Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água e poluição na educação básica
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36092 |
Resumo: | A poluição litorânea está na lista dos graves problemas ambientais que prejudicam a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz, em Itapissuma-PE, vem passando por um intenso processo de degradação e poluição. Fato preocupante, visto sua grande relevância ambiental e socioeconômica para os municípios. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve a temática, é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares, fazendo uso de ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem que sejam potencialmente significativas, além de promoverem a criticidade sobre o grau de responsabilidade dos estudantes com essa problemática local. Nesse contexto, visando promover uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), acerca da temática “Água e Poluição na Educação Básica”. A UEPS é o Produto Educacional desse trabalho e foi idealizada utilizando uma sequência de ações de ensino de modo interdisciplinar como visitas a espaços educacionais formais e não formais; palestras com Órgãos de Proteção Ambiental; uso de tecnologias móveis voltadas para gamificação; promoção de debates, em mesa redonda, com gestores públicos municipais e entidades não governamentais; elaboração de carta-proposta de intervenção entregue ao governo municipal e produção de mapas conceituais. Para embasamento teórico do desenvolvimento desse Produto Educacional, foi utilizada a Teoria da prendizagem Significativa Crítica e conceitos da Educação Ambiental Crítica. A UEPS foi aplicada com estudantes do 2º ano de Ensino Médio, cuja escola, Eurídice Cadaval, localiza-se próxima a esse Estuário. Durante as estratégias didáticas utilizadas, foram encontradas evidências de que novos conceitos se ancoraram aos conhecimentos prévios e outros se estabeleceram no constructo cognitivo dos estudantes, sendo estes indícios de uma aprendizagem significativa em curso. A aplicação das diversas etapas do Produto Educacional - UEPS contribuiu na formação de estudantes que passaram a ser protagonistas juvenis com capacidade de entender a complexidade da problemática trabalhada, além de portarem responsabilidade ambiental, social e política relacionada ao Canal de Santa Cruz. |
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SILVA, Cristiane Jussara dahttp://lattes.cnpq.br/1122423840136551http://lattes.cnpq.br/3267843405581248http://lattes.cnpq.br/2139448380426938CARVALHO, HelotonioAQUINO, Kátia Aparecida da Silva2020-01-17T14:17:20Z2020-01-17T14:17:20Z2019-08-22Silva, Cristiane Jussara da. Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água e poluição na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36092ark:/64986/001300000t057A poluição litorânea está na lista dos graves problemas ambientais que prejudicam a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz, em Itapissuma-PE, vem passando por um intenso processo de degradação e poluição. Fato preocupante, visto sua grande relevância ambiental e socioeconômica para os municípios. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve a temática, é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares, fazendo uso de ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem que sejam potencialmente significativas, além de promoverem a criticidade sobre o grau de responsabilidade dos estudantes com essa problemática local. Nesse contexto, visando promover uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), acerca da temática “Água e Poluição na Educação Básica”. A UEPS é o Produto Educacional desse trabalho e foi idealizada utilizando uma sequência de ações de ensino de modo interdisciplinar como visitas a espaços educacionais formais e não formais; palestras com Órgãos de Proteção Ambiental; uso de tecnologias móveis voltadas para gamificação; promoção de debates, em mesa redonda, com gestores públicos municipais e entidades não governamentais; elaboração de carta-proposta de intervenção entregue ao governo municipal e produção de mapas conceituais. Para embasamento teórico do desenvolvimento desse Produto Educacional, foi utilizada a Teoria da prendizagem Significativa Crítica e conceitos da Educação Ambiental Crítica. A UEPS foi aplicada com estudantes do 2º ano de Ensino Médio, cuja escola, Eurídice Cadaval, localiza-se próxima a esse Estuário. Durante as estratégias didáticas utilizadas, foram encontradas evidências de que novos conceitos se ancoraram aos conhecimentos prévios e outros se estabeleceram no constructo cognitivo dos estudantes, sendo estes indícios de uma aprendizagem significativa em curso. A aplicação das diversas etapas do Produto Educacional - UEPS contribuiu na formação de estudantes que passaram a ser protagonistas juvenis com capacidade de entender a complexidade da problemática trabalhada, além de portarem responsabilidade ambiental, social e política relacionada ao Canal de Santa Cruz.Coastal pollution is on the list of serious environmental problems that undermine society and ecosystems maintenance. The Santa Cruz Channel Estuarine Complex, in Itapissuma- PE, has been undergoing an intense process of degradation and pollution. This is a matter of concern, given its environmental and socioeconomic relevance for the municipalities. Considering this scenario and the complexity surrounding the theme, it is important that schools, no longer naively, undertake actions that converge with the various curricular knowledge, making use of potentially significant teaching and learning tools and strategies, as well as promoting criticism about the degree of responsibility of students with this local problem Aiming to promote meaningful learning, a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) was developed on the theme “Water and Pollution in Basic Education”. PSTU will be the Educational Product of this work and was conceived using a sequence of teaching actions in an interdisciplinary way such as visits to formal and non-formal education spaces; lectures with Environmental Protection Agencies use of mobile technologies aimed at gamification; promotion of discussions with city managers and non-governmental entities; elaboration a proposal letter delivered to the city government and production of concept maps. For the theoretical basis of the development of this Educational Product, we used the Critical Meaningful Learning Theory and Critical Environmental Education concepts. The PSTU was applied to students of the second year of high school, in Eurídice Cadaval school, located near this Estuary. During the strategies used, evidence was found that new concepts were anchored to the previous knowledge and others were established in the cognitive construct of the students, which was a sign of an ongoing significant learning. The application of the various stages of the Educational Product - PSTU contributed to the formation of students who became youth protagonists with the ability to understand the complexity of the problem, as well as bearing environmental, social and political responsibility related to the Santa Cruz Canal.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPoluição litorâneaEstuárioMapa ConceitualUnidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água e poluição na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdfapplication/pdf2164770https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36092/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Jussara%20da%20Silva.pdf4e23349c78414604fa9334afe2940fe8MD51TEXTDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain152938https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36092/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Jussara%20da%20Silva.pdf.txt34db2bcf14317419590cdd70a7017337MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cristiane Jussara da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36092/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Jussara%20da%20Silva.pdf.jpg6dc0e8b715a967a3ab001d079758b1ecMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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