Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340
Resumo: A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI.
id UFPE_6264270085b506fe2aa34b84001d92cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34340
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/3510937171667912http://lattes.cnpq.br/2061771070429217GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto2019-10-08T19:30:12Z2019-10-08T19:30:12Z2019-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI.CAPESSustainability in fashion has been increasingly discussed in contemporary society due to the negative socio-environmental impacts caused by the textile and manufacturing industry. This work aims to investigate the behavior in fashion consumption and the potential of adopting sustainability strategies based on the comparison of the perceptions between sustainable fashion activists and the public lay consumer of female fashion. Based on a qualitative, exploratory and descriptive approach, a comparative study was elaborated between these two publics in order to identify their behaviors, concepts and practices on the more sustainable fashion consumption. For this, online questionnaires and semi-structured interviews were conducted, in which the content analysis method was applied for their understanding. After crossing the data obtained in the theoretical framework and empirical study, it was found that there are strategies that have greater possibilities of being adopted by each group towards a conscious consumption of fashion, while it is observed that other strategies face consumer resistance. The research suggests that, in general, the strategies that have the greatest potential for adoption are those that consumers are already more familiar with or that do not require a radical change in their socio-cultural contexts. There are, however, several opportunities for the development of a more sustainable fashion, where strategic innovations are needed and it is evident the importance of new roles of the fashion designer in the 21st century.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModaSustentabilidadeComportamento de consumoEstratégiasEstratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.jpg5c181764f60485ade9cc4b07078b0b43MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdfapplication/pdf4639799https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdfc5c2ba3d92df7e7ae479951d27815d56MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.txtExtracted texttext/plain226893https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.txtf32bf851bde406249d329f6f4cc9deadMD54123456789/343402021-07-19 16:45:05.82oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-07-19T19:45:05Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
title Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
spellingShingle Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de
Moda
Sustentabilidade
Comportamento de consumo
Estratégias
title_short Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
title_full Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
title_fullStr Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
title_full_unstemmed Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
title_sort Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
author ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de
author_facet ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3510937171667912
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2061771070429217
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto
contributor_str_mv GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Sustentabilidade
Comportamento de consumo
Estratégias
topic Moda
Sustentabilidade
Comportamento de consumo
Estratégias
description A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T19:30:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-08T19:30:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c181764f60485ade9cc4b07078b0b43
c5c2ba3d92df7e7ae479951d27815d56
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
f32bf851bde406249d329f6f4cc9dead
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310737562959872