Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32232 |
Resumo: | O Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem registrado uma evasão dos usuários do transporte público. A perda de passageiros impacta diretamente os aspectos relacionados à mobilidade urbana sustentável, afetando assim a qualidade social, ambiental e econômica do meio urbano. Através desta dissertação, avalia-se a possibilidade de proposição de uma reestruturação operacional para o SEI, em paralelo a aplicação de estratégias de marketing, a fim de aumentar a eficiência do sistema e a adesão da sociedade ao transporte público. Uma pesquisa foi aplicada a 12 especialistas de transportes do SEI que possuem conhecimento e experiência cruciais em relação à percepção da qualidade do serviço de transporte público que deve ser oferecido aos usuários do transporte coletivo. A pesquisa foi disponibilizada em 2 partes. A 1ª parte consistiu na avaliação da relevância da divulgação e propagação de ações relacionadas ao serviço de transporte público através de estratégias de marketing. A 2ª parte consistiu na proposição de um ranking de reestruturação operacional composto por 10 alternativas. Foi identificada uma coerência entre as duas partes analisadas. Dentre outros resultados, foi constatado que as estratégias escolhidas e avaliadas, assim como o ranking proposto, além de estarem relacionados aos atributos de qualidade de um sistema de transporte público, possuem capacidade de atração de usuários ao SEI. |
id |
UFPE_743fa5953da593dcc1cf3c5c61458cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32232 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Priscila Oliveira Delmiro dahttp://lattes.cnpq.br/3306453541625119http://lattes.cnpq.br/9191737269930161MEIRA, Leonardo Herszon2019-09-04T19:21:03Z2019-09-04T19:21:03Z2018-08-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32232O Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem registrado uma evasão dos usuários do transporte público. A perda de passageiros impacta diretamente os aspectos relacionados à mobilidade urbana sustentável, afetando assim a qualidade social, ambiental e econômica do meio urbano. Através desta dissertação, avalia-se a possibilidade de proposição de uma reestruturação operacional para o SEI, em paralelo a aplicação de estratégias de marketing, a fim de aumentar a eficiência do sistema e a adesão da sociedade ao transporte público. Uma pesquisa foi aplicada a 12 especialistas de transportes do SEI que possuem conhecimento e experiência cruciais em relação à percepção da qualidade do serviço de transporte público que deve ser oferecido aos usuários do transporte coletivo. A pesquisa foi disponibilizada em 2 partes. A 1ª parte consistiu na avaliação da relevância da divulgação e propagação de ações relacionadas ao serviço de transporte público através de estratégias de marketing. A 2ª parte consistiu na proposição de um ranking de reestruturação operacional composto por 10 alternativas. Foi identificada uma coerência entre as duas partes analisadas. Dentre outros resultados, foi constatado que as estratégias escolhidas e avaliadas, assim como o ranking proposto, além de estarem relacionados aos atributos de qualidade de um sistema de transporte público, possuem capacidade de atração de usuários ao SEI.FACEPEThe Integrated Structural System (SEI) of the Metropolitan Region of Recife (RMR) has recorded an evasion of public transport users. The loss of passengers directly impacts the aspects related to sustainable urban mobility, thus affecting the social, environmental and economic quality of the urban environment. This dissertation evaluates the possibility of proposing an operational restructuring for the SEI, in parallel to the application of marketing strategies, in order to increase the efficiency of the system and the adhesion of society to public transportation. A survey was applied to 12 SEI transportation specialists who have crucial knowledge and experience regarding the perception of the quality of the public transport service that should be offered to mass transit users. The research was made available in 2 parts. The first part consisted in evaluating the relevance of the dissemination and propagation of actions related to the public transport service through marketing strategies. The second part consisted in proposing a ranking of operational restructuring composed of 10 alternatives. A coherence between the two parts analyzed was identified. Among other results, it was found that the strategies chosen and evaluated, as well as the proposed ranking, besides being related to the quality attributes of a public transport system, have the capacity to attract users to the SEI.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilSistemas integrados de transportesEstratégias de marketing de transporte públicoAdesão ao transporte públicoReestruturação operacional do transporte públicoSistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf.jpgb750a8e07a8894b2b1cbffe94180c6e6MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdfapplication/pdf2331471https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf1bb528b94aa2b80534ac834930033e85MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82330https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/3/license.txt11cd91bb23350bffd8bb0a75c7ea1bbeMD53TEXTDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Priscila Oliveira Delmiro da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain418182https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf.txt36565d4a8a1bbd2946c8ef8e9d954b8aMD54123456789/322322019-10-26 00:43:50.585oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T03:43:50Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
title |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
spellingShingle |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. SILVA, Priscila Oliveira Delmiro da Engenharia Civil Sistemas integrados de transportes Estratégias de marketing de transporte público Adesão ao transporte público Reestruturação operacional do transporte público |
title_short |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
title_full |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
title_fullStr |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
title_full_unstemmed |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
title_sort |
Sistema estrutural integrado da região metropolitana do Recife: estratégias de marketing e uma nova abordagem operacional para adequá-lo às exigências atuais da sociedade. |
author |
SILVA, Priscila Oliveira Delmiro da |
author_facet |
SILVA, Priscila Oliveira Delmiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3306453541625119 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Priscila Oliveira Delmiro da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MEIRA, Leonardo Herszon |
contributor_str_mv |
MEIRA, Leonardo Herszon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Civil Sistemas integrados de transportes Estratégias de marketing de transporte público Adesão ao transporte público Reestruturação operacional do transporte público |
topic |
Engenharia Civil Sistemas integrados de transportes Estratégias de marketing de transporte público Adesão ao transporte público Reestruturação operacional do transporte público |
description |
O Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife (RMR) tem registrado uma evasão dos usuários do transporte público. A perda de passageiros impacta diretamente os aspectos relacionados à mobilidade urbana sustentável, afetando assim a qualidade social, ambiental e econômica do meio urbano. Através desta dissertação, avalia-se a possibilidade de proposição de uma reestruturação operacional para o SEI, em paralelo a aplicação de estratégias de marketing, a fim de aumentar a eficiência do sistema e a adesão da sociedade ao transporte público. Uma pesquisa foi aplicada a 12 especialistas de transportes do SEI que possuem conhecimento e experiência cruciais em relação à percepção da qualidade do serviço de transporte público que deve ser oferecido aos usuários do transporte coletivo. A pesquisa foi disponibilizada em 2 partes. A 1ª parte consistiu na avaliação da relevância da divulgação e propagação de ações relacionadas ao serviço de transporte público através de estratégias de marketing. A 2ª parte consistiu na proposição de um ranking de reestruturação operacional composto por 10 alternativas. Foi identificada uma coerência entre as duas partes analisadas. Dentre outros resultados, foi constatado que as estratégias escolhidas e avaliadas, assim como o ranking proposto, além de estarem relacionados aos atributos de qualidade de um sistema de transporte público, possuem capacidade de atração de usuários ao SEI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-04T19:21:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-04T19:21:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32232 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32232/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Priscila%20Oliveira%20Delmiro%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b750a8e07a8894b2b1cbffe94180c6e6 1bb528b94aa2b80534ac834930033e85 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 11cd91bb23350bffd8bb0a75c7ea1bbe 36565d4a8a1bbd2946c8ef8e9d954b8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310720002457600 |