A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610 |
Resumo: | Esta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel. |
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COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredohttp://lattes.cnpq.br/5346258671762343http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo2019-03-08T15:12:48Z2019-03-08T15:12:48Z2017-03-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610ark:/64986/00130000056nzEsta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel.This research proposes to perform a study on the representation of the sounds of the world in the cinematography of the Argentine director Lucrecia Martel. It starts from the problematic that these everyday sounds - produced by the different environments, by man, and also by the contact between them -, which are conventionally represented in the contemporary cinema as mere figurative accessories of the image, assume autonomous and determinant roles in the narrative and aesthetic conception of filmmaker work. The theoretical approach of this work focuses on the concept of hyper-realism sound and on the conceptual model called Tri-circle, by the researcher Michel Chion, which seeks to account the sounds movement by the space of the film frame. The last chapter’s analysis is based on the establishment of a dialogue between the theoretical perspective adopted throughout the text and the investigation about the stylistic resources explored in the creation of the sonic matter, specifically that one which is neither voice or music, in the three director's movies. In this way, we try to problematize and to understand how the sound is a fundamental component in the sense engenderings of the films analyzed and in the consequent characterization of the peculiar identity that demarcates the authorial style of Martel.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência sonoraEstudos do som cinematográficoAnálise fílmicaLucrecia MartelNuevo cine ArgentinoA representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf.jpg13d31bfebf4cc7f8bc5ba006f82ccc34MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdfDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdfapplication/pdf3546622https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf3e6acca11560c37153cac330aabfe4aaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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