Atendimento educacional especializado : possíveis contribuições para aprendizagem e apropriação da escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS, Rozeli de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47300
Resumo: As leis das esferas Municipais, Estaduais e Federais determinam que todas as crianças com ou sem deficiências tenham acesso à matrícula na escola e tenham o direito de participar e aprender. O ato de a criança estar inserida na escola permite que ela veja o mundo com mais possibilidades sociais, acessos às informações, aumentando sua capacidade de reflexão e expressão. O presente estudo teve como objetivo analisar se e como as atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado podem contribuir para aprendizagem do sistema de escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal da rede do Recife-PE, tendo como participantes a professora especialista, a responsável pelo aluno e um aluno com deficiência intelectual. A tipologia da pesquisa se apresenta como qualitativa, porque as pesquisas nas ciências sociais trabalham com o universo de significados e de interpretação das dinâmicas das relações sociais (MINAYO, 2013). Como estratégia metodológica, adotamos como procedimentos para coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com a professora especialista do AEE e com a responsável da criança com deficiência intelectual; observações sistemáticas das intervenções pedagógicas da professora especialista do AEE com atividades de escrita alfabética com um aluno com deficiência intelectual. Adotamos a Teoria Histórico-Cultural e L. S. Vigotski como paradigma teórico-metodológico da pesquisa.Contamos com as contribuições de A. R. Luria, A. N. Leontiev e outros pesquisadores russos que compreendiam a educação como ciência social. Os resultados nos revelaram que o trabalho das estratégias de ensino do Sistema de Escrita Alfabética com os alunos com deficiência intelectual é possível acontecer porque eles têm capacidades de aprender os conteúdos da língua escrita, assim como outras crianças sem deficiências, desde que sejam ofertados a eles caminhos diversos de aprendizagem e com o oferecimento de diferentes recursos. Logo, diante dos desafios diários enfrentados pela professora especialista para promover a inclusão da criança com deficiência intelectual na escola, ela, vem ofertando a criança a ter acesso às diferentes estratégias de reflexão da língua escrita, como o Sistema Escrita Alfabética - SEA, que possibilita a criança a ter contato com o mundo da escrita, e por conta disso, o aluno vem demonstrando avanços significativos em/na sua aprendizagem.
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spelling FARIAS, Rozeli dehttp://lattes.cnpq.br/4903300366687492http://lattes.cnpq.br/8184241806018173CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro2022-10-27T16:39:29Z2022-10-27T16:39:29Z2022-08-30FARIAS, Rozeli de. Atendimento educacional especializado: possíveis contribuições para aprendizagem e apropriação da escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectual. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47300As leis das esferas Municipais, Estaduais e Federais determinam que todas as crianças com ou sem deficiências tenham acesso à matrícula na escola e tenham o direito de participar e aprender. O ato de a criança estar inserida na escola permite que ela veja o mundo com mais possibilidades sociais, acessos às informações, aumentando sua capacidade de reflexão e expressão. O presente estudo teve como objetivo analisar se e como as atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado podem contribuir para aprendizagem do sistema de escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal da rede do Recife-PE, tendo como participantes a professora especialista, a responsável pelo aluno e um aluno com deficiência intelectual. A tipologia da pesquisa se apresenta como qualitativa, porque as pesquisas nas ciências sociais trabalham com o universo de significados e de interpretação das dinâmicas das relações sociais (MINAYO, 2013). Como estratégia metodológica, adotamos como procedimentos para coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com a professora especialista do AEE e com a responsável da criança com deficiência intelectual; observações sistemáticas das intervenções pedagógicas da professora especialista do AEE com atividades de escrita alfabética com um aluno com deficiência intelectual. Adotamos a Teoria Histórico-Cultural e L. S. Vigotski como paradigma teórico-metodológico da pesquisa.Contamos com as contribuições de A. R. Luria, A. N. Leontiev e outros pesquisadores russos que compreendiam a educação como ciência social. Os resultados nos revelaram que o trabalho das estratégias de ensino do Sistema de Escrita Alfabética com os alunos com deficiência intelectual é possível acontecer porque eles têm capacidades de aprender os conteúdos da língua escrita, assim como outras crianças sem deficiências, desde que sejam ofertados a eles caminhos diversos de aprendizagem e com o oferecimento de diferentes recursos. Logo, diante dos desafios diários enfrentados pela professora especialista para promover a inclusão da criança com deficiência intelectual na escola, ela, vem ofertando a criança a ter acesso às diferentes estratégias de reflexão da língua escrita, como o Sistema Escrita Alfabética - SEA, que possibilita a criança a ter contato com o mundo da escrita, e por conta disso, o aluno vem demonstrando avanços significativos em/na sua aprendizagem.CAPESThe laws of the Municipal, State and Federal spheres determine that all children, with or with out disabilities, have access to school enrollment, and have the right to participate and learn. The act of the child being inserted in the school allows him/her to see the world with more social possibilities, access to information, increasing his/her capacity of reflection and expression. The present study aimed to analyze if and how the activities developed in the Specialized Educational Service can contribute to the learning of the alphabetic writing system by students with intelectual disabilities. The research was developed in a municipal school in Recife-PE, having as participants the specialist teacher, the one responsible for the studentand a student with intelectual disability. The research typologyis qualitative, because research in the social sciences works with the universe of meanings and interpretation of the dynamics of social relation ships (MINAYO, 2013). As a methodological strategy, we adopted the following data collection procedures: semi-structured interviews with the AEE specialist teacher and the person responsible for the child with intelectual disabilities; systematic observations of the pedagogical interventions of the AEE specialist teacher with alphabetic writing activities with a student with intelectual disabilities. We adopted the Cultural-Historical Theoryhas L. S. Vygotsky as the theoretical-methodological paradigma of the research, and counted on the contributions of A. R. Luria, A. N. Leontiev and other Russian researchers who understood education as a social science. The results revealed that the literacy work with students with intelectual disabilities is possible because They have the capacity to learn the contente of the written language, just like other children with out disabilities, as long as they are of fered diferente learning paths and diferente resources. There fore, in view of the daily challenges faced by the specialist teacher to promote the inclusion of children with intellectual disabilities in school, she has been offering the child access to different strategies for reflection on written language, such as the Alphabet Writing System - SEA, which enables the child to have contact with the world of writing, and because of that, the student has been showing significant advances in/in their learning.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAtendimento educacional especializadoDeficiência intelectualApropriação de escrita alfabéticaAprendizagem siginificativaAtendimento educacional especializado : possíveis contribuições para aprendizagem e apropriação da escrita alfabética por estudantes com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rozeli de Farias.pdfDISSERTAÇÃO Rozeli de Farias.pdfapplication/pdf8073670https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47300/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rozeli%20de%20Farias.pdf119955976d90eb2a3f09f7497cf5f514MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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