Estratégias digitais de comunicação dos grupos de prescrição e suas influências no comportamento de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Mirelly Mary Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52251
Resumo: A presente dissertação visou investigar o uso de estratégias de comunicação digital pelo grupo de prescrição no Instagram, pautando-se na observação das três mais comuns – Marketing de Conteúdo, de Influência e de Relacionamento, como meio para influenciar o comportamento do consumidor na aquisição de serviços. O grupo de prescrição é um grupo de referência composto por membros que detém de conhecimento técnico e são criadores de conteúdos de confiança, sendo, nesta pesquisa, representado pelos nutricionistas, por serem considerados prescritores de normativas alimentares, mimetizando a essência do consumo para sobrevivência humana e manutenção social. A pesquisa foi de caráter qualitativo e investigou o fenômeno a partir da seleção de indivíduos que seguiam perfis de nutricionistas no Instagram e que já adquiriram algum serviço de nutrição (realizantes) ou desejavam se tornar consumidores desse serviço (desejantes). A pesquisa foi formada por quatorze sujeitos entrevistados que descreveram suas interações, percepções e intenções de consumo a partir do conteúdo que acessaram nos perfis dos nutricionistas. A partir de conversações virtuais, os sujeitos também informaram os perfis que acessavam, de modo que a pesquisadora coletou postagens que representassem as estratégias comunicativas digitais foco da dissertação. Para os textos oriundos das entrevistas, a Análise Temática foi selecionada como técnica de investigação, originando códigos e temas que possibilitaram a discussão dos achados. Já as postagens, com suas imagens e textos, foram analisadas pela Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que os nutricionistas usam as suas Mídias Digitais para se comunicar com os consumidores ou potenciais consumidores e que visam estabelecer vínculos e conexões seguras e confiantes, usando do Marketing de relacionamento. Essas conexões se estabelecem a partir do compartilhamento de um conteúdo de valor que irá ajudar, agregar e resolver dores, usando do Marketing de Conteúdo para este fim. Nesta perspectiva, identificou-se que o conteúdo informativo e prescritivo é considerado o mais valoroso pelos informantes, impactando na intenção de contratar os serviços dos profissionais seguidos. Ademais, ficou compreendido, por meio das conversações, que os informantes consideram os nutricionistas uma espécie de influenciadores de saúde que, ao compartilharem este tipo de conteúdo, bem como seu próprio estilo de vida, como treinos, alimentações, produtos e vestuários, podem motivar os seus seguidores. Por fim, identificaram-se as principais influências do grupo de prescrição analisado em ambiente virtual. Ficou evidenciada a influência informativa, a partir das exposições do conteúdo de caráter científico e do estilo de vida do nutricionista, bem como o afastamento do sujeito e, consequente indisposição de contratação de serviços, mediante tentativas normativas de influência que reverberavam normas, restrições e regras. Ainda assim, reconheceu-se uma influência normativa velada a partir do realce motivacional do conteúdo, estabelecendo-se neste trabalho uma nova tipologia de influência, intitulada motivacional, que consiste no indivíduo ser impactado em termos motivacionais pelo profissional de nutrição, realizando comportamentos de compra e modificando seu estilo de vida, sem atentar para normativas veladas envolvidas no processo, identificando apenas aspectos psicológicos inspiracionais e positivos. A partir disso, esta pesquisa contribui para o entendimento da influência normativa numa nova perspectiva motivacional.
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O grupo de prescrição é um grupo de referência composto por membros que detém de conhecimento técnico e são criadores de conteúdos de confiança, sendo, nesta pesquisa, representado pelos nutricionistas, por serem considerados prescritores de normativas alimentares, mimetizando a essência do consumo para sobrevivência humana e manutenção social. A pesquisa foi de caráter qualitativo e investigou o fenômeno a partir da seleção de indivíduos que seguiam perfis de nutricionistas no Instagram e que já adquiriram algum serviço de nutrição (realizantes) ou desejavam se tornar consumidores desse serviço (desejantes). A pesquisa foi formada por quatorze sujeitos entrevistados que descreveram suas interações, percepções e intenções de consumo a partir do conteúdo que acessaram nos perfis dos nutricionistas. A partir de conversações virtuais, os sujeitos também informaram os perfis que acessavam, de modo que a pesquisadora coletou postagens que representassem as estratégias comunicativas digitais foco da dissertação. Para os textos oriundos das entrevistas, a Análise Temática foi selecionada como técnica de investigação, originando códigos e temas que possibilitaram a discussão dos achados. Já as postagens, com suas imagens e textos, foram analisadas pela Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que os nutricionistas usam as suas Mídias Digitais para se comunicar com os consumidores ou potenciais consumidores e que visam estabelecer vínculos e conexões seguras e confiantes, usando do Marketing de relacionamento. Essas conexões se estabelecem a partir do compartilhamento de um conteúdo de valor que irá ajudar, agregar e resolver dores, usando do Marketing de Conteúdo para este fim. Nesta perspectiva, identificou-se que o conteúdo informativo e prescritivo é considerado o mais valoroso pelos informantes, impactando na intenção de contratar os serviços dos profissionais seguidos. Ademais, ficou compreendido, por meio das conversações, que os informantes consideram os nutricionistas uma espécie de influenciadores de saúde que, ao compartilharem este tipo de conteúdo, bem como seu próprio estilo de vida, como treinos, alimentações, produtos e vestuários, podem motivar os seus seguidores. Por fim, identificaram-se as principais influências do grupo de prescrição analisado em ambiente virtual. Ficou evidenciada a influência informativa, a partir das exposições do conteúdo de caráter científico e do estilo de vida do nutricionista, bem como o afastamento do sujeito e, consequente indisposição de contratação de serviços, mediante tentativas normativas de influência que reverberavam normas, restrições e regras. Ainda assim, reconheceu-se uma influência normativa velada a partir do realce motivacional do conteúdo, estabelecendo-se neste trabalho uma nova tipologia de influência, intitulada motivacional, que consiste no indivíduo ser impactado em termos motivacionais pelo profissional de nutrição, realizando comportamentos de compra e modificando seu estilo de vida, sem atentar para normativas veladas envolvidas no processo, identificando apenas aspectos psicológicos inspiracionais e positivos. A partir disso, esta pesquisa contribui para o entendimento da influência normativa numa nova perspectiva motivacional.CAPESThis dissertation aimed to investigate the use of digital communication strategies by the prescription group on Instagram, based on the observation of the three most common ones – Content Marketing, Influence and Relationship, as a means to influence consumer behavior in the purchase of services. The prescription group is considered a reference group composed of members who have technical knowledge and are reliable content creators, being, in this research, represented by nutritionists, as they are considered prescribers of food regulations, mimicking the essence of consumption for survival human and social maintenance. The research was qualitative and investigated the phenomenon from the selection of individuals who followed nutritionist profiles on Instagram and who had already purchased a nutrition service (doers) or wanted to become consumers of this service (desirers). This research consisted of fourteen interviewed subjects who described their interactions, perceptions and consumption intentions based on the content they accessed in the nutrition professionals' profiles, based on virtual conversations with the researcher. The subjects also informed the profiles they accessed, so the researcher investigated such profiles, collecting posts that represented the digital communicative strategies that were the focus of the dissertation. For the texts from the interviews, Thematic Analysis was selected as an investigation technique, originating codes and themes that made it possible to discuss the findings. The posts, with their images and texts, were analyzed using the Semiotic Analysis of the Still Image. The results showed that nutritionists use their Digital Media to communicate with their consumers or potential consumers and that they aim to establish safe and confident bonds and connections, using Relationship Marketing. These connections are established from sharing valuable content that will help, add and solve pain, using Content Marketing for this purpose. In this perspective, it was identified that the informative and prescriptive content is considered the most valuable by the informants, impacting on the intention to hire the services of the professionals followed. In addition, it was understood, through conversations, that informants consider nutritionists a kind of health influencers who, by sharing informative and prescriptive content, as well as their own lifestyle, such as training, food, products and clothing, can motivate your followers. Finally, in the research, the main influences of the prescription group analyzed in a virtual environment were identified. The informative influence was evidenced, from the expositions of the content of a scientific nature and the nutritionist's lifestyle, as well as the distance of the subject and, consequent unwillingness to contract services, through normative attempts of influence that reverberated norms, restrictions and rules. Even so, a veiled normative influence was recognized from the motivational enhancement of the content, establishing in this work a new typology of influence, entitled motivational, which consists of the individual being impacted in motivational terms by the nutrition professional, carrying out purchasing behaviors and modifying their lifestyle, without paying attention to veiled regulations involved in the process, identifying only inspirational and positive psychological aspects. From this, this research contributes to the understanding of normative influence in a new motivational perspective.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing de relacionamentoMarketing na internetMídia socialComunicação em marketingComportamento do consumidorEstratégias digitais de comunicação dos grupos de prescrição e suas influências no comportamento de compra do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Mirelly Mary Alves Pinheiro.pdfDISSERTAÇÃO Mirelly Mary Alves Pinheiro.pdfapplication/pdf2066099https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52251/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mirelly%20Mary%20Alves%20Pinheiro.pdf9b7b8c37b19cc520b1307e08c17d4469MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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