As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade
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Data de Publicação: | 2018 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106 |
Resumo: | Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia. |
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TOREZANI, Julianna Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1823960024493328http://lattes.cnpq.br/2687254184338962SILVA JUNIOR, José Afonso da2019-09-02T18:29:27Z2019-09-02T18:29:27Z2018-03-07https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106ark:/64986/00130000110vgEsta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia.This thesis deals with contemporary photography as an element of communication, in relation to the changes that occurred in the production and circulation of images through the Internet, having as object of analysis the self-portraits produced through digital devices in which the diffusion takes place through the Instagram and configure a new genre that are the selfies. The research sought to understand the encounter between the photographic tradition existing since the 19th century of making self-portraits and the new technologies that favor the expansion of this universe of creation in a contemporary visual translation. The study was divided into four parts, the first one a historical course on the production of self-portraits in the nineteenth to the twenty-first centuries. The second part presents the operation, navigation and network structure of Instagram. The third part makes the analysis of the selfies from the aesthetic questions, construction of senses and performance. In the fourth part, the question of the visibility and the surveillance of the selfies is treated, applying the concepts of disciplinary society and control society to the photograph, which characterized in indicating the Photograph of Control of the 21st century. It is considered from this study that contemporary photography can be indicated as an algorithmic photograph created by the instructions and intentionalities of the experience of sense-building, what we can call a new visual regime like the post-photography era.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAutorretratosFotografia algorítmicaInstagramPós-fotografiaSelfiesAs selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.jpgTESE Julianna Nascimento Torezani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/5/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf.jpgf419bf8081ff1596da0a9f50eee5c97dMD55ORIGINALTESE Julianna Nascimento Torezani.pdfTESE Julianna Nascimento Torezani.pdfapplication/pdf3345194https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32106/1/TESE%20Julianna%20Nascimento%20Torezani.pdf0bc23cc971c29f71a8cb464f5a790ee4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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