação ficcional, esta tese se apoia, principalmente, nos trabalhos de Lima (2003; 1981), Iser (2002) e Auerbach (2009), enquanto as especificidades da Bildung e do Bilddungsroman são iluminadas pelos estudos de Bakhtin (2004; 2000), Freitag (1994), Maas (2000), Mazzari (2000) e Pinto (1990). Desse modo, identificam-se traços de semelhança e de diferença de natureza temática e formal em romances em que a formação do indivíduo é representada; e escrutinam-se as ideologias que orientam determinadas obras em comunidades historicamente situadas. |
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FIGUEREDO, Thiago da Camarahttp://lattes.cnpq.br/7762808645451445http://lattes.cnpq.br/7274047087168768BEZERRA, Antony Cardoso2018-07-04T20:25:26Z2018-07-04T20:25:26Z2017-03-14https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24977ark:/64986/0013000000dvfÉ de surpreender a pequena quantidade de trabalhos que se voltam à investigação da formação do indivíduo, ou Bildung, na literatura, embora a tradição do romance de formação, o Bildungsroman, seja bem consolidada. Com o propósito de auxiliar na redução de tal lacuna, esta tese objetiva analisar a representação da Bildung e, assim, refletir sobre como a literatura cria, divulga, critica e problematiza ideais de desenvolvimento pessoal. Como a Bildung consiste no estabelecimento de uma relação harmônica entre os desejos pessoais e as expectativas sociais, atenção especial é dada à influência da família, da escola, da religião, da preceptoria, bem como da infância e da memória – algumas das instâncias sociais que condensam as demandas externas ao crescimento dos sujeitos. Assim, parte-se da investigação das duas narrativas consideradas o paradigma do romance de aprendizagem e do romance de formação, quais sejam: Emílio ou Da Educação, de Rousseau, e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, para, posteriormente, avaliar a formação de protagonistas de romances dos séculos XX e XXI em que uma das instâncias sociais identificadas acima predomina. Na prática, comparam-se trajetórias de protagonistas a fim de investigar a relação entre a personalidade e as influências das instâncias sociais em que transita o herói e o efeito de tal interação em seu crescimento. 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With the purpose of helping to reduce this gap, this thesis aims to analyze the representation of Bildung and thus reflect on how literature creates, disseminates, criticizes and problematizes ideals of personal development. As Bildung consists in establishing a harmonious relationship between personal desires and social expectations, special attention is given to the influence of family, school, religion, preceptorship, childhood and memory - some of the social institutions that condense the external demands on the subject’s growth. Thus, the starting point is the investigation of the two narratives considered as paradigmatic of the pedagogical novel and the novel of formation: Emile, or On Education, by Rousseau, and Wilhelm Meister’s Apprenticeship, by Goethe, in order to, a posteriori, evaluate the formation of protagonists in novels of the XX and XXI centuries in which one of the social institutions identified above predominates. In effect, protagonists’ trajectories are compared in pursuance of investigating the relationship between the personality and the influences of the social institutions through which the hero moves, and the effect of such interaction on his/her growth. Concerning fictional representation, this thesis is mainly based on works by Lima (2003, 1981), Iser (2002) and Auerbach (2009), while the specificities of Bildung and Bildungsroman are illuminated by Bakhtin (2004; 2000), Freitag (1994), Maas (2000), Mazzari (2000) and Pinto (1990). In such a way, it is possible to identify traces of similarity and difference, of thematic and formal nature, in novels in which the formation of the individual is represented; and to scrutinize the ideologies guiding certain works in historically situated communities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBildungBildungsromanRepresentaçãoFormaçãoInstâncias sociaisIdeais de formação em romances de tradição ocidental: o indivíduo e as instâncias sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Thiago da Câmara Figueiredo.pdf.jpgTESE Thiago da Câmara Figueiredo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24977/5/TESE%20Thiago%20da%20C%c3%a2mara%20Figueiredo.pdf.jpg50672b72388aff27c5dd4e602a47d0edMD55ORIGINALTESE Thiago da Câmara Figueiredo.pdfTESE Thiago da Câmara Figueiredo.pdfapplication/pdf1208712https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24977/1/TESE%20Thiago%20da%20C%c3%a2mara%20Figueiredo.pdfe87da59a4741c06383b6cb40bb8d06b9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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