Probabilidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental : uma análise com os critérios de idoneidade epistêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Diógili Vicente da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47282
Resumo: Um ponto relevante em nossa proposta de estudo se dá pelo fato de que o livro didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao trabalho do professor e esse recurso reflete no ensino do conteúdo que está sendo trabalhado. Em nosso trabalho, abordaremos como os conceitos probabilísticos são discutidos nos livros didáticos voltados ao Ensino Fundamental anos finais. Neste estudo tivemos como objetivo analisar à luz dos indicadores de idoneidade epistêmica as abordagens do ensino da Probabilidade em coleções de livros didáticos nos anos finais do ensino fundamental. Como marco teórico assumimos a Teoria da Idoneidade Didática subjacente ao modelo teórico do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Metodologicamente, selecionamos três coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental anos finais (6o ano ao 9o ano), na qual mapeamos as atividades de Probabilidade trazidas pelos livros, e a partir disso a análise destas atividades se deu por meio dos indicadores de Idoneidade Epistêmica, tais como contextos e linguagens, considerando inclusive os diferentes significados deste conceito. Analisamos 160 atividades das referidas coleções. Com a produção e análise de dados, notamos que, de maneira geral, concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam em sua maioria o significado clássico em 86,25% do total das 160 atividades mapeadas e assim os demais significados são pouco explorados. Em relação ao contexto e a linguagem abordada nessas atividades, percebemos que a maioria das atividades abordam contextos de “jogos de sorte/ azar” não explorando situações do cotidiano, tais como: saúde, questões financeiras, tomadas de decisão articulado com dados estatísticos. Com relação a linguagem, podemos analisar que há uma grande utilização de uma linguagem verbal-simbólica nas atividades, na qual a utilização de uma linguagem gráfica e tabular é muito pouco utilizada. Portanto, chegamos a conclusão que as coleções analisadas não contemplam de forma satisfatória o trabalho com a probabilidade em relação ao diferentes significados deste conceito, sua linguagem e seus contextos.
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Neste estudo tivemos como objetivo analisar à luz dos indicadores de idoneidade epistêmica as abordagens do ensino da Probabilidade em coleções de livros didáticos nos anos finais do ensino fundamental. Como marco teórico assumimos a Teoria da Idoneidade Didática subjacente ao modelo teórico do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática – EOS. Metodologicamente, selecionamos três coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental anos finais (6o ano ao 9o ano), na qual mapeamos as atividades de Probabilidade trazidas pelos livros, e a partir disso a análise destas atividades se deu por meio dos indicadores de Idoneidade Epistêmica, tais como contextos e linguagens, considerando inclusive os diferentes significados deste conceito. Analisamos 160 atividades das referidas coleções. Com a produção e análise de dados, notamos que, de maneira geral, concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam em sua maioria o significado clássico em 86,25% do total das 160 atividades mapeadas e assim os demais significados são pouco explorados. Em relação ao contexto e a linguagem abordada nessas atividades, percebemos que a maioria das atividades abordam contextos de “jogos de sorte/ azar” não explorando situações do cotidiano, tais como: saúde, questões financeiras, tomadas de decisão articulado com dados estatísticos. Com relação a linguagem, podemos analisar que há uma grande utilização de uma linguagem verbal-simbólica nas atividades, na qual a utilização de uma linguagem gráfica e tabular é muito pouco utilizada. Portanto, chegamos a conclusão que as coleções analisadas não contemplam de forma satisfatória o trabalho com a probabilidade em relação ao diferentes significados deste conceito, sua linguagem e seus contextos.Un punto relevante en nuestra propuesta de estudio se da por el hecho de que el libro didáctico es una de las principales herramientas de auxilio al trabajo del profesor y este recurso refleja sobre la enseñanza de los contenidos que se está trabajando. En nuestro trabajo, abordaremos cómo se discuten los conceptos probabilísticos en los libros didácticos destinados a los últimos años de la Escuela Primaria. En este studio, nuestro objetivo fue analizar, a la luz de indicadores de idoneidad epistémica, los enfoques de la enseñanza de la Probabilidad en las colecciones de libros didácticos en los últimos años de la escuela primaria. Como marco teórico asumimos la Teoría de la Idoneidad Didáctica subyacente al modelo teórico del Enfoque Ontosemiótico del Conocimiento y la Instrucción Matemática - EOS. Metodológicamente, se seleccionaron tres colecciones de libros didácticos de Matemáticas para los últimos años de Educación Primaria (6° a 9° año), en los cuales mapeamos las actividades de Probabilidad que traen los libros, y a partir de eso se realizó el análisis de estas actividades a través de los indicadores de Probabilidad Epistémica, tales como contextos y lenguajes, considerando incluso los diferentes significados de este concepto. Analizamos 160 actividades de estas colecciones. Con la producción y análisis de datos, notamos que, en general, en cuanto a los significados, temenos que las coleciones analizadas presentan mayoritariamente el significado clássico en 86,25% del total de 160 actividades mapeadas y por lo tanto los otros significados son poco explorados. En cuanto al contexto y lenguaje abordado en estas actividades, notamos que la mayoría de las actividades abordan contextos de “juegos de suerte / azar” sin explorar situaciones cotidianas, tales como: salud, cuestiones financieras, toma de decisiones articuladas con datos estadísticos. Con respect al linguaje, podemos analizar que existe un gran uso del lenguaje verbal-simbólico en las actividades, en las que se utiliza muy poco el uso de un lenguaje gráfico y tabular. Por tanto, llegamos a la conclusión de que las colecciones analizadas no contemplan satisfactoriamente el trabajo con probabilidad en relación a los diferentes significados de este concepto, su lenguaje y sus contextos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLivros didáticosProbabilidadesEstudo e ensino (Ensino fundamental)Conhecimento e aprendizagemDidáticaProbabilidade em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental : uma análise com os critérios de idoneidade epistêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Diógili Vicente da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Diógili Vicente da Silva.pdfapplication/pdf1991094https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47282/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Di%c3%b3gili%20Vicente%20da%20Silva.pdf5dacc720f4999bc6bac8a3be2cc006a6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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