Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340 |
Resumo: | A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI. |
id |
UFPE_6264270085b506fe2aa34b84001d92cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34340 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/3510937171667912http://lattes.cnpq.br/2061771070429217GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto2019-10-08T19:30:12Z2019-10-08T19:30:12Z2019-01-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI.CAPESSustainability in fashion has been increasingly discussed in contemporary society due to the negative socio-environmental impacts caused by the textile and manufacturing industry. This work aims to investigate the behavior in fashion consumption and the potential of adopting sustainability strategies based on the comparison of the perceptions between sustainable fashion activists and the public lay consumer of female fashion. Based on a qualitative, exploratory and descriptive approach, a comparative study was elaborated between these two publics in order to identify their behaviors, concepts and practices on the more sustainable fashion consumption. For this, online questionnaires and semi-structured interviews were conducted, in which the content analysis method was applied for their understanding. After crossing the data obtained in the theoretical framework and empirical study, it was found that there are strategies that have greater possibilities of being adopted by each group towards a conscious consumption of fashion, while it is observed that other strategies face consumer resistance. The research suggests that, in general, the strategies that have the greatest potential for adoption are those that consumers are already more familiar with or that do not require a radical change in their socio-cultural contexts. There are, however, several opportunities for the development of a more sustainable fashion, where strategic innovations are needed and it is evident the importance of new roles of the fashion designer in the 21st century.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModaSustentabilidadeComportamento de consumoEstratégiasEstratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.jpg5c181764f60485ade9cc4b07078b0b43MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdfDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdfapplication/pdf4639799https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdfc5c2ba3d92df7e7ae479951d27815d56MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cibele Oliveira de Albuquerque.pdf.txtExtracted texttext/plain226893https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.txtf32bf851bde406249d329f6f4cc9deadMD54123456789/343402021-07-19 16:45:05.82oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-07-19T19:45:05Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
title |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
spellingShingle |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de Moda Sustentabilidade Comportamento de consumo Estratégias |
title_short |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
title_full |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
title_fullStr |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
title_full_unstemmed |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
title_sort |
Estratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidor |
author |
ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de |
author_facet |
ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3510937171667912 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2061771070429217 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto |
contributor_str_mv |
GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Sustentabilidade Comportamento de consumo Estratégias |
topic |
Moda Sustentabilidade Comportamento de consumo Estratégias |
description |
A sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-08T19:30:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-08T19:30:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34340/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cibele%20Oliveira%20de%20Albuquerque.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c181764f60485ade9cc4b07078b0b43 c5c2ba3d92df7e7ae479951d27815d56 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 f32bf851bde406249d329f6f4cc9dead |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310737562959872 |