Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresa
id UFPE_b4953cf79e63c95f9be6083558d59eee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5962
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Espíndola, Suzana Carla Nunes LinsMedeiros, Denise Dumke de 2014-06-12T17:42:49Z2014-06-12T17:42:49Z2011-01-31Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresaporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessQualidadeServiçosAbordagem de processoPadronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo9006_1.pdf.jpgarquivo9006_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/4/arquivo9006_1.pdf.jpg1ff34d8c4b2227915991422690c1c7bfMD54ORIGINALarquivo9006_1.pdfapplication/pdf1305673https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/1/arquivo9006_1.pdf36c9b6b3278caf6c970681d325c341cfMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo9006_1.pdf.txtarquivo9006_1.pdf.txtExtracted texttext/plain169965https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/3/arquivo9006_1.pdf.txt7608fe8490d91316e446b5cd9158a4edMD53123456789/59622019-10-25 14:09:58.457oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:09:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
title Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
spellingShingle Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins
Qualidade
Serviços
Abordagem de processo
title_short Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
title_full Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
title_fullStr Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
title_full_unstemmed Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
title_sort Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
author Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins
author_facet Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Denise Dumke de
contributor_str_mv Medeiros, Denise Dumke de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Serviços
Abordagem de processo
topic Qualidade
Serviços
Abordagem de processo
description O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresa
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T17:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T17:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962
identifier_str_mv Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/4/arquivo9006_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/1/arquivo9006_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/3/arquivo9006_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ff34d8c4b2227915991422690c1c7bf
36c9b6b3278caf6c970681d325c341cf
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
7608fe8490d91316e446b5cd9158a4ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310792860663808