Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEÃO, Liliane Fátima Carneiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000007mc4
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38343
Resumo: Em resposta aos problemas urbanos provocados pelo uso massivo e insustentável do automóvel, o movimento político das Ruas Completas surge com o intuito de democratizar o uso desses espaços públicos. O que torna essa abordagem especial é o incentivo a políticas que cobram dos planejadores e engenheiros uma mudança na prática de pensar as cidades. As práticas de decisão tradicionais, focadas no tráfego de veículos e no custo-benefício dos projetos viários se tornaram ultrapassadas por não considerarem aspectos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, não basta definir apenas o desenho das ruas; é preciso elencar quais devem ser priorizadas para uma intervenção. Com esse objetivo, o Método de Apoio a Decisão Multicritério-MCDA, denominado MACBETH, foi escolhido visando replicar e validar no Recife a metodologia desenvolvida pelos professores da Universidade de Laval em Quebec, Canadá, para aquela cidade. Como estudo de caso, foi escolhido o bairro do Espinheiro no Recife que contém 108 segmentos viários e foram definidos oito critérios para avaliação e ranqueamento do potencial de serem reprojetados como ruas completas. A metodologia de aplicação desse modelo utilizou uma consulta a 15 especialistas, sendo 7 deles membros do Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira - IPS e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbanos do Recife – CTTU; um especialista da World Research Institute Brasil-WRI e 7 professores doutores da pós graduação na área de transporte. Assim, enquanto a literatura recente enfatiza a falta de estruturas quantitativas e observa que a maioria das práticas de projeto das vias trata apenas do desenho destas, a abordagem proposta visa colaborar para o desenvolvimento de melhores políticas urbanas, ao considerar todas as ruas que compõem a rede viária das cidades e, assim, priorizar intervenções. Este trabalho é a primeira aplicação no Brasil e, almejamos com ele, avançar e otimizar as práticas que estão, há pelo menos uma década, atrasadas comparadas ao panorama mundial. No intuito de facilitar o entendimento e o uso em decisões futuras, os resultados da classificação foram integrados e apresentados em imagens extraídas de um sistema de informações geográficas. Através da análise desta classificação, percebeu-se que os critérios determinantes da maior atratividade para uma rua se tornar completa foram os mesmos encontrados em Quebec; o fluxo de pedestres, destarte, aparece como o mais relevante e está diretamente relacionado a outros critérios importantes como densidade mercantil, conectividade e rede de tranporte público e cicloviário. A arborização também foi determinante em ambos os estudos, mas vale pontuar que à realidade canadense importa uma baixa cobertura vegetal para amenizar o clima frio, enquanto a realidade do Recife exige um alto percentual de cobertura das árvores. Outro critério relevante para a classificação foi a segurança viária, que elevou a atratividade das vias serem reprojetadas como completas, a partir do maior registro de atropelamentos, indicando necessidade urgente de uma intervenção urbana. Pretende-se que, com esta escala de priorização, nossos decisores públicos usem este novo modelo de gestão, eficaz e transparente, para otimizar os resultados, o uso do dinheiro público e a performance dos atores envolvidos.
id UFPE_4645c34228ba23147cb5a096bd8d9223
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38343
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LEÃO, Liliane Fátima Carneirohttp://lattes.cnpq.br/4771983817403426http://lattes.cnpq.br/0093267389008960http://lattes.cnpq.br/2642296634161789ANDRADE, Maurício Oliveira deLIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa2020-10-16T15:07:59Z2020-10-16T15:07:59Z2020-02-27LEÃO, Liliane Fátima Carneiro. Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38343ark:/64986/0013000007mc4Em resposta aos problemas urbanos provocados pelo uso massivo e insustentável do automóvel, o movimento político das Ruas Completas surge com o intuito de democratizar o uso desses espaços públicos. O que torna essa abordagem especial é o incentivo a políticas que cobram dos planejadores e engenheiros uma mudança na prática de pensar as cidades. As práticas de decisão tradicionais, focadas no tráfego de veículos e no custo-benefício dos projetos viários se tornaram ultrapassadas por não considerarem aspectos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, não basta definir apenas o desenho das ruas; é preciso elencar quais devem ser priorizadas para uma intervenção. Com esse objetivo, o Método de Apoio a Decisão Multicritério-MCDA, denominado MACBETH, foi escolhido visando replicar e validar no Recife a metodologia desenvolvida pelos professores da Universidade de Laval em Quebec, Canadá, para aquela cidade. Como estudo de caso, foi escolhido o bairro do Espinheiro no Recife que contém 108 segmentos viários e foram definidos oito critérios para avaliação e ranqueamento do potencial de serem reprojetados como ruas completas. A metodologia de aplicação desse modelo utilizou uma consulta a 15 especialistas, sendo 7 deles membros do Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira - IPS e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbanos do Recife – CTTU; um especialista da World Research Institute Brasil-WRI e 7 professores doutores da pós graduação na área de transporte. Assim, enquanto a literatura recente enfatiza a falta de estruturas quantitativas e observa que a maioria das práticas de projeto das vias trata apenas do desenho destas, a abordagem proposta visa colaborar para o desenvolvimento de melhores políticas urbanas, ao considerar todas as ruas que compõem a rede viária das cidades e, assim, priorizar intervenções. Este trabalho é a primeira aplicação no Brasil e, almejamos com ele, avançar e otimizar as práticas que estão, há pelo menos uma década, atrasadas comparadas ao panorama mundial. No intuito de facilitar o entendimento e o uso em decisões futuras, os resultados da classificação foram integrados e apresentados em imagens extraídas de um sistema de informações geográficas. Através da análise desta classificação, percebeu-se que os critérios determinantes da maior atratividade para uma rua se tornar completa foram os mesmos encontrados em Quebec; o fluxo de pedestres, destarte, aparece como o mais relevante e está diretamente relacionado a outros critérios importantes como densidade mercantil, conectividade e rede de tranporte público e cicloviário. A arborização também foi determinante em ambos os estudos, mas vale pontuar que à realidade canadense importa uma baixa cobertura vegetal para amenizar o clima frio, enquanto a realidade do Recife exige um alto percentual de cobertura das árvores. Outro critério relevante para a classificação foi a segurança viária, que elevou a atratividade das vias serem reprojetadas como completas, a partir do maior registro de atropelamentos, indicando necessidade urgente de uma intervenção urbana. Pretende-se que, com esta escala de priorização, nossos decisores públicos usem este novo modelo de gestão, eficaz e transparente, para otimizar os resultados, o uso do dinheiro público e a performance dos atores envolvidos.In response to urban problems caused by the massive and unsustainable use of vehicles, the political movement of Complete Streets appears with the aim of democratizing the use of these public spaces. This approach is special for encouraging policies that charge planners and engineers to change the practice of thinking about cities. Traditional decision-making practices, focused on vehicle traffic and the cost-benefit of road projects, have become obsolete for not considering essential aspects of sustainable development. Therefore, defining uniquely the design of the streets is not enough; it is necessary to list which ones should be prioritized for an intervention. Considering this objective, the Multicriteria Decision Support Method-MCDA, called MACBETH, was chosen to replicate and validate in Recife the methodology developed by the professors of the University of Laval in Quebec, Canada, for that city. As a case study, the Espinheiro neighborhood, in Recife, which contains 108 road segments, was chosen and eight criteria were defined for the evaluation and ranking of the potential to be redesigned as complete streets. The methodology for applying this model used a consultation with 15 specialists: 7 members of the Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira - IPS and the Urban Traffic and Transport Company of Recife - CTTU; a specialist from the World Research Institute Brasil-WRI and 7 PhD professors of Transport Engineering. Thus, while the recent literature emphasizes the lack of quantitative structures and observes that most of the design practices of the roads deals exclusively with their design, the proposed approach aims to collaborate for the development of better urban policies, when considering all the streets that compose the network of cities and, thus, prioritize interventions. This work is the first application in Brazil and, we aim with it, to advance and optimize the practices that are, at least a decade, behind compared to the world panorama. In order to facilitate understanding and use in future decisions, the classification results were integrated and presented in images extracted from a geographic information system. The analysis demonstrated that the criteria, determining the greatest attractiveness for a street to become complete, were the same found in Quebec; the flow of pedestrians appears to be the most relevant and is related to other important criteria such as market density, connectivity and the public and cycle transport network. Afforestation was also decisive in both studies, but it is worth noting that the Canadian reality requires low vegetation cover to alleviate the cold climate, while the reality of Recife requires a high percentage of tree coverage. Another relevant criterion for the classification was road safety, which increased the attractiveness of the roads to be redesigned as complete, based on the greater record of pedestrians accidents, indicating an urgent need for urban intervention. The intention is that our public decision-makers use this new effective and transparent management model to optimize the results, use of public money and the performance of the actors involved.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilRuas completasPlanejamento viário e urbanoInfraestrutura de transportesSegmentos de ruasAnálise multicritérioMACBETHAvaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdfDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdfapplication/pdf6997083https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf124cc1cab86cf48e80528e448a68bec7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdf.txtDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdf.txtExtracted texttext/plain192415https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf.txtc923176fec476c170b29f8023b702b02MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Liliane Fátima Carneiro Leão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf.jpgc9447828de41146309c4689dc241673dMD55123456789/383432020-10-17 02:12:06.468oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-10-17T05:12:06Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
title Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
spellingShingle Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
LEÃO, Liliane Fátima Carneiro
Engenharia Civil
Ruas completas
Planejamento viário e urbano
Infraestrutura de transportes
Segmentos de ruas
Análise multicritério
MACBETH
title_short Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
title_full Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
title_fullStr Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
title_full_unstemmed Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
title_sort Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas
author LEÃO, Liliane Fátima Carneiro
author_facet LEÃO, Liliane Fátima Carneiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4771983817403426
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0093267389008960
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2642296634161789
dc.contributor.author.fl_str_mv LEÃO, Liliane Fátima Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDRADE, Maurício Oliveira de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa
contributor_str_mv ANDRADE, Maurício Oliveira de
LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Ruas completas
Planejamento viário e urbano
Infraestrutura de transportes
Segmentos de ruas
Análise multicritério
MACBETH
topic Engenharia Civil
Ruas completas
Planejamento viário e urbano
Infraestrutura de transportes
Segmentos de ruas
Análise multicritério
MACBETH
description Em resposta aos problemas urbanos provocados pelo uso massivo e insustentável do automóvel, o movimento político das Ruas Completas surge com o intuito de democratizar o uso desses espaços públicos. O que torna essa abordagem especial é o incentivo a políticas que cobram dos planejadores e engenheiros uma mudança na prática de pensar as cidades. As práticas de decisão tradicionais, focadas no tráfego de veículos e no custo-benefício dos projetos viários se tornaram ultrapassadas por não considerarem aspectos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, não basta definir apenas o desenho das ruas; é preciso elencar quais devem ser priorizadas para uma intervenção. Com esse objetivo, o Método de Apoio a Decisão Multicritério-MCDA, denominado MACBETH, foi escolhido visando replicar e validar no Recife a metodologia desenvolvida pelos professores da Universidade de Laval em Quebec, Canadá, para aquela cidade. Como estudo de caso, foi escolhido o bairro do Espinheiro no Recife que contém 108 segmentos viários e foram definidos oito critérios para avaliação e ranqueamento do potencial de serem reprojetados como ruas completas. A metodologia de aplicação desse modelo utilizou uma consulta a 15 especialistas, sendo 7 deles membros do Instituto da Cidade Pelópidas da Silveira - IPS e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbanos do Recife – CTTU; um especialista da World Research Institute Brasil-WRI e 7 professores doutores da pós graduação na área de transporte. Assim, enquanto a literatura recente enfatiza a falta de estruturas quantitativas e observa que a maioria das práticas de projeto das vias trata apenas do desenho destas, a abordagem proposta visa colaborar para o desenvolvimento de melhores políticas urbanas, ao considerar todas as ruas que compõem a rede viária das cidades e, assim, priorizar intervenções. Este trabalho é a primeira aplicação no Brasil e, almejamos com ele, avançar e otimizar as práticas que estão, há pelo menos uma década, atrasadas comparadas ao panorama mundial. No intuito de facilitar o entendimento e o uso em decisões futuras, os resultados da classificação foram integrados e apresentados em imagens extraídas de um sistema de informações geográficas. Através da análise desta classificação, percebeu-se que os critérios determinantes da maior atratividade para uma rua se tornar completa foram os mesmos encontrados em Quebec; o fluxo de pedestres, destarte, aparece como o mais relevante e está diretamente relacionado a outros critérios importantes como densidade mercantil, conectividade e rede de tranporte público e cicloviário. A arborização também foi determinante em ambos os estudos, mas vale pontuar que à realidade canadense importa uma baixa cobertura vegetal para amenizar o clima frio, enquanto a realidade do Recife exige um alto percentual de cobertura das árvores. Outro critério relevante para a classificação foi a segurança viária, que elevou a atratividade das vias serem reprojetadas como completas, a partir do maior registro de atropelamentos, indicando necessidade urgente de uma intervenção urbana. Pretende-se que, com esta escala de priorização, nossos decisores públicos usem este novo modelo de gestão, eficaz e transparente, para otimizar os resultados, o uso do dinheiro público e a performance dos atores envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-16T15:07:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-16T15:07:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEÃO, Liliane Fátima Carneiro. Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38343
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000007mc4
identifier_str_mv LEÃO, Liliane Fátima Carneiro. Avaliação multicriterial para medir o potencial de uma área urbana em adotar com eficácia o conceito de ruas completas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ark:/64986/0013000007mc4
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38343/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Liliane%20F%c3%a1tima%20Carneiro%20Le%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
124cc1cab86cf48e80528e448a68bec7
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
c923176fec476c170b29f8023b702b02
c9447828de41146309c4689dc241673d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172750970454016