A mediação docente nas rodas: um olhar sobre o projeto trilhas para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jane Rafaela Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13985
Resumo: O estudo investigou as orientações propostas no Projeto Trilhas para a condução de rodas de histórias e o possível impacto desse material na prática de professoras atuando na última etapa da Educação Infantil. Também foi objetivo da pesquisa explorar como as docentes avaliam e fazem uso do que está proposto no Projeto no que se refere à atividade de leitura de histórias com engano. Nessa direção, duas professoras foram solicitadas a planejar e conduzir quatro sessões de rodas de história com seu grupo de crianças, sendo a primeira sem apoio do material do Projeto Trilhas. Em seguida, as docentes participaram de dois encontros em que puderam conhecer, discutir e se familiarizar com alguns materiais do Trilhas, sendo novamente solicitadas a planejar e conduzir três sessões de leitura com livros de literatura do acervo do Projeto. Os procedimentos metodológicos envolveram a vídeo-gravação, a transcrição das quatro rodas de história de cada docente e a aplicação de entrevistas individuais semi estruturadas antes da condução da primeira roda. Ao final do estudo, as duas professoras foram novamente entrevistadas, dessa vez, simultaneamente, com vistas a identificar as suas impressões a respeito do planejamento e condução das rodas sem e com apoio do Trilhas. A análise do material indicou que este busca contribuir para melhor estruturar a prática do professor sem atribuir a ele um papel passivo. As professoras, entretanto, não consideraram que o material trouxe grande diferença para a sua prática. Apesar disso, percebemos algumas mudanças na condução das rodas. Uma das docentes, por exemplo, passou a explorar mais o texto, o que tornou mais longas suas sessões de leitura. O mesmo ocorreu com a outra professora. Porém, neste caso, as rodas ficaram muito longas o que acabou sendo um elemento negativo já que muitas crianças passam a mostrar certo desinteresse e cansaço. Também verificamos uma maior preocupação das duas docentes em abordar conceitos letrados em torno do livro, tais como os conceitos de editora, título, capa, dedicatória, bem como um maior investimento em perguntas de ativação dos conhecimentos prévios e de conhecimento de mundo antes da leitura do texto. Durante e após a leitura também foi constatada uma maior preocupação em formular perguntas inferenciais. Os resultados reafirmam que o trabalho de mediação de leitura é algo complexo e, nesse sentido, o estudo dá subsídios para que os professores possam melhor refletir sobre os recursos didáticos que chegam à escola, em particular, sobre a atividade de leitura de histórias na Educação Infantil.
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Em seguida, as docentes participaram de dois encontros em que puderam conhecer, discutir e se familiarizar com alguns materiais do Trilhas, sendo novamente solicitadas a planejar e conduzir três sessões de leitura com livros de literatura do acervo do Projeto. Os procedimentos metodológicos envolveram a vídeo-gravação, a transcrição das quatro rodas de história de cada docente e a aplicação de entrevistas individuais semi estruturadas antes da condução da primeira roda. Ao final do estudo, as duas professoras foram novamente entrevistadas, dessa vez, simultaneamente, com vistas a identificar as suas impressões a respeito do planejamento e condução das rodas sem e com apoio do Trilhas. A análise do material indicou que este busca contribuir para melhor estruturar a prática do professor sem atribuir a ele um papel passivo. As professoras, entretanto, não consideraram que o material trouxe grande diferença para a sua prática. 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