O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luciana Helena da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014kk4
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18753
Resumo: Seguindo uma tendência mundial que caracteriza a fase pós-moderna, significativa parcela da população brasileira tem se lançado cada vez mais aos apelos do consumo/Consumismo, voltando-se não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas para a auto satisfação, auto realização e autoafirmação, oferecidas por uma infinidade de produtos que vão desde vestuários até as “parafernálias high-techs”, garantidos e amparados pelo fácil acesso aos espaços de consumo e toda uma trama alimentada pelo marketing e publicidade. Nesse ímpeto de comprar, as pessoas se põem em constante movimento, numa incessante busca pela satisfação. Ocupando, desse modo, os lugares e atuando sobre eles promovendo interferências e modificações. Pode-se dizer que muitos são os atores envolvidos direta ou indiretamente nessas alterações, contudo, nessa Tese, o objetivo mais geral é com certeza, o passo inicial na tentativa comprovar que o Consumo atua como força motriz para a modificação do espaço. Para tal constatação o objeto de análise escolhido foi o Shopping Boa Vista e o perímetro que abrange o conjunto de lojas e lojas de departamentos da Av. Conde da Boa Vista que possuem ligação com a dinâmica do Shopping, avaliando como o consumo contribui para tal dinâmica identificando, em primeiro lugar, quais os equipamentos instalados naquele logradouro que incentivam o Consumo e, em segundo lugar, como a relação equipamentos/consumo interferem na modificação do espaço, realizando assim um estudo de caso. O trabalho se concretizou a partir de pesquisa histórica, bibliográfica, levantamento de campo, entrevistas, questionários e análise de dados. Os principais resultados consistem na identificação de que o Shopping Boa Vista enquanto objeto simbólico do consumo foi capaz de alterar seu entorno, apesar da permanência dos espaços tradicionais, introduzindo novas dinâmicas no espaço, demonstrando que o Consumo funciona como força motriz para a modificação do espaço.
id UFPE_629ceff3d9d465b18040ec51373474ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18753
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Luciana Helena dahttp://lattes.cnpq.br/7101198670169923http://lattes.cnpq.br/6656311800970192SÁ, Alcindo José de2017-05-09T19:04:32Z2017-05-09T19:04:32Z2016-05-16https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18753ark:/64986/0013000014kk4Seguindo uma tendência mundial que caracteriza a fase pós-moderna, significativa parcela da população brasileira tem se lançado cada vez mais aos apelos do consumo/Consumismo, voltando-se não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas para a auto satisfação, auto realização e autoafirmação, oferecidas por uma infinidade de produtos que vão desde vestuários até as “parafernálias high-techs”, garantidos e amparados pelo fácil acesso aos espaços de consumo e toda uma trama alimentada pelo marketing e publicidade. Nesse ímpeto de comprar, as pessoas se põem em constante movimento, numa incessante busca pela satisfação. Ocupando, desse modo, os lugares e atuando sobre eles promovendo interferências e modificações. Pode-se dizer que muitos são os atores envolvidos direta ou indiretamente nessas alterações, contudo, nessa Tese, o objetivo mais geral é com certeza, o passo inicial na tentativa comprovar que o Consumo atua como força motriz para a modificação do espaço. Para tal constatação o objeto de análise escolhido foi o Shopping Boa Vista e o perímetro que abrange o conjunto de lojas e lojas de departamentos da Av. Conde da Boa Vista que possuem ligação com a dinâmica do Shopping, avaliando como o consumo contribui para tal dinâmica identificando, em primeiro lugar, quais os equipamentos instalados naquele logradouro que incentivam o Consumo e, em segundo lugar, como a relação equipamentos/consumo interferem na modificação do espaço, realizando assim um estudo de caso. O trabalho se concretizou a partir de pesquisa histórica, bibliográfica, levantamento de campo, entrevistas, questionários e análise de dados. Os principais resultados consistem na identificação de que o Shopping Boa Vista enquanto objeto simbólico do consumo foi capaz de alterar seu entorno, apesar da permanência dos espaços tradicionais, introduzindo novas dinâmicas no espaço, demonstrando que o Consumo funciona como força motriz para a modificação do espaço.Following a worldwide trend that characterizes the postmodern phase, a significant portion of the brazilian population has launched increasingly to the calls of the consumption/Consumerism, turning not only to satisfy their basic needs, but for self satisfaction, self realization and statement, offered by a multitude of products ranging from clothing to the "paraphernalia high-techs", guaranteed and supported by easy access to spaces of consumption and a whole plot fueled by marketing and publicity. In this momentum buying, people are constantly moving, in a constant quest for satisfaction. Occupying thus the places and acting on them promoting interferences and modifications. It can be said that there are many actors involved directly or indirectly in these changes, however, in this Thesis, the more general goal is for sure, the initial step in an attempt to prove that the consumption acts as a driving force for the modification of the space. For this the object of analysis chosen was the Shopping Boa Vista and the perimeter that covers the set of shops and department stores from AV. Conde da Boa Vista that have connection with the dynamics of Shopping, assessing how the consumption contributes to such identifying dynamic, firstly, what the installed equipment in that public place which encourage the consumption and, secondly, as the equipment/consumer relationship interfere with the modification of the space, conducting a case study. The job came through from historical research, bibliographic field survey, interviews, questionnaires and data analysis. The main results consist in identifying the Shopping Boa Vista. While symbolic object of consumption was able to change his surroundings, despite the permanence of traditional spaces, introducing new dynamics in space, demonstrating that works as a driving force for the modification of the space.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessShopping Center, Consumo, Consumismo, Espaço Geográfico, Pós modernidade.Shopping Center, consumption, consumerism, geographical space, post modernity.O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdf.jpgTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/5/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf.jpg496c27317ca690feac07d5c91e312ae4MD55ORIGINALTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdfTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdfapplication/pdf5198738https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/1/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf1fe74607fe7c0322778b4448a1888b60MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdf.txtTese_O Cosumo como vetor do espaço geográfico.pdf.txtExtracted texttext/plain10610https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/4/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf.txt6315c2aadf48c58dc3957064f290ab39MD54123456789/187532019-10-25 05:50:30.525oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:50:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
title O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
spellingShingle O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
SILVA, Luciana Helena da
Shopping Center, Consumo, Consumismo, Espaço Geográfico, Pós modernidade.
Shopping Center, consumption, consumerism, geographical space, post modernity.
title_short O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
title_full O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
title_fullStr O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
title_full_unstemmed O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
title_sort O Consumo como Vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista - Recife/PE
author SILVA, Luciana Helena da
author_facet SILVA, Luciana Helena da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7101198670169923
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6656311800970192
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Luciana Helena da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SÁ, Alcindo José de
contributor_str_mv SÁ, Alcindo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Shopping Center, Consumo, Consumismo, Espaço Geográfico, Pós modernidade.
Shopping Center, consumption, consumerism, geographical space, post modernity.
topic Shopping Center, Consumo, Consumismo, Espaço Geográfico, Pós modernidade.
Shopping Center, consumption, consumerism, geographical space, post modernity.
description Seguindo uma tendência mundial que caracteriza a fase pós-moderna, significativa parcela da população brasileira tem se lançado cada vez mais aos apelos do consumo/Consumismo, voltando-se não só para a satisfação das suas necessidades básicas, mas para a auto satisfação, auto realização e autoafirmação, oferecidas por uma infinidade de produtos que vão desde vestuários até as “parafernálias high-techs”, garantidos e amparados pelo fácil acesso aos espaços de consumo e toda uma trama alimentada pelo marketing e publicidade. Nesse ímpeto de comprar, as pessoas se põem em constante movimento, numa incessante busca pela satisfação. Ocupando, desse modo, os lugares e atuando sobre eles promovendo interferências e modificações. Pode-se dizer que muitos são os atores envolvidos direta ou indiretamente nessas alterações, contudo, nessa Tese, o objetivo mais geral é com certeza, o passo inicial na tentativa comprovar que o Consumo atua como força motriz para a modificação do espaço. Para tal constatação o objeto de análise escolhido foi o Shopping Boa Vista e o perímetro que abrange o conjunto de lojas e lojas de departamentos da Av. Conde da Boa Vista que possuem ligação com a dinâmica do Shopping, avaliando como o consumo contribui para tal dinâmica identificando, em primeiro lugar, quais os equipamentos instalados naquele logradouro que incentivam o Consumo e, em segundo lugar, como a relação equipamentos/consumo interferem na modificação do espaço, realizando assim um estudo de caso. O trabalho se concretizou a partir de pesquisa histórica, bibliográfica, levantamento de campo, entrevistas, questionários e análise de dados. Os principais resultados consistem na identificação de que o Shopping Boa Vista enquanto objeto simbólico do consumo foi capaz de alterar seu entorno, apesar da permanência dos espaços tradicionais, introduzindo novas dinâmicas no espaço, demonstrando que o Consumo funciona como força motriz para a modificação do espaço.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-09T19:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-09T19:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18753
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000014kk4
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18753
identifier_str_mv ark:/64986/0013000014kk4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/5/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/1/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18753/4/Tese_O%20Cosumo%20como%20vetor%20do%20espa%c3%a7o%20geogr%c3%a1fico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 496c27317ca690feac07d5c91e312ae4
1fe74607fe7c0322778b4448a1888b60
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
6315c2aadf48c58dc3957064f290ab39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815173001531883520