Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962 |
Resumo: | O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresa |
id |
UFPE_b4953cf79e63c95f9be6083558d59eee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5962 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Espíndola, Suzana Carla Nunes LinsMedeiros, Denise Dumke de 2014-06-12T17:42:49Z2014-06-12T17:42:49Z2011-01-31Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresaporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessQualidadeServiçosAbordagem de processoPadronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo9006_1.pdf.jpgarquivo9006_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/4/arquivo9006_1.pdf.jpg1ff34d8c4b2227915991422690c1c7bfMD54ORIGINALarquivo9006_1.pdfapplication/pdf1305673https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/1/arquivo9006_1.pdf36c9b6b3278caf6c970681d325c341cfMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo9006_1.pdf.txtarquivo9006_1.pdf.txtExtracted texttext/plain169965https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/3/arquivo9006_1.pdf.txt7608fe8490d91316e446b5cd9158a4edMD53123456789/59622019-10-25 14:09:58.457oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:09:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
title |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
spellingShingle |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins Qualidade Serviços Abordagem de processo |
title_short |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
title_full |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
title_fullStr |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
title_full_unstemmed |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
title_sort |
Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços |
author |
Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins |
author_facet |
Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espíndola, Suzana Carla Nunes Lins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Denise Dumke de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Denise Dumke de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Serviços Abordagem de processo |
topic |
Qualidade Serviços Abordagem de processo |
description |
O objetivo geral desse trabalho é propor uma sistemática para a implantação da padronização de processos, a sua melhoria e a otimização contínua, focando na área administrativa da empresa. Foi realizada uma sistemática para implantação através de cinco etapas: estruturação do organograma da empresa; definição e desenho dos processos de cada setor; definição e desenho dos produtos (fluxograma e atividades) de cada setor; definição dos indicadores de acompanhamento e elaboração dos procedimentos e manuais de rotina de cada setor. Com a sistemática de implantação proposta, pode-se dividir as etapas de padronização de forma a se obter o máximo de informações para o fechamento de cada processo, e o envolvimento de todos de cada setor, proporcionando uma análise minuciosa e condições para a definição de indicadores de acompanhamento de cada atividade. Nesse contexto, a gestão de informação demonstrou mais eficácia e a metodologia PDCA foi utilizada não só como ferramenta para melhoria e acompanhamento no GRUPO VAREJO X, empresa estudo de caso, como também para a estrutura desse trabalho. Com a estruturação proposta e implantada, espera-se o controle e acompanhamento dos indicadores determinantes para cumprimento e avaliação dos processos desenhados. Percebeu-se, no desenvolvimento desse trabalho, a não existência de um modelo ideal que seja implantado em todas as organizações, mas a necessidade da busca de ferramentas para serem utilizadas e adequadas às necessidades da empresa |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T17:42:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T17:42:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962 |
identifier_str_mv |
Carla Nunes Lins Espíndola, Suzana; Dumke de Medeiros, Denise. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/4/arquivo9006_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/1/arquivo9006_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5962/3/arquivo9006_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ff34d8c4b2227915991422690c1c7bf 36c9b6b3278caf6c970681d325c341cf 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7608fe8490d91316e446b5cd9158a4ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310792860663808 |